RIO aposta em mestrado profissional para desenvolvimento dos motores do futuro

Programa em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) forma primeira turma do mestrado profissional e prepara equipe para pesquisas em novos combustíveis, processos e materiais

A RIO – Riosulense está investindo em um Programa de Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), para fortalecer sua capacidade de pesquisa e inovação e avançar no desenvolvimento dos motores do futuro.

Segundo o Gerente Técnico da empresa, Clebson Atilio Ferreira, idealizador do projeto, a inovação depende de profissionais capacitados e de conhecimento técnico sólido. Ele destaca que, para gerar pesquisa, é essencial formar pesquisadores.

Leia também:

A primeira turma, concluída em dezembro de 2025, formou nove engenheiros com foco em Engenharia Mecânica. Parte das disciplinas foi realizada on-line e outra parte presencial, com utilização dos próprios laboratórios da RIO para o desenvolvimento das pesquisas. A empresa também ofereceu bolsa de estudos de 70% da mensalidade aos participantes. A próxima turma está prevista para iniciar no começo de 2027.

Ferreira ressalta que a escolha da UCS foi determinante para o êxito do programa, destacando a infraestrutura de laboratórios, o corpo docente qualificado e a forte conexão da instituição com o setor industrial. Para ele, essa proximidade com a realidade das empresas contribui diretamente para o desenvolvimento de soluções aplicáveis a diferentes segmentos.

No campo das pesquisas, o futuro dos motores se tornou o eixo central dos estudos, com foco em como biocombustíveis — como biodiesel e biometano — e o hidrogênio devem transformar o design e o funcionamento dos motores. Nesse contexto, o Coordenador de Engenharia, Marcelo Hausmann, enfatiza que o curso foi essencial para integrar rigor acadêmico e prática industrial. Sua pesquisa abordou desafios de manufatura, especialmente na usinagem de camisas de cilindro, área que tende a se tornar ainda mais complexa diante das exigências dos motores de nova geração.

Já Eliasar Martins Bernardo, Supervisor de Engenharia de Processos, dedicou-se ao estudo de fundição de aços. Seu trabalho investigou ligas capazes de reduzir defeitos internos e melhorar propriedades mecânicas e metalúrgicas, contribuindo para motores mais leves e eficientes.

Ferreira ressalta que o conhecimento gerado pela primeira turma já permite à RIO submeter projetos a linhas de fomento e pesquisa de forma mais estruturada. Além disso, os engenheiros estão preparando artigos técnicos para publicação em congressos e revistas especializadas. 

Veja também:

Ford forma primeira turma do programa <Enter> na Bahia e amplia capacitação em tecnologia

A Ford realizou a formatura da primeira turma baiana do Ford <Enter>, programa gratuito de capacitação em tecnologia voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia, realizada no Centro de Eventos do SENAI CIMATEC, celebrou os 150 alunos concluintes e destacou a demanda crescente por profissionais qualificados no setor.

Ford
Ford celebra 150 formandos na Bahia e anuncia expansão até 2026

Pamela Paiffer, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Ford América do Sul, ressaltou que 98% das empresas enfrentam dificuldades para contratar especialistas em tecnologia, segundo pesquisa da Ford com o Datafolha, reforçando o papel do programa como ponte entre talentos e empregabilidade.

Representantes do SENAI CIMATEC, Rede Cidadã e Rede Ford enfatizaram a importância da parceria para a expansão do projeto. Murilo Plínio, gerente de IA e Sistemas Especialistas do SENAI CIMATEC, afirmou que a iniciativa deve atender mais 370 alunos até 2026. Antonio Jorge, presidente do Grupo Indiana, destacou o impacto da formação profissional como vetor de oportunidades. Já Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul, reforçou que a conclusão do curso marca o início da trajetória dos novos profissionais em um mercado em constante expansão.

Criado pela Ford e pela Ford Philanthropy, o Ford <Enter> já formou mais de 1.000 alunos no Brasil desde 2023 e foi expandido para Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Além de cursos de Front-End e Back-End, o programa oferece aulas de lógica, habilidades comportamentais, mentoria, apoio social, auxílio financeiro e suporte à empregabilidade via Rede Cidadã. Os alunos também podem estudar inglês e concorrer a bolsas de intercâmbio pela ONG Soul Bilíngue — oportunidade destacada por Rafael Carvalho, ex-aluno e bolsista, que relatou a transformação proporcionada pela iniciativa.

➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInTikTokInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast

- PUBLICIDADE -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui