sábado, dezembro 28, 2024

Indústria de caminhões a hidrogênio sofre retrocesso com fechamento da Hyzon Motors

Tudo indica que, nos Estados Unidos que, além de fabricantes de automóveis, como a Stellantis, a indústria de célula de combustível, no momento a Hyzon, também está retrocedendo. Ela é fornecedora de fabricantes, como o Grupo Daimler para produção de caminhões elétricos. O conselho da fabricante Hyzon Motors (HYZN) – não confundir com a marca Rizon, do Grupo Daimler Trucks) -, com sede em Rochester, Nova York, anunciou silenciosamente às vésperas do Natal, votou para dissolver a empresa, após a aprovação dos acionistas, após vários meses de problemas financeiros que incluíram fechamentos de escritórios no exterior.  

As informações são de um comunicado emitido pela Hyzon afirmando que todos os funcionários de seus escritórios em Troy, Michigan e Bolingbrook, Illinois, podem perder seus empregos em fevereiro, citando sua “incapacidade de aumentar o financiamento e a incerteza futura relacionada à disponibilidade de subsídios do governo”. Este período de aviso prévio de 60 dias foi emitido de acordo com a Lei de Notificação de Ajuste e Retreinamento do Trabalhador (Ato WARN), uma lei que estabelece que as empresas com mais de 100 funcionários devem fornecer notificação de demissões em massa com pelo menos 60 dias de antecedência. 

Leia também:

Iveco On: 4 mil caminhões conectados e quais são as vantagens das informações coletadas

As informações foram de um comunicado  

Segundo o comunicado,  em 19 de dezembro de 2024, o Conselho de Administração da Hyzon Motors aprovou por unanimidade, sujeito à aprovação dos acionistas, a transferência de todos ou substancialmente todos os ativos da empresa por meio de uma cessão para o benefício dos credores, e a liquidação e a dissolução da Hyzon de acordo com um plano de dissolução, enquanto continua a buscar alternativas estratégicas e potenciais. 

 Os problemas de Hyzon  

Em julho passado, anunciou que estava encerrando as operações em seus negócios e subsidiárias europeus e australianos / neozelandeses como parte de um “processo de realinhamento” maior.  

No início deste ano, a Hyzon evitou retirar a retirada da bolsa de valores da Nasdaq depois que suas ações foram negociadas a menos de US$ 1 por mais de 30 dias úteis consecutivos. Em 2023, a empresa registrou um prejuízo líquido de US $ 184 milhões e, em seguida, registrou um prejuízo líquido de US$ 34,23 milhões para o primeiro trimestre deste ano. Segundo o site de notícias dos Estados Unidos, Clean Trucking, as ações da empresa continuavam na bolsa de valores até o dia 23 de dezembro.  

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui