quinta-feira, julho 4, 2024
- Publicidade -

Kothe: um exemplo na inovação em logística sustentável

- Publicidade -

A Kothe S.A, uma operadora logística brasileira, está na vanguarda da transformação para uma logística sustentável com iniciativas, como o sistema de placas solares como uma solução energética limpa e eficiente. Após adotar usinas solares em seus centros de distribuição e nos baús, ela inova mais uma vez.

O sistema de placa solar chega aos cavalos mecânicos da frota da empresa. É um exemplo brilhante de como a tecnologia pode ser utilizada para impulsionar a eficiência energética e a sustentabilidade no setor logístico. Ao carregar as baterias do veículo e do refrigerador (com placas no baú), bem como acessórios essenciais como rastreadores, câmeras e geladeiras, a Kothe demonstra que adota iniciativas exemplares para maior eficiência energética.

Os benefícios são claros e mensuráveis: redução no consumo de combustível, o que não apenas diminui os custos operacionais, mas também reduz a pegada de carbono da empresa. A segurança da frota é aumentada com o uso de rastreadores e câmeras, garantindo uma operação mais segura e controlada. A eliminação da necessidade de “chupeta” — o processo de iniciar um veículo com a ajuda de outro – e a redução no número de revisões necessárias, destacam a confiabilidade e a eficiência do sistema.

Leia também:

Série Especial Night Edition marca os 5 anos da Geração Titanium de implementos rodoviários da Noma do Brasil

Além disso, o monitoramento das emissões de CO₂ é uma ferramenta valiosa para a Kothe, permitindo que a empresa mantenha um registro preciso de seu impacto ambiental e trabalhe proativamente para reduzi-lo ainda mais. Isso não apenas fortalece a imagem da Kothe como uma empresa consciente e sustentável, mas também serve como um modelo para outras empresas do setor.

Fundada por João Kothe, um empreendedor visionário, em 1970 na cidade de Concórdia, Santa Catarina, a empresa desde então tem sido um farol de inovação e excelência no setor.

Inicialmente, a Kothe começou com uma modesta frota de caminhões, oferecendo serviços de transporte rodoviário de cargas. Com o tempo, a empresa expandiu suas operações, diversificando seus serviços para incluir soluções de armazenagem, como depósitos e centros de distribuição, além de serviços especializados, como transporte de cargas refrigeradas, perigosas e de grande porte.

Em 2016, a Kothe mudou sua matriz para Jundiaí–SP para ficar localizada em uma região mais central. Por certo, em razão da diversidade de clientes distribuídos pelo país. Com um olhar para o transporte e armazenagem de mercadorias, a Kothe não apenas expandiu suas operações ao longo dos anos, mas também diversificou seus serviços para atender às necessidades variadas do mercado. A empresa possui uma frota robusta de caminhões, garantindo o transporte com uma ampla gama de veículos e implementos rodoviários, desde refrigerados para o transporte de alimentos perecíveis até materiais industriais e eletrônicos, atendendo a diferentes segmentos da economia.

Kothe
Estrutura da Kothe informada no site da empresa

Além do transporte, a Kothe oferece soluções de armazenagem estratégica. Ademais, com depósitos e centros de distribuição gerenciados com tecnologias atualizadas, permitindo aos clientes estocarem suas mercadorias com segurança. A gestão desses espaços é feita com logística integrada, coordenando todo o fluxo de materiais. Certamente, com informações ao longo da cadeia de suprimentos, incluindo serviços essenciais como gerenciamento de estoque, distribuição eficaz, crossdocking inteligente e rastreamento preciso de cargas.

Conheça o triciclo para logística urbana

TRICICLO PIAGGIO APÉ CARGO É NOVA SOLUÇÃO PARA ENTREGAS URBANAS

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui