sábado, outubro 12, 2024

Iveco apresenta eMoovy, S-eWay e S-Way híbrido com motor a combustão a hidrogênio ou gás 

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O eMoovy, o primeiro veículo da parceria global entre Iveco e Hyundai foi apresentado na IAA Transportation. A maior feira de transporte do mundo, que está sendo realizada na Alemanha e segue até o dia 22 de setembro. Além do eMoovy, a Iveco apresentou o caminhão pesado elétrico a bateria S-eWay em sua configuração rígida, e apresentou o motor XCursor de 13 litros a combustão e movido a hidrogênio. Além da Iveco, Volvo Trucks e Cummins também estão desenvolvendo motores a combustão e hidrogênio.  

A abordagem da Iveco para a descarbonização combina uma visão multienergética com tecnologias. O protótipo do caminhão S-Way, equipado com um motor de combustão interna a hidrogênio XCursor de 13 litros, além de um conceito híbrido para serviços pesados, que combina um eixo elétrico com um motor Cursor H2 de 9 litros. Ambas as soluções foram desenvolvidas pela FPT Industrial, divisão do Iveco Group dedicada à produção de motores de baixo impacto ambiental. 

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No espaço dedicado à FPT Industrial na IAA, uma série de motores inovadores está em exibição, incluindo o XCursor 13, capaz de funcionar com diesel, gás natural e hidrogênio. Outra novidade é o protótipo N67 Hythane, alimentado por uma mistura de hidrogênio e metano. Além da nova geração de eixos eletrificados para diferentes tipos de aplicações. 

O eMoovy

eMoovy
Desenvolvido para diferentes aplicações urbanas e interior de automóveis

Fabricado pela Hyundai e distribuído pela Iveco, o eMoovy, um chassi-cabine totalmente elétrico, projetado para missões urbanas, como entregas porta a porta. Totalmente elétrico, o eMoovy já se destaca como o único eChassis Cab de 3,5 toneladas em seu segmento. Assim, ele conquista espaço tanto em entregas urbanas quanto em operações especializadas. 

Equipado com um motor elétrico de 160 kW, equivalente a 224 cv, e torque de 350 Nm, o eMoovy é, portanto, a nova opção da marca para a linha de logística urbana. A bateria, de 76 kWh, proporciona uma autonomia de até 320 km no ciclo WLTP, garantindo mais de um dia de trabalho em trajetos urbanos. Para quem prefere uma opção mais leve, a versão com bateria de 63 kWh oferece uma autonomia de até 265 km, mantendo a eficiência nas operações diárias. 

Carregamento ultrarrápido 

Certamente, um dos principais destaques do eMoovy é sua capacidade de carregamento rápido, que permite atingir até 100 km de autonomia com menos de 10 minutos de carga em um sistema de 350 kW. Ao mesmo tempo, essa rapidez oferece uma flexibilidade incomparável para operadores que não podem perder tempo. Além disso, o veículo pode ser carregado em casa ou no trabalho com opções de carregamento CA, tanto monofásico quanto trifásico, facilitando ainda mais a logística. 

Capacidade de carga 

Com um volume de carga de até 10 m³ na configuração baú, e uma carga útil de até 1.500 kg na versão com bateria de 63 kW, o eMoovy é indicado para uma ampla gama de operações. Assim, desde transporte de mercadorias e serviços de entrega até aplicações mais específicas, como veículos refrigerados e manutenção urbana. Os engenheiros projetaram o chassi para suportar as mais diversas carrocerias, adaptando-se facilmente às necessidades de diferentes setores.

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Segurança  

O eMoovy não compromete o conforto, oferecendo uma cabine premium com estilo automotivo. Aliás, a construção robusta da carroceria protege tanto o condutor quanto a carga e as baterias. Além disso, traz diversos itens de sistemas auxiliares de segurança, como piloto automático preditivo, bem como, frenagem autônoma, leitor de faixa, entre outros.   

Iveco S-eWay 

O S-eWay ‘Rigid’ é um veículo pesado totalmente projetado pela Iveco, incluindo o desenvolvimento de seu software de bordo. Com uma autonomia de até 400 km, o modelo oferece recursos de carregamento rápido, capaz de fornecer 200 km adicionais em menos de 45 minutos. A FPT Industrial equipou o caminhão com um eixo elétrico e uma capacidade total de até 490 kWh, tornando-o indicado para operações urbanas e regionais. A saber, não há restrições de circulação de caminhões pesado na maioria das cidades europeias. Lógico, desde que a finalidade da operação seja para o abastecimento urbano ou serviços. 

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