quinta-feira, julho 4, 2024
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Ônibus elétricos Mercedes-Benz com bateria de ultra-alta energia para São Paulo

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O Ônibus elétricos Mercedes-Benz com bateria de ultra-alta energia para São Paulo marca uma nova fase da eletromobilidade urbana de passageiros. A fabricante entrega das primeiras 50 unidades do eO500U, seu chassi de ônibus urbano elétrico a baterias, para as empresas Metrópole Paulista, MobiBrasil e Sambaíba, operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo.

A Viação Metrópole Paulista, a maior frota de ônibus da cidade de São Paulo com mais de 1.000 veículos, receberá um lote de 40 ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U. Roberto Abreu, vice-presidente da empresa, enfatizou o compromisso com a renovação da frota e a proteção ambiental: “O investimento em renovação de frota é uma importante premissa da nossa empresa e, agora, substituiremos veículos mais antigos pelos elétricos, seguindo a Lei Municipal de Mudanças Climáticas, dando nossa contribuição para a descarbonização e a proteção ambiental.”

O chassi de ônibus elétrico eO500U está sendo produzido na planta da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.

O eO500U oferece uma autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil, e possui a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento. O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, permitindo uma recarga completa em até três horas. Além disso, proporciona uma condução suave, confortável e silenciosa para motoristas e passageiros.

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Sistema de baterias ultra-alta energia

Ônibus elétricos Mercedes-Benz com bateria de ultra-alta energia para São Paulo
Sistema de bateria Ultra-alta energia produzida pela BorgWarner no Brasil

O eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira. Ele passou por extensos testes de desempenho no Brasil e na Alemanha. Além disso, o chassi de ônibus elétrico já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame — Baixo Carbono.

A nacionalização de componentes por fornecedores foi vital para o padrão que a Mercedes-Benz conseguiu para o seu ônibus elétricos. Entre eles, o de maior relevância foi a BorgWarner. A empresa desenvolveu o sistema de bateria ultra-alta energia (UHE) e o produz na fábrica de Piracicaba (SP).

O sistema de bateria UHE é um dos produtos mais inovadores da BorgWarner. Ele oferece maior densidade de energia, consequentemente, maior autonomia para os veículos elétricos. Ademais, cada módulo pesa cerca de 500 kg e mede 1,80 m x 70 cm.

“Esse modelo possui alta densidade energética, ou seja, tem uma grande capacidade de armazenamento de energia por quilograma. Por fim, o componente íntegra com os seus complementos: o BMS (sistema de gerenciamento da bateria), o Junction box (módulos de conexão entre as baterias), o DCCU (unidade de recarga de corrente direta) e o EDCU (unidade eletrônica de controle)”, conta Marcelo Rezende, diretor para Sistemas de Baterias da BorgWarner no Brasil.

Ônibus elétricos Mercedes-Benz com bateria de ultra-alta energia para São Paulo
Fabet-SP

Marcos Villela | LinkedIn

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