sábado, abril 26, 2025

O agro e o Brasil: Uma conexão vital

“Nessa terra em se plantando, tudo dá”, foi escrito por Pero Vaz de Caminha em sua célebre carta ao rei de Portugal. Logo que chegou aqui no Brasil, demonstrando claramente, em uma simples frase, a vasta riqueza brasileira.  E o tempo deu razão ao autor português, corroborando sua primeira impressão sobre a terra de Vera Cruz como de fato um solo fértil e gentil. Que após séculos à chegada da expedição de Pedro Álvares Cabral, tem sido alçada a posição de celeiro do mundo.

Tal posição se dá pelo solo sagrado de nosso solo fértil de nossa terra que possui praias paradisíacas, a fauna mais diversa e a flora mais rica do mundo. Além do Cerrado e claro, da Amazônia, tudo isso eternizado em nosso cancioneiro popular que celebra a vida no campo. A importância da agricultura e do trabalho do lavrador, além de evocar sentimentos de gratidão e amor pela terra. Toda a soma desses fatores torna o Brasil um lugar singular, colocando-o em posições líderes em diferentes setores, como por exemplo, no agronegócio.

Líder de mercado

O Brasil sendo o quinto país do mundo em área cultivada, tendo cerca de 7,6% do seu território utilizado para agricultura. Possui uma terra diversa e clima favoráveis, além da topografia colocando o país em uma posição de destaque no cenário global. Sendo o maior exportador mundial de commodities como soja, açúcar, café e suco de laranja, e o maior exportador de carne bovina e frango. Essa liderança dá ao Brasil uma grande influência geopolítica no mercado global, uma vez que há uma crescente demanda por alimentos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O Brasil tem garantida a segurança alimentar mundial, especialmente em tempos de crises econômicas.

Leia também:

Pegue o próximo desvio; soja a caminho da China  

Mercedes-Benz e Grunner ganham o Truck Innovation Award Latin America 2025 

Lançamento: Edição 48 da revista Frota News Digital com especial Panorama da Indústria de Transporte

A agricultura brasileira é reconhecida por sua alta competitividade, com produção excedente e conquista de novos mercados. Em 2022, por exemplo, o agronegócio representou 24,8% do PIB do Brasil. De acordo com dados calculados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Ademais o agro brasileiro tem melhorado a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros, uma vez que tem sido um pilar importante na geração de empregos no Brasil, pois de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). Além do impacto econômico, o setor agropecuário tem gerado uma impressionante quantidade de empregos, com aproximadamente 19 milhões de pessoas envolvidas de alguma forma com o agronegócio. Outro ponto importante, é que o setor é responsável por grande parte do abastecimento da despensa dos brasileiros. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) indicam que cerca de 70% dos alimentos na mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar, um importante motor de inclusão social e preservação da cultura e tradições locais.

O papel dos motoristas profissionais no agronegócio

Para a eficiência da logística deste setor vital para o Brasil, temos como destaque os motoristas profissionais. Aliás, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mais de 60% da carga transportada no Brasil é feita por caminhões. Como em todos os outros países do mundo, refletindo a total dependência que as cidades têm do transporte rodoviário. Por isso, é fundamental a eficiência e segurança para garantir que o transporte da safra colhida, dos animais, insumos e mercadorias abasteçam as gôndolas dos mercados e, por consequência, o lar dos brasileiros.

Assista o Canal FrotaCast:

O trabalho desenvolvido por estes profissionais contribui para uma parcela do PIB brasileiro, pois eles movimentam a economia local e a nacional em uma cadeia que envolve desde os agricultores, fornecedores e comerciantes até chegar aos consumidores finais. Para isso, os motoristas enfrentam diversos desafios como as condições das estradas, a segurança no trânsito e o impacto das longas jornadas de trabalho. Nesse contexto, é de suma importância que o governo e a sociedade reconheçam e apoiem esses profissionais. E que políticas públicas voltadas para o investimento em infraestrutura rodoviária, melhores condições de trabalho e segurança dos motoristas sejam feitas para garantir o futuro promissor do agro brasileiro.

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não representam, necessariamente, a visão deste veículo.

- Publicidade -
Bruna de Mello
Bruna de Mellohttps://www.frotanews.com.br
Bruna de Mello, é uma profissional da área de educação que ao longo dos anos vem se dedicando ao estudo de política, comportamento e economia. Tem sólida experiência na análise de dados da mobilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui