sexta-feira, junho 20, 2025

Mercedes-Benz amplia centro de customização no Brasil e mira elétricos

A Mercedes-Benz já tem longa experiência em customização de caminhões na Europa. O Mercedes-Benz Custom Tailored Trucks (CTT) já “recriou” mais de 300.000 caminhões em suas unidades de CTT em Wörth, na Alemanha, e em Molsheim, França. A história do CTT já foi contata aqui na Frota News (link abaixo). No Brasil, o Custom Tailored Center (CTC), em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, também conta com a sua história, que vai ganhar novo capítulo.

Será a sua expansão, que inclui um espaço dedicado a veículos elétricos. Segundo Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil, o CTC customizou mais de 15.000 caminhões ao longo de nove anos. “Com a ampliação da área, temos potencial para dobrar a capacidade produtiva, reduzindo o tempo da operação e, consequentemente, atendendo mais rapidamente às demandas dos nossos clientes”, afirma. “Vamos manter nossa equipe preparada para a chegada de novas soluções customizadas, inclusive os elétricos, garantindo assim a qualidade de nossos produtos e a segurança e bem-estar dos colaboradores”.

Leia também:

O centro de customização de caminhões da Mercedes-Benz Trucks

Avery Dennison apresenta envelopamento e personalização de frotas

Lançamento: Edição 48 da revista Frota News Digital com especial Panorama da Indústria de Transporte

Crescimento no atendimento ao mercado interno e externo

centro de customização
O Mercedes-Benz Custom Tailored Truck factory in Molsheim, na França

Entre agosto de 2015 e outubro de 2024, o CTC customizou mais de 15.000 caminhões, uma média de 1.666 unidades por ano. Desses, cerca de 11.500 foram destinados ao mercado interno e 3.500 exportados, sendo aproximadamente 50% para a América Latina e 50% para outros continentes. Com a expansão da estrutura, a projeção é manter 80% da produção voltada ao mercado nacional, 15% à América Latina e 5% para outros países.

O CTC atende setores como mineração, madeireiro, construção e transporte de bebidas, que lideram as demandas por caminhões customizados. No segmento de ônibus, as maiores solicitações são para micros e articulados. A unidade brasileira segue as boas práticas do CTC da Daimler Truck na França, sendo referência global na customização de veículos da marca.

Conceito One Team em ação

O modelo de negócio da Mercedes-Benz integra diversas áreas, como Marketing, Engenharia, Produção, Logística, Compras, Controlling, Vendas e Peças & Serviços. A sinergia dessas equipes permite atender clientes que necessitam de modificações nos veículos de série para operações específicas.

Assista o Canal FrotaCast:

Com a customização de fábrica, os clientes recebem caminhões e ônibus adaptados às suas necessidades, com suporte especializado, garantia, assistência técnica e financiamento, quando necessário. Além disso, algumas soluções desenvolvidas sob demanda passam a ser incorporadas ao portfólio da marca. Exemplo disso é o Pacote Robustez, inicialmente criado para o Atego, que agora está disponível para outras linhas de caminhões.

Customizações que se destacam

O CTC oferece um amplo portfólio de soluções. Entre os destaques recentes estão:

  • Actros Evolution “Estrela Delas”: Caminhão projetado para atender às necessidades das caminhoneiras, incluindo vaso sanitário, ducha higiênica, espelho de segurança, TV e saias laterais.
  • Arocs 4051 8×4 madeireiro: Sucessor do Axor madeireiro, totalmente customizado para operações de longas distâncias, com escape vertical, proteções especiais e cabina leito.
  • Atego 1719 Full Air: Semipesado com suspensão pneumática nos dois eixos, ideal para o transporte de bebidas em ruas irregulares.
  • Arocs 8×4 para mineração: Equipado com proteções especiais, sistema de monitoramento e preparação para sensores de fadiga.
  • Kits vocacionais: Incluem soluções para caminhões canavieiros, madeireiros e de construção civil.
  • Pacote Robustez: Disponível para toda a linha de caminhões, melhorando resistência e durabilidade.
  • Axor com direção autônoma da Grunner: Primeiro Mercedes-Benz com direção semiautônoma em operação regular no Brasil, destinado à colheita de cana-de-açúcar.
  • Plataforma de ônibus elétrico: Montagem de kits para encarroçadores acoplarem ao chassi de ônibus urbanos elétricos.
ITOY
Jornalista Marcos Villela é membro associado desde 2018
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui