Os caminhões de bombeiros ocupam um lugar especial no imaginário coletivo. São veículos destinados a missões vitais, como o salvamento de vidas e o combate a desastres naturais. Ao contrário dos caminhões convencionais utilizados em atividades como agronegócio, mineração ou construção, os veículos de emergência precisam reunir robustez, velocidade e alta capacidade de transporte — tanto de equipamentos quanto de pessoal. E é nesse contexto que a Mercedes-Benz apresenta seus modelos especiais na edição 2025 da RETTmobil, uma das principais feiras internacionais de resgate e resposta a emergências, realizada de 14 a 16 de maio em Fulda, na Alemanha.
A Mercedes-Benz Special Trucks preparou duas soluções de peso para os bombeiros: o lendário Unimog U 5023, em versão caminhão-tanque de bombeiros, e o Mercedes-Benz Atego HLF 10, veículo multifuncional para combate a incêndios e assistência técnica. Ambos foram projetados para operar em condições extremas, desde enchentes até incêndios florestais de difícil acesso.
Unimog U 5023: feito para o improvável
Projetado para missões em terrenos severos, o Unimog U 5023 é um verdadeiro símbolo da capacidade off-road da Mercedes-Benz. Com motor de 231 cv, tração integral selecionável e eixos tipo portal, este caminhão-tanque de bombeiros impressiona pela capacidade de transpor obstáculos e chegar onde outros veículos não chegam.
Sua distância do solo de mais de 50 cm e capacidade de travessia de até 1,2 metro o tornam indicado para situações de alagamento e acesso remoto. A articulação diagonal de até 30 graus do chassi e os eixos tubulares garantem que o caminhão mantenha a estabilidade em terrenos irregulares, mesmo carregado com até 14,5 toneladas de peso bruto total.

A redução off-road e o sistema de regulação de pressão dos pneus permitem que o veículo se adapte instantaneamente ao tipo de solo, garantindo tração máxima em qualquer situação — da terra ao asfalto, onde pode atingir até 89 km/h.
O modelo apresentado na feira está equipado com superestrutura Schlingmann construída em aço inoxidável, que oferece resistência à torção e proteção contra corrosão. O sistema duplo de três pontos de fixação da carroceria ao chassi permite a flexibilidade necessária para enfrentar solos acidentados com segurança.
Com capacidade para transportar até 4.000 litros de água, o caminhão conta com uma bomba centrífuga Schlingmann S2000 tipo FPN 10-2000, acionada por botões compatíveis com luvas, e um canhão d’água no teto. A iluminação por LED nos compartimentos e ao redor do veículo facilita as operações noturnas, enquanto compartimentos laterais e caixas no teto oferecem espaço de sobra para equipamentos.
Atego HLF 10: versatilidade urbana e rural
Voltado principalmente para os corpos de bombeiros urbanos, o Mercedes-Benz Atego HLF 10 é um veículo multifuncional construído sobre o chassi Atego, com motor de 299 cv (220 kW), tração 4×4 e redução off-road. Atende às normas DIN 14502 e DIN 14530-26 e é equipado com superestrutura da especialista Rosenbauer.

Com cabine dupla para até nove ocupantes (8+1), o HLF 10 combina agilidade com funcionalidade. O bloqueio longitudinal sincroniza os eixos dianteiro e traseiro para enfrentar terrenos difíceis, enquanto os diferenciais bloqueantes evitam que as rodas patinem em solo escorregadio.
O conceito de superestrutura AT (Advanced Technology) da Rosenbauer foca em modularidade e espaço interno, permitindo transporte de equipamentos variados para diferentes tipos de operação. Um destaque é o sistema de bomba centrífuga FPN 10-3000, capaz de fornecer água e espuma para combate a incêndios, tudo gerenciado por meio do Sistema de Controle Lógico da marca austríaca.