A Volvo Trucks foi pioneira em criar um sistema de segurança para abertura de portas para evitar colisão com pessoas ou objetos próximos às portas do veículo no momento da abertura. Agora é a Ford Pro que apresenta a mesma tecnologia para a suas vans de carga Ford Transit Custom.
O cenário desafiador das ruas urbanas torna-se um campo de obstáculos para os motoristas de entrega, que muitas vezes realizam até 200 entregas por dia. Um desafio significativo que enfrentam é o risco de acidentes de “portas”, nos quais a abertura inadvertida das portas dos veículos pode resultar em colisões com pedestres, ciclistas, scooters e motociclistas.
Saiba mais:
Volvo apresenta novos sistemas de segurança para os caminhões FH, FM e FMX
Buscando mitigar esses riscos e aprimorar a segurança nas vias urbanas, a Ford está introduzindo a tecnologia de Alerta de Saída, já adotada pela Volvo Trucks na Europa. A nova Ford Transit Custom, recentemente reconhecida “Van Internacional do Ano 2024”, pode ser equipada com esse sistema de segurança.
O Alerta de Saída utiliza radar e sensores externos para identificar situações em que a abertura de uma porta pode resultar em uma colisão iminente com usuários da via. Quando detectado, os indicadores de LED nos retrovisores externos são ativados, acompanhados por um alerta no painel do veículo. Essa tecnologia não apenas aumenta a conscientização do motorista, mas também proporciona uma camada adicional de segurança para os outros usuários das ruas e pátios de estacionamento.
Leia também:
MAIS DUAS TECNOLOGIAS QUE AUMENTAM A SEGURANÇA DOS IMPLEMENTOS NOMA
Para evitar acionamentos desnecessários, o sistema entra em operação apenas quando os outros usuários ultrapassam a velocidade de 7 quilômetros por hora. Além disso, motoristas e passageiros têm a capacidade de cancelar manualmente o recurso em emergências.
A tecnologia não se limita apenas à Transit Custom. Por certo, ela também está disponível no veículo multi-atividades Tourneo Custom. Esta inclusão estende a proteção aos passageiros que utilizam as portas laterais deslizantes traseiras.
Além disso, a Ford planeja estender o Alerta de Saída para outros modelos. Ademais, como o crossover elétrico Explorer e o novo Mustang, com previsão de incorporação em toda a linha de veículos da marca até 2024.
Fabet-SP abre inscrições para 1ª edição do curso Gestão em Segurança de Transporte de 2024
Nos siga no LinkedIn!