sábado, abril 5, 2025

Wabtec fecha acordo histórico para venda de locomotivas Evolution no Brasil

A Wabtec Corporation, empresa global de tecnologia ferroviária, fechou um contrato com a Vale para o fornecimento de 50 locomotivas da série Evolution, destinadas às operações na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e na Estrada de Ferro Carajás (EFC). A parceria reflete um movimento da mineradora para modernizar sua frota.

Do total vendido, 36 unidades correspondem ao modelo EVOBBW e 14 ao modelo ES58ACi, ambas projetadas para melhor eficiência energética em relação os modelos atuais. As entregas estão previstas para começar em 2026 e ocorrerão a partir da planta industrial da Wabtec localizada em Contagem, Minas Gerais.

As locomotivas Evolution integram inovações que destacam a Wabtec no cenário ferroviário global. Entre os principais atributos estão:

– Redução significativa de consumo e emissões: até 6% menos CO2 em comparação com tecnologias anteriores;

– Aptidão para maiores misturas de biodiesel: alinhadas às metas globais de transição energética;

– Motores de tração AC (corrente alternada): com até 50% mais capacidade de tração em relação aos motores com corrente contínua;

– Design ergonômico e acessível: que facilita manutenção e oferece conforto operacional;

– Produção nacional: impulsionando a indústria ferroviária brasileira.

Danilo Miyasato, presidente da Wabtec LATAM, reforçou o compromisso da empresa com soluções sustentáveis: “Estamos investindo em tecnologias inovadoras e sustentáveis, desenvolvendo motores que utilizam combustíveis alternativos, para um futuro de transporte ferroviário com zero emissões.”

Sobre a Wabtec

A Wabtec Corporation (NYSE: WAB) é uma das empresas líderes globais no fornecimento de equipamentos, sistemas, soluções digitais e serviços para os setores ferroviário de carga e passageiros, bem como para os mercados de mineração, marítimo e industrial. A Wabtec  está no setor ferroviário há mais de 150 anos e tem a visão de alcançar um sistema ferroviário de emissão zero nos EUA e no mundo.

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investimentos podem impulsionar fornecedores da indústria da construção

A indústria de caminhões — especialmente de vocacionais —, implementos rodoviários, equipamentos e do transporte especializado para a construção deve ficar atenta aos leilões e investimentos na área de infraestrutura de transportes, além de outros segmentos estratégicos da construção. Somente nesse setor, serão investidos R$ 161 bilhões para a melhoria de 8.449 quilômetros de rodovias, distribuídos em 15 leilões. Os números expressivos ilustram a expectativa da cadeia do setor para 2025. 

Com uma carteira recorde de concessões, o ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou, na última terça-feira (28), o pipeline de projetos para este ano. Segundo ele, trata-se de uma carteira marcada por contratos mais equilibrados, um modelo mais acessível para o cidadão, mais seguro para o setor privado e com maior viabilidade financeira. 

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“Essa carteira confirma que o país tem condições de, no ambiente da infraestrutura rodoviária, avançar cada vez mais com menos esforço do erário, mais sustentabilidade e melhor infraestrutura para a economia crescer como um todo”, afirmou o ministro.  Vale lembrar que, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), menos de 13% das rodovias são pavimentada e um grande percentual está em péssimas condições, como a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira sobre o rio Tocantins que ligava os municípios de Aguiarnópolis, no estado do Tocantins, e Estreito, no Maranhão.

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No entanto, como destacado pelo editor deste artigo, o sucesso desses projetos depende fortemente da iniciativa privada, que precisa acreditar no potencial brasileiro e contar com um ambiente jurídico mais estável e confiável. 

Parceria Público-Privada e Redução do Custo Brasil

O fortalecimento da parceria entre os setores público e privado não apenas demonstra viabilidade econômica, mas também reforça o compromisso com os contribuintes. Além dos impactos no setor produtivo, melhorias na infraestrutura viária aumentam a segurança nas rodovias e ajudam a reduzir o elevado Custo Brasil sobre a logística.

infraestrutura de transporte
As obras previstas para este ano, segundo o Ministério dos Transportes

A secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, ressaltou um diferencial importante da atual carteira de concessões: a descentralização dos investimentos. 

“Pela primeira vez, temos projetos nas cinco regiões: Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, mostrando que é possível desenvolver iniciativas em qualquer parte do país”, destacou. 

Entre os editais previstos para 2025, destacam-se: 

  • BR-116/BA/PE, ligando Feira de Santana (BA) a Salgueiro (PE). 
  • Lotes 4 e 5 das Rodovias Integradas do Paraná. 

Com ajustes na modelagem dos contratos, o novo pipeline busca reduzir o impacto financeiro aos usuários, mantendo rentabilidade adequada para as concessionárias. 

Investimentos do Novo PAC e Modernização de Contratos

No âmbito do Novo PAC, o Governo Federal garantiu R$ 280 bilhões para infraestrutura de transportes, distribuídos em 302 empreendimentos. Desses valores, R$ 185,8 bilhões serão destinados a rodovias, enquanto R$ 94,2 bilhões serão aplicados em ferrovias. 

Uma parcela desse montante será direcionada às estradas incluídas no pacote de concessões para 2025. Dos 15 projetos que irão a leilão, 13 contam com investimentos públicos. 

Otimizações Contratuais: Novo Fôlego para Concessões

Dentro do grupo de projetos previstos para 2025, três são classificados como otimizações contratuais, totalizando R$ 38 bilhões em investimentos. Essas intervenções visam modernizar contratos antigos e destravar obras paralisadas em estradas federais já concedidas, cujos contratos estavam defasados e com desempenho insatisfatório. 

Lançado em 2023, o Programa de Otimização foi criado para adequar contratos antigos a uma nova realidade de demanda urbana e fluxo rodoviário, desde que bem fiscalizados pelos órgãos competentes. 

Diferentemente dos processos de relicitação ou novas licitações, em que as obras costumam iniciar apenas após o terceiro ano de contrato, as concessões otimizadas permitem a retomada imediata de obras paradas há anos. 

Com a supervisão do Tribunal de Contas da União (TCU) e o envolvimento de diversos setores da administração pública, essas rodovias serão relicitadas com editais diferenciados, garantindo segurança jurídica e previsibilidade para os investidores. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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