A indústria de implementos rodoviários registrou um crescimento de 9,56% no segmento de pesados (reboque e semirreboques) e queda 15,22% nos leves (sobre chassi). No total, devido aos leves, a queda foi de 1,96% nas vendas de janeiro a novembro de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados da Anfir, associação que representa o setor. Foram comercializadas 137,9 mil unidades, contra 154,7 mil no ano anterior.
Apesar disso, o presidente da Anfir, José Carlos Sprícigo, avaliou que 2023 foi um ano bom para os negócios para reboques e semirreboques, e projetou uma recuperação para 2024. Ele estimou que o setor deve fechar o ano com 150 mil unidades vendidas, sendo 90 mil de produtos pesados e 60 mil de leves.
Fabet-SP abre inscrições para 1ª edição do curso Gestão em Segurança de Transporte de 2024
Attivi Integral
A Marcopolo anunciou um investimento de R$ 50 milhões na produção do Attivi Integral, seu primeiro ônibus 100% elétrico com carroceria e chassi próprios, na unidade de São Mateus (ES). O aporte resultará em um aumento na capacidade de produção diária de 16 para 26 ônibus e um acréscimo de 20% no quadro de funcionários. As primeiras entregas do Attivi Integral estão previstas para setembro de 2024, com a produção total atingindo 130 unidades até o final do próximo ano. A Marcopolo planeja demonstrações do modelo em diversas cidades do país. O CEO, André Armaganijan, ressaltou a escolha estratégica da localização no Espírito Santo para atender a demanda nacional e internacional.
Brasil-Colômbia
A Rodofort e Guerra, fabricantes de implementos rodoviários, planejam uma expansão no mercado colombiano, impulsionadas pela sinergia de seus produtos com a demanda local. Após participarem da Rodada de Negócios ANFIR e Apex Brasil em Bogotá, a empresa reforça seu compromisso com a Colômbia, um dos principais destinos para seus produtos. A estratégia visa não apenas oportunidades imediatas.“Estamos olhando para oportunidades de negócios de médio e longo prazos com a Colômbia”, diz Rogerson Gemelli, gerente de Vendas da Rodofort e Guerra
Fetranslog 2023: a feira que mostrou as novidades do transporte e logística
VW Meteor híbrido
O Mission Zero VW Meteor, caminhão de corrida com tecnologia de Nióbio, encerra a temporada 2023 da Copa Truck em Interlagos em busca do título na categoria PRO. Desenvolvido pela parceria entre Volkswagen, CBMM e outros, o veículo híbrido destaca-se pelo sistema de trem de força inovador e eficiente, combinando motores elétricos e a diesel. O Nióbio desempenha papel crucial na leveza e eficiência. Alunos do Senai contribuem com soluções inovadoras, e a equipe, liderada por Felipe Giaffone, espera coroar a temporada com sucesso, reforçando o compromisso com inovação e sustentabilidade.
RNTRC
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está em processo de Revalidação Ordinária do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Ademais, é uma medida imperativa para garantir a continuidade das operações no transporte de cargas. Esta iniciativa, por certo, abrange tanto os Transportadores Autônomos de Carga (TAC) quanto as Empresas de Transporte de Cargas (ETC) e as Cooperativas de Transporte de Cargas (CTC). A Revalidação Ordinária, regida pela Resolução ANTT nº 5.982, além disso, é essencial para manter o cadastro atualizado e seguro. O processo, regulamentado pela Portaria SUROC Nº 220, é, certamente, automatizado. Sobretudo, para transportadores com pendências devem realizar a “Revalidação Ordinária” no sistema RNTRC para regularizar seu status e garantir conformidade com os requisitos. A participação ativa dos transportadores, por fim, é fundamental para promover a segurança, transparência e eficiência no setor de transporte rodoviário de cargas.
Nos siga no LinkedIn!