Em um momento em que o setor de transportes é cada vez mais cobrado por entregas seguras, econômicas e sustentáveis, investir na capacitação da mão de obra operacional deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade estratégica. Com base nesse entendimento, a Unidas Pesados iniciou um programa estruturado de formação voltado a seus instrutores e motoristas, tendo como parceira a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) — referência nacional na especialização de condutores para o transporte rodoviário de cargas.

A iniciativa começou com a capacitação de 16 multiplicadores de conhecimento, profissionais que agora atuam como agentes de melhoria contínua nas operações da empresa. Mais do que uma ação pontual, a formação representa um passo importante dentro da estratégia da Unidas de elevar o padrão de direção, reduzir custos operacionais, aumentar a segurança nas estradas e consolidar um modelo de logística mais eficiente. Em entrevista exclusiva ao Frota News, o diretor comercial Marluz Renato Cariani detalha como o projeto foi concebido, os primeiros resultados obtidos e as próximas etapas do programa.
Como surgiu a iniciativa da Unidas Pesados em firmar parceria com a Fabet para a formação de motoristas de alta performance?
Pesquisamos empresas que realizam curso de especialização de condução de veículos pesados e entendemos que a FABET nos entregaria o que buscávamos.
Houve algum diagnóstico interno ou demanda do mercado que motivou o projeto?
Entendemos que era necessário padronizar os conceitos de condução segura e econômica dentro de nossas operações.
A formação dos 16 multiplicadores marca o início de um programa mais amplo?
Sim, temos nossos instrutores de condução devidamente treinados junto com mais alguns motoristas multiplicadores de conhecimento. Colheremos bons frutos e pretendemos manter a instrução dos conceitos de forma permanente em nossa empresa.
Qual o papel exato desses profissionais dentro da estratégia da Unidas?
Verificar nossos indicadores de condução, analisar os principais ofensores e realizar atividades voltadas a melhora do perfil de condução de nossos motoristas.
Que critérios foram usados para selecionar os multiplicadores formados recentemente?
Levamos todos os nossos instrutores. E para os motoristas multiplicadores, realizamos uma seleção interna com os que mais se destacavam dentro de cada uma de nossas operações.
São profissionais da própria operação da Unidas ou incluem também parceiros e clientes?
Apenas funcionários da Unidas.
Quais foram os principais focos da formação oferecida pela Fabet?
Direção segura e econômica.
Além da condução segura e econômica, o curso aborda temas como comportamento, relacionamento com o cliente ou tecnologia embarcada?
Sim, e foram temas muito bem recebidos pelo nosso time. Foi fácil entender que eles complementam o conhecimento de nossos instrutores e facilitam a atuação deles no dia a dia de serviços de nossos motoristas.
Na prática, como esses multiplicadores vão atuar dentro da operação da Unidas Pesados?
Irão realizar viagens assistidas com nossos motoristas, divulgarão boas práticas em nossos momentos de troca de turno com a equipe e irão também propor melhorias para o trajeto que operamos.

Eles serão responsáveis por treinar outros motoristas? Haverá acompanhamento de desempenho?
Eles hoje já são responsáveis por treinar nossos motoristas e o acompanhamento do desempenho de cada uma de nossas operações é medido com nossa nota de condução, que visa avaliar pontos ligados a condução segura e econômica.
Já é possível perceber impactos da formação na operação — como aumento de produtividade, redução de avarias ou economia de combustível?
Sim, já temos uma melhora sendo percebida nos custos ligados a combustível.
A parceria com a Fabet foi pensada como uma ação pontual ou há planos de torná-la um programa contínuo?
A planos para torná-la um programa contínuo, porém ainda não definida a periodicidade.
Existe um calendário de novas turmas ou treinamentos?
Na FABET, por enquanto não. Internamente, sim, teremos alguns momentos com nossa equipe de motoristas com essas passagens de instrução.
Qual a expectativa da Unidas em relação ao impacto do projeto na qualificação de mão de obra no setor de transportes?
Nossa expectativa é termos uma melhora gradativa em nossa equipe de motoristas, hoje temos mais de 1.000 motoristas em nossas operações e precisamos mantê-los sempre atualizados.
A empresa pretende contribuir para além de sua própria operação?
A princípio estamos focados internamente.
Como essa ação se conecta à estratégia mais ampla da Unidas Pesados em relação à sustentabilidade, segurança e eficiência logística?
A qualificação constante de nossos funcionários sempre visa melhorarmos nossa eficiência, tanto em quesitos de segurança quanto de sustentabilidade. Acreditamos que quanto mais instrução dermos a nossos motoristas sobre boas práticas de condução, mais atingiremos nossos objetivos.
De que forma o investimento na qualificação dos motoristas reforça a proposta de valor da empresa para os clientes que contratam locação de veículos pesados?
Nossos clientes esperam que façamos o transporte de seus produtos conectados sempre com os pilares de segurança e eficiência, aplicando o conceito de melhoria contínua. Dessa forma, quando mais expandirmos o programa de qualificação para nossos motoristas, mais alinhados estaremos com aquilo que nossos clientes esperam da Unidas.
