Apesar da Iveco Bus ainda não oferecer, comercialmente, uma linha de ônibus movidos a energia renováveis no Brasil, ela tem demonstrado todo o seu potencial. Nesta semana, houve a estreia do novo Crossway Elec, o segundo modelo da linha de ônibus elétrico da marca na Europa. Na última Lat.Bus, realizada em São Paulo, a empresa já mostrou o modelo movido a biometano, o Bus 17-210 G, e o protótipo de um ônibus elétrico em desenvolvido para as características do mercado brasileiro.
Linha de elétricos
“A adição do Crossway Elec à nossa linha, ao lado da versão Low Entry já disponível, demonstra nossa capacidade de oferecer soluções elétricas em todas as missões”, disse Giorgio Zino, Head of Commercial Operations da Iveco Bus Europa.
O novo Crossway Elec conta com versões de 12 (57 passageiros) e 13 metros (63), e oferece escolha de 3 a 6 packs de baterias. As configurações de 3 ou 4 packs, com 2 baterias no teto e 1 ou 2 no compartimento traseiro sem afetar o espaço da bagagem, são particularmente adequadas para missões escolares, que raramente exigem mais de 200 km por dia. Quanto às versões de 5 ou 6 packs, as baterias adicionais são instaladas nos compartimentos de bagagem, reduzindo ligeiramente a altura disponível nesta configuração.
Equipado com 6 packs, o modelo possui uma capacidade total de armazenamento de energia de 415 kWh, com uma autonomia de 450 a 500 km. Estas são as mais recentes baterias NMC de 69 kWh, montadas pela FPT Industrial, que oferecem excelentes padrões em termos de densidade energética e capacidade de carga. O motor elétrico é o Siemens Elfa III de 290 kW (389 cv) com 3.000 Nm de torque.
Bus 17-210 G
O modelo movido a biometano e/ou GNV apresentado na última Lat.Bus é produzido em Córdoba, na Argentina, e teve a primeira entrega de 20 unidades para o município onde fica a fábrica. Junto com a planta industrial de Sete Lagoas, a unidade argentina, fundada em 1969, é um importante centro de produção do Iveco Group para os mercados da América Latina. De lá que o mercado brasileiro receberá, além do ônibus a gás, o Tector NG, lançado na última Fenatran.
O chassi Bus 17-210 G é o primeiro ônibus a gás fabricado no país portenho. Com motor FPT N60 CNG projetado desde o início para funcionar com gás, garante o mesmo desempenho e potência do equivalente a diesel.
A nova frota gera impactos positivos significativos no meio ambiente, como a redução de 95% de material particulado, 90% de dióxido de nitrogênio e 10% de dióxido de carbono. Além disso, seu motor silencioso reduz a poluição sonora em até -3dBA, o que torna o ônibus ideal para serviços noturnos nas cidades.
A autonomia é de até 350 quilômetros, com 9 cilindros de armazenamento, e o tempo de carregamento é realizado em cerca de 20 minutos, claro, utilizando injetores de gás de alta pressão.
A carroceria da nova frota foi fornecida pela Italbus, empresa argentina dedicada à fabricação de carrocerias para ônibus urbanos e intermunicipais, e um dos principais parceiros estratégicos da IVECO BUS no país.
Ficha técnica:
Bus 17-210 G
Motor N60 CNG
204 cv – 150 kW de potência a 2.700 rpm e torque de 750 Nm a 1.400 rpm
Número de tanques/capacidade GNV (litros) 9 x 80
Comprimento total 11,5m
Tração 4×2
PBT técnico (kg) 17.000
Nível de emissão Euro VI
Nos siga no LinkedIn!