quinta-feira, novembro 6, 2025

Ford confirma produção da Ranger Híbrida Plug-in na América do Sul

- Publicidade -

A Ford confirmou a produção da Ranger Híbrida Plug-in em sua fábrica em Pacheco, na Argentina, e o Brasil será o seu maior destino por representar um mercado de quase 160 mil picapes médias por ano. O novo modelo marcará a chegada da primeira versão eletrificada da picape na região, um segmento que vem ganho competidores híbridos no último ano.

Para viabilizar o projeto, a montadora realiza um aporte adicional equivalente a R$ 915 milhões na unidade industrial, elevando o investimento total para 4,68 bilhões aplicados desde 2021. Este investimento é desde quando a planta passou por uma profunda modernização para receber a nova geração da Ranger — incluindo uma nova fábrica de motores e a introdução das versões cabine simples.

Leia também:

O anúncio foi feito por Jim Farley, CEO global da Ford, durante uma visita de revisão de negócios à América do Sul.

“Estamos orgulhosos do nosso crescimento na América do Sul e entusiasmados em trazer esta nova tecnologia com a Ranger Híbrida Plug-in produzida na Fábrica de Pacheco, que demonstra o nosso profundo compromisso com a região”, declarou Farley.

Segundo Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul, o novo aporte consolida o papel estratégico da fábrica argentina.

“Este investimento é mais um passo na consolidação da Fábrica de Pacheco como um centro regional de produção de picapes, adicionando uma versão eletrificada de altíssima tecnologia para potencializar o sucesso da Ranger. Faz parte da nossa estratégia de dar poder de escolha aos clientes, com liberdade de optar pelo tipo de propulsão que melhor se adapta às suas preferências.”

Ranger XLT V6 2025: equilíbrio entre potência, tecnologia e versatilidade

Ranger híbrida

Os veículos híbridos plug-in tem o objetivo de unir o melhor dos dois mundos: condução elétrica com zero emissões e autonomia estendida de um veículo híbrido. No caso da Ford Ranger, ela foi projetada para atender tanto às demandas do trabalho quanto às aventuras de lazer, sem abrir mão da robustez e da capacidade de carga que caracterizam a picape.

O sistema híbrido plug-in da Ranger combina um motor 2.3 EcoBoost a gasolina — com um motor elétrico e uma bateria recarregável externamente (plug-in). Essa configuração permite rodar somente no modo elétrico por cerca de 40 a 45 quilômetros, uso indicado para trajetos urbanos sem emissões, além de entregar maior potência combinada e economia de combustível. A recarga pode ser feita em tomadas domésticas, carregadores rápidos ou durante a condução, por meio da recuperação de energia nas frenagens.

Crescimento e novos marcos

Desde o lançamento da nova geração, a Ranger praticamente dobrou sua participação de mercado na América do Sul, tornando-se a picape média de crescimento mais rápido da região.

Em 2025, a Ranger completa 30 anos de produção no mercado sul-americano e caminha para alcançar um novo recorde histórico anual de produção, com 76 mil unidades. Para atender à crescente demanda, a Ford já anunciou um aumento na velocidade da linha de montagem, permitindo alcançar um ritmo anual acima de 80 mil unidades em 2026, além da introdução de novas versões voltadas ao trabalho.

Mercado de picapes médias

Segundo a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, o mercado de picapes médias foi de 191.776 unidades comercializadas até setembro. A Toyota Hilux mantém a liderança do segmento, com 36.155 unidades e 18,85% de participação, seguida de perto pela Fiat Toro, com 35.672 unidades (18,60%). No entanto, a Toro não deveria constar nesta categoria, já que é uma picape compacta intermediária (monobloco) e concorre em outro segmento, abaixo das médias tradicionais como Ranger, S10 e Amarok. Sua inclusão distorce a comparação direta, já que o modelo tem proposta, motorização e preço diferentes das demais.

Ranger
Fonte: Fenabrave’

Desconsiderando a Toro, a Ford Ranger aparece como a segunda picape média mais vendida do país, com 24.816 unidades e 12,94% de participação, consolidando o crescimento da nova geração. Logo atrás vêm a Chevrolet S10 (11,24%). Modelos como Mitsubishi Triton, Fiat Titano e Nissan Frontier mantêm volumes estáveis, embora com participação inferior a 5%.

Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Filipi Goschrman
Filipi Goschrmanhttps://www.frotanews.com.br
Filipi Goschrman é um profissional com ampla experiência em inteligência de mercado, tendência, comportamento e negócios. Há 10 anos, se dedica a analisar e entender o mercado e os consumidores. Responsável pelo planejamento comercial do Frota News, atua também como diretor executivo do Guia de Turismo de São Paulo, uma plataforma de serviços e soluções para o turismo na cidade de São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui