Picape média premium pode ser um sonho de consumo para muitos brasileiros, mas também um desafio para o bolso. Com preços acima de R$ 450 mil, esses veículos oferecem muito espaço, conforto, tecnologia e potência, mas também exigem cuidado com o consumo e a manutenção, com o custo das peças pareados ao dólar. O segmento de picape média conta com muitas opções, mas, neste padrão de sofisticação, há somente a Ram 1500 e Ford F-150, ambas importadas dos EUA.
Neste cenário, duas picapes se destacam: a Ford F-150, recém-lançada no Brasil, e a Ram 1500, que chegou ao país no final de 2022. Qual delas é a melhor opção para quem quer se aventurar no segmento das picapes premiums?
No seu primeiro mês completo, a Ford F-150 teve 249 unidades emplacadas contra 204 da Ram 1500.
Design premium
As duas picapes têm um visual imponente e robusto, que chama a atenção por onde passam. A Ford F-150 conta com tem uma grade dianteira preta na versão Lariat e cromada na versão Premium, com o nome Ford em destaque, faróis de led com luzes diurnas em formato de C, para-choques metálicos e rodas de liga leve de 20 polegadas.
A Ram 1500 tem uma grade dianteira preta com o nome Ram em letras grandes (nas versões Rebel e Limited Night) e cromada na Limited, faróis full-led com luzes diurnas em formato de U, para-choques plásticos e rodas de liga leve de 18 polegadas na Rebel, e 22 polegadas nas duas Limited. As duas picapes têm caçamba com capacidade para cerca de 800 litros e tampa com abertura elétrica.
Em termos de dimensões, as duas picapes são muito parecidas. A Ford F-150 mede 5,89 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,96 metro de altura e 3,68 metros de entre-eixos. A Ram 1500 Rebel mede 5,91 metros de comprimento, 2,08 metros de largura, 1,97 metro de altura e 3,67 metros de entre-eixos.
Em termos de peso, a Ford F-150 tem um peso bruto total (PBT) de 3.175 kg, enquanto a Ram 1500 Rebel leva um certa vantagem, com PBT de 3.500 kg. Ambas podem ser conduzidas com a CNH categoria B.
Interior sofisticado
Por dentro, as duas picapes oferecem um ambiente sofisticado e espaçoso, com materiais de qualidade e acabamento caprichado.
A Ford F-150 tem bancos revestidos em couro marrom com ajustes elétricos e memória para o motorista, painel digital configurável de 12 polegadas, central multimídia SYNC4 também de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico elétrico e carregador sem fio para celular.
A Ram 1500 tem bancos revestidos em couro preto com ajustes elétricos para o motorista, painel analógico com tela colorida de 7 polegadas no centro, central multimídia Uconnect também de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay com fio, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico elétrico e carregador sem fio para celular.
Avaliação: A FORD MAVERICK COMO OPÇÃO DE PICAPE EXECUTIVA EM FROTAS CORPORATIVAS
As duas picapes também contam com vários itens de conveniência e segurança, como chave presencial com partida por botão, câmera 360 graus com visão da caçamba e do engate do reboque, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e controle adaptativo de carga.
A Ford F-150 ainda tem como diferencial o assistente de condução semi-autônoma Co-Pilot360. Decerto, o sistema permite ao motorista soltar as mãos do volante em algumas situações.
Desempenho esportivo
Sob o capô, as duas picapes têm motores V8 movidos a gasolina que entregam muita força e torque. A Ford F-150 tem um motor V8 5.0 Coyote que gera 405 cv de potência e 539 Nm de torque. Ele é acoplado a um câmbio automático de 10 marchas e a um sistema de tração 4×4 com seletor eletrônico e reduzida.
A Ram 1500 tem um motor V8 5.7 Hemi que gera 400 cv de potência e 556 Nm de torque. Ele é acoplado a um câmbio automático de oito marchas e a um sistema de tração 4×4 com seletor eletrônico e reduzida.
As duas picapes têm desempenhos semelhantes. A Ford F-150 acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 180 km/h. A Ram 1500 acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,7 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 174 km/h.
Em termos de consumo, as duas picapes são bastante gastonas, como era de se esperar. Segundo o Inmetro, a Ford F-150 faz 5,8 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada, com um consumo energético de 2,83 MJ/km. A Ram 1500 Rebel faz 5,9 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada, com um consumo energético de 2,81 MJ/km.
Preço do luxo
As duas picapes têm preços elevados devido a carga tributária que, além dos quase 50% comuns aos veículos fabricados no Brasil, incluem o imposto de importação de 35%. Além disso, há os impostos diretos, comuns aos veículos produzidos no país são entre 7% e 25% de IPI, entre 17% e 19% de ICMS e 11,6% de PIS/Cofins. A lista de imposta indiretos é longa, pois envolve produção da matérias-primas, fornecedores, transportes, imóveis, distribuição etc. Certamente, a maior parte do valor pago vai para o governo.
A Ford F-150 tem duas versões disponíveis da picape média no Brasil: a Lariat, com pegada mais esportiva, que custa R$ 479.990; e a Platinum, a topo de linha, que custa R$ 519.990. A Ram 1500 conta com três versões: Rebel custa R$ 469.990; a Limited custa R$ 529.990; e a Limited Light Edition, R$ 539.990.
Conclusão
As duas picapes são excelentes opções para quem busca uma picape média de alto padrão. Ademais, tirando as questões do preço e consumo, a escolha pode ser por preferência de marca, design, rede de concessionários e características que as diferenciam.
A Ford F-150 se destaca pelo painel digital configurável e pelo assistente de condução semi-autônoma.
Enfim, a Ram 1500, nas versões Limited, se destaca pela suspensão a ar Active-Level com 5 modos: Entry/Exit, Aero Mode, Normal Ride, Off Road 1 e Off Road 2, que permite ajustar a altura do veículo, pelo sistema de som Harman Kardon e pelo menor consumo.
Por fim, e você, qual picape média você prefere? Então, deixe sua opinião nos comentários!
[…] Leia também: RAM 1500 OU FORD F-150: QUAL É A MELHOR PICAPE MÉDIA PREMIUM? […]
Que descoberta incrível! Este post oferece uma visão
detalhada e esclarecedora sobre o assunto. Parabéns pela
qualidade excepcional do conteúdo, é verdadeiramente
inspirador. Continuem fornecendo informações valiosas e
envolventes como esta.
gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
website, verygood content. i will follow you 🙂