O uso de veículos comerciais em frotas ainda é menor do que no uso de automóveis particulares. No entanto, o potencial para a logística urbana é maior, pois há um planejamento por parte dos gestores de frotas. E, para isso, será necessário a formação de pessoas para atender um segmento muito sensível em disponibilidade dos veículos, que parados geram prejuízo, rodando geram faturamento. Aliás, para elevar o nível do pós-vendas, a Ford Brasil desenvolveu um programa robusto de treinamento para manutenção de veículos elétricos.
O Senai-SP conta com um centro de excelência de laboratórios de eletrificação mais avançados do mercado, atenderá a Ford Academy, divisão criada pela Ford Brasil.
Segurança
Manter carros elétricos exige um nível de conhecimento superior em eletroeletrônica. Principalmente por questões de segurança, devido às tensões que podem chegar a até 600 volts. Além do conhecimento técnico, são necessárias ferramentas e equipamentos especializados, como uma mesa de elevação específica para manuseio de baterias.
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Renato Silva, coordenador de Treinamento Técnico da Ford, explica que a norma brasileira NR10 ainda não contempla especificidades para trabalhos em veículos elétricos. “Por isso, nos baseamos nos padrões americano e europeu, que são mais rigorosos, para desenvolver nosso treinamento”, afirma Silva.
Certificação rigorosa
A princípio, o programa de eletrificação da Ford é dividido em três níveis de certificação. O nível 1 abrange itens convencionais que não interagem com o sistema de alta tensão, como freios e amortecedores, sendo obrigatório para todos os técnicos da rede. Nível 2 envolve serviços próximos ao sistema de alta tensão, como a substituição do compressor do ar-condicionado, onde o mecânico precisa desenergizar o veículo para trabalhar com segurança. O nível 3 é destinado à manutenção de sistemas energizados e ao trabalho dentro da bateria de alta tensão.
Certamente, essa certificação é rigorosa, totalizando 116 horas de treinamento, sem contar o motor, outros componentes e cursos on-line. Em comparação, o treinamento para veículos a diesel possui aproximadamente 50 horas. Outro diferencial do programa é a capacitação para reparos internos nas baterias, bem como chicotes, fusíveis e módulos internos, o que evita a troca completa da peça e reduz o custo do serviço.
Estrutura especializada
Atualmente, a Ford possui 55 concessionárias especializadas para dar assistência aos modelos elétricos E-Transit e Mustang Mach-E, além da picape Maverick Hybrid. Essas concessionárias estão estrategicamente localizadas nas áreas de maior concentração de vendas e contam com pelo menos dois técnicos treinados para diagnóstico e reparo de veículos eletrificados. Para itens específicos que necessitem de manutenção, os demais pontos da rede estão preparados para oferecer o serviço de leva e traz do veículo do cliente até essas oficinas especializadas.
O avanço da eletrificação automotiva no Brasil não só reflete a evolução tecnológica, mas também a necessidade de uma força de trabalho qualificada e bem treinada para garantir a manutenção segura e eficiente desses novos veículos. Isso inclui treinamento de socorristas dos bombeiros e os próprios usuários dos veículos elétricos em situações de colisão.
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