A Ghelere Transportes, empresa com matriz em Cascavel (PR), investiu cerca de R$ 50 milhões em novos veículos para aumentar a frota e capacidade de atendimento. Este ano, a empresa optou por 56 caminhões da Scania, modelos R 450 e R 460 Super, e 60 semirreboques da Facchini. Todos os novos caminhões contam com um sistema de frenagem autônoma para reduzir a possibilidade de colisão traseira, tecnologia oferecida por todas as marcas do segmento premium. Com a aquisição, a empresa chega a quase 400 veículos na frota.
Eduardo Ghelere, diretor-executivo da Ghelere Transportes, explica que, com esses novos caminhões, a empresa ganha uma segurança adicional que ajuda a evitar batidas na traseira, aumentando a segurança dos carros à frente, dos motoristas e das cargas. “Para além da integridade da carga, quando temos uma tecnologia que nos ajuda a evitar sinistros, ficamos menos sujeitos a atrasar carregamentos e entregas, e a pontualidade e a garantia de entrega são um grande compromisso em nossa operação. Os novos caminhões também têm itens de conforto para o motorista, como geladeira interna, além dos adicionais que colocamos, como câmeras com I.A., defletores e painel de energia solar.”
MAIS DUAS TECNOLOGIAS QUE AUMENTAM A SEGURANÇA DOS IMPLEMENTOS NOMA
União contra o roubo de cargas
Na última semana, o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) reuniu-se com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS). O objetivo foi debater a comunicação e o fluxo de informações entre os órgãos públicos e as transportadoras. Outro objetivo foi pautar as questões de roubo de cargas e veículos, as burocracias e a falta de integração entre os órgãos competentes, dificultando a recuperação desses ativos.
Luiz Gustavo Nery, diretor do SETCEPAR, destacou a importância da integração dessas informações não somente aos associados do Setcepar, mas à cadeia logística na totalidade, visto que, hoje, a maioria dos veículos dessas organizações roda em diversos estados do país. O atual momento do TRC vem exigindo alianças e relacionamentos estreitos entre todos os representantes para o desenvolvimento contínuo do modal. Segundo dados do relatório anual desenvolvido pelo Centro de Inteligência da Overhaul – empresa de software de gerenciamento de riscos e visibilidade da cadeia de suprimentos –, foram registradas 17.108 ocorrências de roubo de cargas no Brasil em 2023, uma alta de 4,8% em relação ao ano anterior.
Segurança de Medicamentos
O transporte dos medicamentos do fabricante ao consumidor final conta com um reforço regulatório significativo. A Resolução de Diretoria Colegiada (RDC 653/2022) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impõe requisitos estritos para o transporte de produtos farmacêuticos, incluindo o monitoramento rigoroso de temperatura e umidade do início ao fim da cadeia de distribuição.
As empresas de transporte que não cumprirem com as diretrizes atualizadas estão sujeitas a sanções severas, incluindo multas e até a perda do registro para operar no setor farmacêutico, conforme estipula a Lei n.º 6.437, de 1977. Segundo Marcus Cunha, diretor Corporativo do Grupo Apisul, a companhia já implementa soluções que atendem a esses padrões desde 2019, destacando-se no mercado pela sua capacidade de monitorar a temperatura dos medicamentos “minuto a minuto”.
FEINAGRO em Goiás
Pelo segundo ano consecutivo, a Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil e uma grande empregadora no Estado de Goiás, participa da “V FEINAGRO — Feira de Negócios Agropecuários”, organizada pela Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (COMIVA). O evento ocorre até sexta-feira (26) no Parque de Exposições Agropecuárias de Mineiros (GO).
Chafick Fair Luedy, gerente de Gente & Gestão da Atvos, vê a participação na FEINAGRO como uma chance de consolidar o papel de liderança da empresa em eventos significativos na região. Segundo ele, a feira coincide com o início da safra 2024/2025, proporcionando uma excelente oportunidade para compartilhar tendências e novas tecnologias.
Tecnoshow 2024 movimenta R$ 9,3 bilhões de negócios e 135 mil visitantes
23ª Edição do Seminário Brasileiro do TRC
No próximo dia 8 de maio de 2024 acontecerá a 23ª Edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, das 9h às 13 horas, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.
O evento é uma iniciativa da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em parceria com a NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e apoio institucional do Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, e ITL – Instituto de Transporte e Logística) e da FuMTran (Fundação Memória do Transporte).
O encontro vai reunir os principais representantes do TRC, assim como lideranças, parlamentares, autoridades governamentais e integrantes do meio acadêmico, para debater temas de grande importância para o setor e para o país. Para inscrições: www.portalntc.org.br
Atalaia renova frota com novos Volksbus 17.230
A Viação Atalaia acaba de anunciar a renovação de sua frota em Aracaju (SE) com a aquisição de trinta novos ônibus Volksbus 17.230. Com este novo investimento, a transportadora de passageiros concretiza a aquisição de cem veículos da Volkswagen Caminhões e Ônibus adquiridos nos últimos anos, representando 60% de toda a frota. Segundo Alberto Almeida, proprietário da empresa, a Atalaia tem se empenhado bastante na renovação da frota na cidade de Aracaju e a entrega desses novos carros sinaliza nossos esforços em garantir a qualidade do serviço prestado.
Nos siga no LinkedIn!