Sempre ficamos admirados com os ônibus modernos, com os últimos lançamentos da linha 2023 com muitas tecnologias de segurança. Mas, como era o ônibus de 85 anos atrás? Que tal viajar na história e conhecer o primeiro ônibus rodoviário de longa distância, para época, o Mercedes-Benz O 10000, de 1938.
A unidade que pertence ao Museu da Mercedes-Benz, na Alemanha, foi restaurada depois que parou de trabalhar por 40 anos. Primeiro transportou viajantes e depois como transportador de correspondências e encomendas, e como agência móvel para os correios da Áustria.
Após aposentado, na década 1970, o O 10000 foi usado em diversos eventos culturais, como o renomado Festival de Salzburgo. Com sua bela pintura e brasão reluzente, o ônibus se tornou quase uma atração artística nessas ocasiões.
Uma maravilha de engenharia
Na década de 1930, o Mercedes-Benz O 10000 era o maior ônibus já construído pela empresa. A Exposição Internacional de Automóveis e Motocicletas em Berlim apresentou seu chassi em fevereiro de 1936. As fábricas da Mercedes-Benz em Gaggenau e Sindelfingen forneciam as carrocerias de aço, algumas delas leves. Como resultado, o ônibus, com cerca de 14 metros de comprimento e velocidade máxima de 65 km/h, também transportava correios para longas distâncias.
Uma revolução na comunicação
Há 50 anos, a telefonia móvel ainda era uma visão futurista na vida cotidiana. No entanto, o serviço móvel dos correios austríacos já oferecia três “cabines telefônicas” a bordo do O 10000. Essas cabines, localizadas no lado esquerdo do ônibus, tinham telefones de disco preto fixados em mesinhas na parede. Você poderia fazer chamadas internacionais de longa distância a partir de uma cabine específica, que oferecia um toque de prestígio internacional.
Espaço generoso
O ônibus possuía hastes guia e espelhos retrovisores redondos no para-choque dianteiro para facilitar a condução em locais estreitos.
O ônibus possuía um sistema de classificação de correspondências imediatamente após a coleta. Essa função utilizava uma prateleira interior com compartimentos correspondentes. Enfim, as pessoas fixavam sacos postais a um poste e preenchiam-nos com as correspondências, além de organizar outros itens essenciais, como correntes de neve, ferramentas e extintores de incêndio, seguindo regras claras.
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Uma herança tradicional
A pintura em amarelo e preto em homenagem à história postal europeia, uma vez que essas são as cores imperiais. No final do século XV, a Casa de Thurn und Taxis recebeu essas cores como emblema da nobreza, quando assumiram o serviço postal no Império.
Por fim, vários países europeus ainda pintam os veículos postais em tons de amarelo e muitas vezes colocam uma estrela da Mercedes-Benz na frente, preservando assim essa tradição.
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