A Mercedes-Benz já tem longa experiência em customização de caminhões na Europa. O Mercedes-Benz Custom Tailored Trucks (CTT) já “recriou” mais de 300.000 caminhões em suas unidades de CTT em Wörth, na Alemanha, e em Molsheim, França. A história do CTT já foi contata aqui na Frota News (link abaixo). No Brasil, o Custom Tailored Center (CTC), em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, também conta com a sua história, que vai ganhar novo capítulo.
Será a sua expansão, que inclui um espaço dedicado a veículos elétricos. Segundo Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil, o CTC customizou mais de 15.000 caminhões ao longo de nove anos. “Com a ampliação da área, temos potencial para dobrar a capacidade produtiva, reduzindo o tempo da operação e, consequentemente, atendendo mais rapidamente às demandas dos nossos clientes”, afirma. “Vamos manter nossa equipe preparada para a chegada de novas soluções customizadas, inclusive os elétricos, garantindo assim a qualidade de nossos produtos e a segurança e bem-estar dos colaboradores”.
Leia também:
O centro de customização de caminhões da Mercedes-Benz Trucks
Avery Dennison apresenta envelopamento e personalização de frotas
Lançamento: Edição 48 da revista Frota News Digital com especial Panorama da Indústria de Transporte
Crescimento no atendimento ao mercado interno e externo

Entre agosto de 2015 e outubro de 2024, o CTC customizou mais de 15.000 caminhões, uma média de 1.666 unidades por ano. Desses, cerca de 11.500 foram destinados ao mercado interno e 3.500 exportados, sendo aproximadamente 50% para a América Latina e 50% para outros continentes. Com a expansão da estrutura, a projeção é manter 80% da produção voltada ao mercado nacional, 15% à América Latina e 5% para outros países.
O CTC atende setores como mineração, madeireiro, construção e transporte de bebidas, que lideram as demandas por caminhões customizados. No segmento de ônibus, as maiores solicitações são para micros e articulados. A unidade brasileira segue as boas práticas do CTC da Daimler Truck na França, sendo referência global na customização de veículos da marca.
Conceito One Team em ação
O modelo de negócio da Mercedes-Benz integra diversas áreas, como Marketing, Engenharia, Produção, Logística, Compras, Controlling, Vendas e Peças & Serviços. A sinergia dessas equipes permite atender clientes que necessitam de modificações nos veículos de série para operações específicas.
Com a customização de fábrica, os clientes recebem caminhões e ônibus adaptados às suas necessidades, com suporte especializado, garantia, assistência técnica e financiamento, quando necessário. Além disso, algumas soluções desenvolvidas sob demanda passam a ser incorporadas ao portfólio da marca. Exemplo disso é o Pacote Robustez, inicialmente criado para o Atego, que agora está disponível para outras linhas de caminhões.
Customizações que se destacam
O CTC oferece um amplo portfólio de soluções. Entre os destaques recentes estão:
- Actros Evolution “Estrela Delas”: Caminhão projetado para atender às necessidades das caminhoneiras, incluindo vaso sanitário, ducha higiênica, espelho de segurança, TV e saias laterais.
- Arocs 4051 8×4 madeireiro: Sucessor do Axor madeireiro, totalmente customizado para operações de longas distâncias, com escape vertical, proteções especiais e cabina leito.
- Atego 1719 Full Air: Semipesado com suspensão pneumática nos dois eixos, ideal para o transporte de bebidas em ruas irregulares.
- Arocs 8×4 para mineração: Equipado com proteções especiais, sistema de monitoramento e preparação para sensores de fadiga.
- Kits vocacionais: Incluem soluções para caminhões canavieiros, madeireiros e de construção civil.
- Pacote Robustez: Disponível para toda a linha de caminhões, melhorando resistência e durabilidade.
- Axor com direção autônoma da Grunner: Primeiro Mercedes-Benz com direção semiautônoma em operação regular no Brasil, destinado à colheita de cana-de-açúcar.
- Plataforma de ônibus elétrico: Montagem de kits para encarroçadores acoplarem ao chassi de ônibus urbanos elétricos.
