Marcas chinesas podem alterar o mercado de picapes no Brasil, segmento é que a mina de ouro para marcas como Fiat, Toyota, Chevrolet, Ford e Mitsubishi. Isso porque duas novidades estão sendo preparadas, uma pela BYD e outra pela Caoa Chery. A primeira quer criar uma picape para o segmento de compactas, surfado atualmente pela líder, Fiat Strada, e pela única concorrente, a VW Saveiro. Já a Caoa quer produzir uma picape média em sua fábrica de Anápolis (GO) para concorrer com as líderes do segmento, Toyota Hilux e Ford Ranger, além de outras 10 que disputam este segmento.
BYD mira o segmento de picapes compactas
A BYD, conhecida por seus avanços em veículos elétricos, confirmou a produção de uma picape compacta no Brasil, com lançamento previsto para 2026. O modelo será fabricado (ou montada com SKD) na planta de Camaçari, na Bahia, e terá versões de cabine simples e dupla. A estratégia da empresa é competir diretamente com a Fiat Strada, líder absoluta no segmento, e outras concorrentes como Chevrolet Montana, Ford Maverick e Renault Oroch.
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Embora detalhes técnicos ainda não tenham sido divulgados, especula-se que a picape possa contar com motorização híbrida flex, alinhando-se à tendência de eletrificação do mercado. A informação foi revelada ao jornalista Jorge Moraes, do portal Uol Carros, pelo vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy.
Caoa Chery aposta em picape média para rivalizar com Hilux e Ranger
Ainda conforme informações do jornalista Jorge Moraes, a Caoa Chery, por sua vez, planeja produzir uma picape média na fábrica de Anápolis, Goiás, com início de produção estimado entre o final de 2025 e o início de 2026. No entanto, vale lembrar que a promessa da fabricação de uma picape não é nova. Há registros sobre esta promessa em veículos de notícias desde 2021.
O foco da picape Chery 4×4 é exatamente o público do agronegócio do Centro-Oeste, região onde está instalada a sua fábrica. O modelo, possivelmente batizado de Chery Himla, será oferecido em versões a diesel e híbrida plug-in, visando competir com líderes de mercado como Toyota Hilux e Ford Ranger. A Chery Himla promete um design robusto e moderno, com interior tecnológico, incluindo central multimídia de 14 polegadas e recursos voltados para o uso off-road.
Impacto no mercado brasileiro
A entrada dessas marcas chinesas no mercado de picapes representa uma mudança significativa no cenário automotivo brasileiro. A BYD, com sua expertise em eletrificação, e a Caoa Chery, com sua capacidade de produção local, trazem novas opções para os consumidores e aumentam a competitividade no segmento.
Analistas do setor apontam que a presença dessas novas picapes pode pressionar as montadoras tradicionais a inovar e oferecer produtos com melhor custo-benefício, além de acelerar a transição para tecnologias mais sustentáveis.
Com lançamentos previstos para os próximos anos, o mercado brasileiro de picapes se prepara para uma nova era, marcada pela diversificação de ofertas e pela chegada de modelos que prometem atender às demandas de um público cada vez mais exigente.