quarta-feira, dezembro 11, 2024

O amor por princípio, A Ordem Por Base e Progresso Por Fim

Ricardo Cury, internacionalista, palestrante, professor de meditação e fundador da ABRA – Academia Brasileira de Autoconhecimento. Aborda com maestria o resgate da frase original e nossa real vocação como povo e o amor por princípio.

O amor está prestes a ganhar um novo espaço no coração e na identidade nacional do Brasil com o lançamento do livro Amor, Ordem e Progresso, resultado de um profundo trabalho coletivo do internacionalista Ricardo Cury. A obra propõe uma reflexão sobre a ressignificação do amor na bandeira nacional, que atualmente exibe apenas as palavras ‘Ordem e Progresso’. Ela se enraíza no respeito aos nossos ancestrais e no resgate dessa vocação amorosa que nos diferencia como nação. Além disso, uma frase que está no Hino Nacional Brasileiro reforça essa linha de pensamento: “Brasil, de amor eterno seja símbolo”.

Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News

O autor ressalta duas questões fundamentais sobre o livro: ele é totalmente apartidário e não está ligado a qualquer religião.

Poucos sabem, porém, que a frase original de Auguste Comte, citada no título, foi o ponto de partida para a bandeira. No entanto, durante o processo de transição para a república, o elemento fundamental do amor foi omitido. Resultando assim, em uma bandeira que, embora simbolicamente forte, pode ser vista como incompleta sem a inclusão desse princípio essencial.

Amor na Bandeira

“Amor, Ordem e Progresso” se soma ao movimento “Amor na Bandeira” criado em 2021, que visa oficialmente incluir a palavra “amor” na bandeira do Brasil. Reafirmando o compromisso com a frase contida no hino nacional. E com esse ato simbólico promover uma cultura de paz, empatia e solidariedade, e chegar à Ordem e ao Progresso como consequência.

A saber, a logística toda do movimento é coordenada por Ricardo, que traz consigo uma bagagem rica em experiências, sendo também o fundador da ABRA – Academia Brasileira de Autoconhecimento. Cury acredita que “a ancestralidade – um legado composto por história, hábitos, língua e espiritualidade – é a base da nossa identidade cultural. E são esses princípios, juntamente com nossas experiências, que moldarão as bases culturais que deixaremos para as próximas gerações.”

Ideias republicanas

Em outros períodos da história, pensadores e artistas sugeriram – em vão – acrescentar a palavra “amor” à sentença. Essa exclusão levanta questões sobre a verdadeira essência dos ideais republicanos e a necessidade de um compromisso mais profundo com valores humanísticos na construção da nova nação. Segundo Cury “não há ordem que faça sentido sem amor e não é possível progresso com base numa ordem que vem da violência”. E completa: “talvez nada retrate tão bem o que significa a exclusão da palavra amor da bandeira brasileira quanto o processo histórico de exclusão dos povos originários na formação do Brasil.”

Com o lançamento do livro, o autor deseja inspirar uma nova onda de amor e reflexão, onde a inclusão da palavra “amor” na bandeira se torne um símbolo de esperança e transformação social; como também tem o intuito de inspirar a sociedade com o desejo de construir uma identidade nacional que abarque a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro, ressaltando como a cultura popular brasileira sempre esteve à frente do seu tempo. Além disso, o livro é mais do que uma simples obra literária; é um convite a todos os brasileiros para repensarem suas relações consigo mesmos, com os outros e com a pátria, promovendo um Brasil mais unido e amoroso.

Profissionais de diversas áreas

Ricardo conduziu uma série de entrevistas com profissionais de diversas áreas, como economia e agricultura, explorou a temática do amor, que permeia suas experiências e relações, e em cada conversa, descobriu como essa emoção essencial se manifesta não apenas nas interações pessoais, mas também nas dinâmicas profissionais e nas decisões cotidianas. Assim, conseguiu revelar um panorama enriquecedor onde o amor se entrelaça com o trabalho e a vida, mostrando que, independentemente da área de atuação, essa força motriz é fundamental para o desenvolvimento humano e social nesta obra.

Não por acaso, o lançamento ocorrerá no dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, no espaço a Flora, Rua Cônego Eugênio Leite, 840 – Pinheiros, a partir das 19h30.

Ficha Técnica 

Título: AMOR, Ordem e Progresso – Do lema original ao propósito espiritual do Brasil 

Organizador: Ricardo Cury 

Editora: Bambual 

R$ 62,00 e R$ 46,50 na pré-venda pelo site da editora 

Págs.: 240 

Valor de capa:  RS 62,00 

Link para venda: https://bambualeditora.com.br/p/amor-ordem-e-progresso/ 

ISBN: 978-65-89138-68-6  

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui