quinta-feira, novembro 21, 2024

Mercedes-Benz Atego: celebrando 25 anos de no transporte de distribuição

No ano de 1998, a Daimler-Benz AG, conhecida na época como tal, apresentou ao mundo o Mercedes-Benz Atego no RAI International Commercial Vehicle Show, em Amsterdã. Hoje, celebra o 25º aniversário deste ícone dos caminhões de distribuição, que desde então molda o cenário automotivo com sua inovação.

O Atego foi lançado com uma proposta ousada: oferecer um novo padrão de rentabilidade e atender às diversas necessidades do segmento de caminhões leves e médios. Com uma massa bruta admissível entre 6,5 t e 15 t, o Atego contava inicialmente com 25 modelos básicos, seis categorias de potência e quatro variantes de cabine. Os motores diesel em linha, de quatro e seis cilindros, proporcionavam uma potência de 122 a 279 cv, atendendo a uma ampla gama de aplicações, sobretudo, vocacionais.

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Desde o início, a Mercedes-Benz visava maximizar a disponibilidade e reduzir os custos operacionais. Com uma quilometragem estendida para 600.000 km e intervalos de manutenção ampliados, o Atego estabeleceu um novo padrão de eficiência.

O design inovador da cabine considerou o conforto e a conveniência dos motoristas, que entram e saem do veículo várias vezes ao dia durante a distribuição de mercadorias. Com quatro variantes de cabine, incluindo opções compactas, para transporte leve de longa distância, o Atego atendia aos diversos requisitos do setor.

Mercedes-Benz Atego
Mercedes-Benz Atego 1317 K de 1998

Em 1998, apenas seis meses após o lançamento, a Daimler-Benz apresentou o “Heavy-Duty Atego” na IAA Commercial Vehicles, ampliando ainda mais as capacidades do veículo. Com um quadro mais alto e motor mais potente, o “Heavy Duty Atego” fechou a lacuna em relação à série de modelos Actros para veículos pesados.

O reconhecimento global veio rapidamente, e o Atego foi laureado como “Caminhão Internacional do Ano 1999”. No entanto, a Mercedes-Benz continuou a investir em melhorias, e em 2004, a primeira remodelação trouxe inovações na transmissão, sistemas de segurança e a introdução da tecnologia BlueTec SCR para atender às normas de emissões Euro 4 e 5.

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O verdadeiro marco na história do Atego ocorreu em 2010 com o lançamento do modelo BlueTEC Hybrid 1222L. Este foi o primeiro caminhão de produção em série com tração híbrida paralela diesel-elétrica. Este veículo inovador, além de ser homologado pela UE, reduziu o consumo de combustível em até 20%, recebendo o prestigioso Prêmio Alemão de Sustentabilidade em 2010.

Em 2013, a segunda geração do Atego foi lançada, incorporando motores altamente eficientes conforme a norma Euro 6. A redução média de cinco por cento no consumo, combinada com melhorias na suspensão da cabine, destacou novamente o compromisso da Mercedes-Benz com a inovação.

Em 2019, a Mercedes-Benz introduziu o serviço Mercedes-Benz Uptime no Atego. A fim de proporcionar informações em tempo real sobre o estado do veículo, reduzindo paradas não planejadas e otimizando os requisitos de manutenção.

À medida que celebramos os 25 anos do Mercedes-Benz Atego, olhamos para o futuro com entusiasmo. Em abril de 2024, o Atego será equipado com os mais recentes sistemas de assistência à segurança. Sobretudo, com o Active Brake Assist 6 e o Active Sideguard Assist 2. Dessa forma, a Daimler Truck reafirma o compromisso contínuo com a segurança e a inovação.

Atego brasileiro

No Brasil, a linha Atego é simplificada em relação a europeia por questões de custos de produção. Além disso, porque temos uma legislação menos exigente nos quesitos segurança. No entanto, o Atego brasileiro reforça-se mais em termos de resistência a buracos e poeira devido ao pavimento mais precário que possui.

A gama Atego “Made in Brazil” começa com o médio Atego 1419. Entre as mais de 10 variantes, chega até o semipesado Atego 3330 8×4. Este é, por fim, para aplicações vocacionais, como betoneira e caçamba, com PBT técnico de 32.700 kg e CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 45.000 kg.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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