quarta-feira, dezembro 11, 2024

PACCAR e Cummins se unem para lançar motor a gás   

A PACCAR, gestora de marcas como DAF, Kenworth, Peterbilt, entre outras, anunciou uma parceria estratégica com a Cummins Inc. para introduzir o novo motor a gás natural Cummins X15N em seus renomados caminhões Kenworth e Peterbilt. Este motor inovador é o primeiro de seu tipo nos Estados Unidos, projetado especificamente para aplicações em caminhões pesados, oferecendo até 500 cavalos de potência. 

E no Brasil? A Scania e Iveco já vendem caminhões com motor movido a gás no Brasil, não tão multi-combustível com o Cummins X15N. A DAF Caminhões Brasil, do Grupo PACCAR, tem uma grande carta na manda com o futuro bem próximo do crescimento de caminhões movidos a gás no Brasil. As empresas PACCAR e Cummins não falaram que vão lançar este motor no Brasil, mas, pelo potencial, podemos imaginar que vão em um futuro não distante.

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 O X15N não só se destaca pela sua capacidade, mas também pela integração com o sistema de entrega de combustível Cummins Clean Fuel Technologies, uma solução que promete ser uma alternativa sustentável e econômica. “A PACCAR pode ajudar os clientes a chegarem aos seus objetivos de descarbonização, oferecendo soluções de energia sustentáveis e acessíveis que utilizam tecnologia de motor comprovada e infraestrutura existente”, afirmou John Rich, diretor de tecnologia da PACCAR. 

A parceria inclui uma demonstração, realizada em conjunto com clientes como FedEx Freight e Knight-Swift, para exibir o potencial do motor X15N em reduzir as emissões de carbono em operações de transporte de longa distância. “O X15N é essencial para o nosso compromisso de ajudar os clientes a atingirem emissões líquidas zero de gases de efeito estufa e melhorar o NOx”, explicou Srikanth Padmanabhan, vice-presidente e presidente de negócios da Cummins Engine. Ele ressaltou que o novo motor não apenas reduzirá o custo da adoção de tecnologias de baixas emissões para frotas, mas também trará confiança aos clientes, apoiado por mais de três décadas de experiência da Cummins com gás natural. 

O motor X15N também é capaz de operar com gás natural renovável (RNG) ou biometano, permitindo reduções significativas nas emissões de gases de efeito estufa. Dependendo da fonte biológica e da matéria-prima residual usada, as reduções podem variar de 90% até atingir a neutralidade de carbono, ou mesmo se tornar carbono negativo. 

motor a gás
Ficha técnica

Outro destaque do X15N é a sua conformidade com os padrões EPA e CARB 2024 para níveis de NOx, oferecendo um desempenho com um pico de torque de 3.156 Nm. Quando combinado com as transmissões HD e XD da Eaton Cummins Automated Transmission Technologies, o motor promete um desempenho superior. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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