Eletrocar Show estreia tímida, mas ambiciosa: evento quer triplicar de tamanho em 2026
Realizada pela primeira vez dentro da tradicional Eletrolar Show — agora no modernizado Distrito Anhembi, em São Paulo —, a Eletrocar Show 2025 surge como uma aposta promissora para o setor de mobilidade elétrica no Brasil. Embora tenha ocupado apenas 5% da área total da feira voltada ao mercado de eletrônicos, a nova mostra automotiva trouxe ineditismos e promete crescer três vezes mais na próxima edição, prevista para 2026.
A proposta é ousada: transformar a Eletrocar em uma plataforma de negócios B2B que conecte montadoras, fornecedores de tecnologia, gestores de frotas e startups com o mercado brasileiro e latino-americano. “É uma nova perspectiva: em vez de esperar o comprador ir até a indústria automotiva, estamos trazendo a indústria até onde os compradores já estão”, declarou Juan Pablo De Vera, presidente da Eletrocar Show.
A feira contou com a participação de apenas três marcas automotivas:
- GWM, com os modelos híbridos Haval H6 e Tank 300;
- Farizon, do Grupo Geely, que estreou oficialmente no Brasil com vans elétricas representadas pela Timber; Leia sobre:
Logística urbana sustentável: 5 novos veículos elétricos da Farizon
- LECAR, fabricante nacional que apresentou o sedã 459, ainda em fase de protótipo.
O Lecar 459 e a vocação brasileira para veículos híbridos a biocombustível
A expectativa dos organizadores é otimista: em 2026, a Eletrocar deverá ocupar 15% da área da Eletrolar Show, mais que o triplo do espaço atual. Segundo Juan Pablo, o objetivo é “fomentar negócios, abrir novos canais comerciais e oferecer um ambiente de networking estratégico para impulsionar vendas, infraestrutura e a indústria como um todo”.
Lecar 459: inovação nacional com alcance surpreendente
Entre os destaques, o LECAR 459 chamou a atenção por suas soluções técnicas incomuns. De design simples e proporções médias (4,35 metros de comprimento), o sedã traz um motor elétrico de 120 kW (165 cv) da fabricante chinesa Hepu, que aciona diretamente as rodas traseiras. A energia é fornecida por uma bateria também chinesa, recarregada por um motor a combustão de 1 litro flex turbo, oriundo da Renault, produzido pela Horse em São José dos Pinhais (PR).
Trata-se, segundo o criador Flávio Assis, de um “híbrido de alcance estendido”, semelhante à proposta do Nissan e-Power. O modelo não exige recarga externa, já que o motor a combustão funciona exclusivamente como gerador.
Assis divulgou uma autonomia de 1.000 km com 30 litros de etanol, ou 33,3 km/l, índice raro até para veículos compactos. No entanto, o número carece de homologação oficial e ainda precisará passar pelo rigoroso processo de certificação do Inmetro. O executivo também não forneceu dados sobre o consumo com gasolina, apesar do carro ser flex, e omitiu a distância entre-eixos do modelo.
Siga o Roteiro Automotivo no Instagram!
Com produção prevista para começar em agosto de 2026, na nova fábrica em Sooretama (ES), a 120 km de Vitória, o Lecar 459 chegará ao mercado com preço estimado em R$ 159.300, incluindo um pacote ADAS de direção semiautônoma Nível 2.
Além do sedã, a plataforma servirá de base para a futura picape Campo, que deverá ser lançada posteriormente.
Exposição ainda tímida, mas cheia de potencial
A Eletrocar Show estreou com cerca de 20 marcas expositoras, entre veículos, infraestrutura de recarga e soluções de conectividade. Destaques incluem:
- WEG, com motores e carregadores ultrarrápidos;
- Kamai, com novos carregadores de custo competitivo;
- Yala, com motos elétricas disponíveis para test ride;
- e a já citada Farizon, com sua linha de veículos comerciais leves.
Uma pista exclusiva para test drives contou com mais de 35 modelos de duas e quatro rodas, enquanto workshops técnicos e experiências sensoriais ampliaram a imersão do público.
A expectativa é que mais de 40 mil visitantes corporativos passem pela feira nos quatro dias de evento.
Novo polo de inovação
O fundador do Grupo Eletrolar All Connected, Carlos Clur, explica que a Eletrocar nasceu integrada à Eletrolar Show para acelerar o amadurecimento da eletromobilidade no Brasil, aproveitando o ecossistema já consolidado da feira de eletrônicos. “Assim como a Eletrolar se tornou a principal vitrine de tecnologia de consumo da América Latina, a Eletrocar quer seguir o mesmo caminho dentro do universo da mobilidade elétrica”, afirma.
Se o futuro da mobilidade elétrica no Brasil ainda é uma estrada em construção, a Eletrocar Show se posiciona como uma de suas alavancas iniciais, apostando na convergência entre tecnologia, inovação e novos hábitos de consumo. O mercado, agora, observa se a ousadia será acompanhada pela adesão de mais marcas e pela expansão real do setor nos próximos anos.