terça-feira, julho 15, 2025

Marcas chinesas preparam ofensiva no rico mercado brasileiro de picapes 

Marcas chinesas podem alterar o mercado de picapes no Brasil, segmento é que a mina de ouro para marcas como Fiat, Toyota, Chevrolet, Ford e Mitsubishi. Isso porque duas novidades estão sendo preparadas, uma pela BYD e outra pela Caoa Chery. A primeira quer criar uma picape para o segmento de compactas, surfado atualmente pela líder, Fiat Strada, e pela única concorrente, a VW Saveiro. Já a Caoa quer produzir uma picape média em sua fábrica de Anápolis (GO) para concorrer com as líderes do segmento, Toyota Hilux e Ford Ranger, além de outras 10 que disputam este segmento. 

BYD mira o segmento de picapes compactas 

A BYD, conhecida por seus avanços em veículos elétricos, confirmou a produção de uma picape compacta no Brasil, com lançamento previsto para 2026. O modelo será fabricado (ou montada com SKD) na planta de Camaçari, na Bahia, e terá versões de cabine simples e dupla. A estratégia da empresa é competir diretamente com a Fiat Strada, líder absoluta no segmento, e outras concorrentes como Chevrolet Montana, Ford Maverick e Renault Oroch. 

Leia também:

Fiat Strada e Toro disparam, mas Hilux resiste na liderança entre médias

GWM vai inaugurar fábrica e lançará Poer: nova rival para Hilux, Ranger e S10

Ford apresenta Ranger Super Duty: a picape feita para o trabalho pesado

Embora detalhes técnicos ainda não tenham sido divulgados, especula-se que a picape possa contar com motorização híbrida flex, alinhando-se à tendência de eletrificação do mercado. A informação foi revelada ao jornalista Jorge Moraes, do portal Uol Carros, pelo vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy. 

Caoa Chery aposta em picape média para rivalizar com Hilux e Ranger 

Ainda conforme informações do jornalista Jorge Moraes, a Caoa Chery, por sua vez, planeja produzir uma picape média na fábrica de Anápolis, Goiás, com início de produção estimado entre o final de 2025 e o início de 2026. No entanto, vale lembrar que a promessa da fabricação de uma picape não é nova. Há registros sobre esta promessa em veículos de notícias desde 2021. 

O foco da picape Chery 4×4 é exatamente o público do agronegócio do Centro-Oeste, região onde está instalada a sua fábrica. O modelo, possivelmente batizado de Chery Himla, será oferecido em versões a diesel e híbrida plug-in, visando competir com líderes de mercado como Toyota Hilux e Ford Ranger. A Chery Himla promete um design robusto e moderno, com interior tecnológico, incluindo central multimídia de 14 polegadas e recursos voltados para o uso off-road. 

Impacto no mercado brasileiro 

A entrada dessas marcas chinesas no mercado de picapes representa uma mudança significativa no cenário automotivo brasileiro. A BYD, com sua expertise em eletrificação, e a Caoa Chery, com sua capacidade de produção local, trazem novas opções para os consumidores e aumentam a competitividade no segmento. 

Analistas do setor apontam que a presença dessas novas picapes pode pressionar as montadoras tradicionais a inovar e oferecer produtos com melhor custo-benefício, além de acelerar a transição para tecnologias mais sustentáveis. 

Com lançamentos previstos para os próximos anos, o mercado brasileiro de picapes se prepara para uma nova era, marcada pela diversificação de ofertas e pela chegada de modelos que prometem atender às demandas de um público cada vez mais exigente. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui