A Wabtec Corporation, empresa global de tecnologia ferroviária, fechou um contrato com a Vale para o fornecimento de 50 locomotivas da série Evolution, destinadas às operações na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e na Estrada de Ferro Carajás (EFC). A parceria reflete um movimento da mineradora para modernizar sua frota.
Do total vendido, 36 unidades correspondem ao modelo EVOBBW e 14 ao modelo ES58ACi, ambas projetadas para melhor eficiência energética em relação os modelos atuais. As entregas estão previstas para começar em 2026 e ocorrerão a partir da planta industrial da Wabtec localizada em Contagem, Minas Gerais.
As locomotivas Evolution integram inovações que destacam a Wabtec no cenário ferroviário global. Entre os principais atributos estão:
– Redução significativa de consumo e emissões: até 6% menos CO2 em comparação com tecnologias anteriores;
– Aptidão para maiores misturas de biodiesel: alinhadas às metas globais de transição energética;
– Motores de tração AC (corrente alternada): com até 50% mais capacidade de tração em relação aos motores com corrente contínua;
– Design ergonômico e acessível: que facilita manutenção e oferece conforto operacional;
– Produção nacional: impulsionando a indústria ferroviária brasileira.
Danilo Miyasato, presidente da Wabtec LATAM, reforçou o compromisso da empresa com soluções sustentáveis: “Estamos investindo em tecnologias inovadoras e sustentáveis, desenvolvendo motores que utilizam combustíveis alternativos, para um futuro de transporte ferroviário com zero emissões.”
Sobre a Wabtec
A Wabtec Corporation (NYSE: WAB) é uma das empresas líderes globais no fornecimento de equipamentos, sistemas, soluções digitais e serviços para os setores ferroviário de carga e passageiros, bem como para os mercados de mineração, marítimo e industrial. A Wabtec está no setor ferroviário há mais de 150 anos e tem a visão de alcançar um sistema ferroviário de emissão zero nos EUA e no mundo.
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investimentos podem impulsionar fornecedores da indústria da construção
A indústria de caminhões — especialmente de vocacionais —, implementos rodoviários, equipamentos e do transporte especializado para a construção deve ficar atenta aos leilões e investimentos na área de infraestrutura de transportes, além de outros segmentos estratégicos da construção. Somente nesse setor, serão investidos R$ 161 bilhões para a melhoria de 8.449 quilômetros de rodovias, distribuídos em 15 leilões. Os números expressivos ilustram a expectativa da cadeia do setor para 2025.
Com uma carteira recorde de concessões, o ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou, na última terça-feira (28), o pipeline de projetos para este ano. Segundo ele, trata-se de uma carteira marcada por contratos mais equilibrados, um modelo mais acessível para o cidadão, mais seguro para o setor privado e com maior viabilidade financeira.
“Essa carteira confirma que o país tem condições de, no ambiente da infraestrutura rodoviária, avançar cada vez mais com menos esforço do erário, mais sustentabilidade e melhor infraestrutura para a economia crescer como um todo”, afirmou o ministro. Vale lembrar que, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), menos de 13% das rodovias são pavimentada e um grande percentual está em péssimas condições, como a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira sobre o rio Tocantins que ligava os municípios de Aguiarnópolis, no estado do Tocantins, e Estreito, no Maranhão.
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No entanto, como destacado pelo editor deste artigo, o sucesso desses projetos depende fortemente da iniciativa privada, que precisa acreditar no potencial brasileiro e contar com um ambiente jurídico mais estável e confiável.
Parceria Público-Privada e Redução do Custo Brasil
O fortalecimento da parceria entre os setores público e privado não apenas demonstra viabilidade econômica, mas também reforça o compromisso com os contribuintes. Além dos impactos no setor produtivo, melhorias na infraestrutura viária aumentam a segurança nas rodovias e ajudam a reduzir o elevado Custo Brasil sobre a logística.

A secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, ressaltou um diferencial importante da atual carteira de concessões: a descentralização dos investimentos.
“Pela primeira vez, temos projetos nas cinco regiões: Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, mostrando que é possível desenvolver iniciativas em qualquer parte do país”, destacou.
Entre os editais previstos para 2025, destacam-se:
- BR-116/BA/PE, ligando Feira de Santana (BA) a Salgueiro (PE).
- Lotes 4 e 5 das Rodovias Integradas do Paraná.
Com ajustes na modelagem dos contratos, o novo pipeline busca reduzir o impacto financeiro aos usuários, mantendo rentabilidade adequada para as concessionárias.
Investimentos do Novo PAC e Modernização de Contratos
No âmbito do Novo PAC, o Governo Federal garantiu R$ 280 bilhões para infraestrutura de transportes, distribuídos em 302 empreendimentos. Desses valores, R$ 185,8 bilhões serão destinados a rodovias, enquanto R$ 94,2 bilhões serão aplicados em ferrovias.
Uma parcela desse montante será direcionada às estradas incluídas no pacote de concessões para 2025. Dos 15 projetos que irão a leilão, 13 contam com investimentos públicos.
Otimizações Contratuais: Novo Fôlego para Concessões
Dentro do grupo de projetos previstos para 2025, três são classificados como otimizações contratuais, totalizando R$ 38 bilhões em investimentos. Essas intervenções visam modernizar contratos antigos e destravar obras paralisadas em estradas federais já concedidas, cujos contratos estavam defasados e com desempenho insatisfatório.
Lançado em 2023, o Programa de Otimização foi criado para adequar contratos antigos a uma nova realidade de demanda urbana e fluxo rodoviário, desde que bem fiscalizados pelos órgãos competentes.
Diferentemente dos processos de relicitação ou novas licitações, em que as obras costumam iniciar apenas após o terceiro ano de contrato, as concessões otimizadas permitem a retomada imediata de obras paradas há anos.
Com a supervisão do Tribunal de Contas da União (TCU) e o envolvimento de diversos setores da administração pública, essas rodovias serão relicitadas com editais diferenciados, garantindo segurança jurídica e previsibilidade para os investidores.