sexta-feira, dezembro 5, 2025

Dá para comparar Strada com Montana? Sim — e o resultado surpreende

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A comparação entre Fiat Strada Ultra ou Ranch (a diferença entre essas versão estão em acabamento e pneus) e Chevrolet Montana LTZ, motivada por preços de mercado muito próximos, escancara uma realidade que vai além dos números frios da tabela: são picapes com propostas distintas, voltadas para públicos diferentes, mas que se encontram em um ponto específico do mercado — o consumidor que quer versatilidade com estilo, sem abrir mão de algum conforto e tecnologia.

Conceito e posicionamento: categorias diferentes, clientes distintos

A Fiat Strada Ultra/Ranch é, essencialmente, uma picape compacta topo de linha, com tempero urbano-aventureiro e pitadas de sofisticação. Já a Chevrolet Montana LTZ é uma intermediária no tamanho, mas com alma de crossover: mais próxima de um SUV compacto em conforto, espaço interno e conectividade. Não à toa, é claramente pensada para concorrer com o público da Fiat Toro, e não com a Strada.

Entretanto, os descontos generosos da Montana LTZ em 2025 a colocaram no mesmo radar da Strada Ultra. E aí, o que vale mais?

Motorização e desempenho: ligeira vantagem para a Montana

No papel, os motores turbo de ambas são eficientes e com ótimo desempenho. A Montana entrega mais potência (até 141 cv vs. 130 cv da Strada — abastecidas com etanol) e torque superior (224,5 Nm vs. 200 Nm), ainda que as acelerações de 0 a 100 km/h sejam idênticas: 9,5 segundos.

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Na prática, a Montana mostra mais fôlego em retomadas e trechos de subida. Seu câmbio automático de seis marchas, com conversor de torque, entrega trocas mais lineares sob carga, enquanto o CVT da Strada favorece suavidade, mas limita a esportividade.

Vantagem técnica: Montana, pelo desempenho mais encorpado.

Consumo e autonomia: Montana é mais eficiente, Strada vai mais longe

Nos dados do Inmetro, a Montana é mais econômica com os dois combustíveis. Chega a fazer 13,9 km/l com gasolina na estrada, contra 13,3 km/l da Strada — nada desprezível. Porém, o tanque maior da Strada (55 litros vs. 44 litros) compensa em autonomia, importante para quem roda longas distâncias.

Empate estratégico: Montana para economia, Strada para autonomia.

Capacidade de carga: Strada leva mais peso; Montana acomoda mais volume

A Fiat Strada Ultra, mesmo sendo mais compacta, oferece maior capacidade de carga útil: 650 kg contra 600 kg da Chevrolet Montana. Isso evidencia sua vocação mais utilitária, favorecida por uma construção mais leve (1.251 kg contra 1.310 kg) e estrutura reforçada para transporte de peso.

No entanto, quando o critério é volume na caçamba, a Montana se destaca. Com maior comprimento, largura e entre-eixos, ela oferece 874 litros de capacidade volumétrica, contra 844 litros da Strada Ultra. Para quem transporta cargas volumosas, como caixas, equipamentos ou ferramentas, esse espaço adicional pode fazer diferença no dia a dia.

Análise equilibrada:
Strada Ultra: vantagem no transporte de cargas pesadas.
Montana LTZ: vantagem no transporte de cargas volumosas.

Montana
Strada Ultra (à esquerda) e Montana LTZ (à direita): caçambas revelam prioridades distintas — mais peso na Fiat, mais volume na Chevrolet

Equipamentos e conforto: Montana entrega mais por menos

Aqui a Chevrolet brilha. A picape da Chevrolet oferece seis airbags, chave presencial, multimídia mais moderna, conectividade sem fio, Wi-Fi embarcado e piloto automático — itens indisponíveis na Strada Ultra. A Fiat contra-ataca com ar-condicionado digital, paddle-shifters e carregador sem fio, mas são recursos pontuais frente à lista mais completa da rival.

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Vantagem objetiva: Montana, com pacote mais sofisticado.

Espaço interno e dimensões: Montana se impõe

A Montana é maior em comprimento, largura e entre-eixos. Isso se traduz em mais espaço interno e sensação de carro maior, especialmente nos bancos traseiros. Quem transporta passageiros com frequência nota a diferença.

Ponto positivo: Montana, pelo conforto superior.

Montana
Painéis revelam o contraste: linhas agressivas e robustas na Strada, visual limpo e refinado na Montana — identidade visual para públicos distintos

Preço e mercado: o que se paga na realidade

Ambas possuem preços de tabela salgados, mas os valores de mercado contam outra história:

  • Strada Ultra: média de R$ 133.990 (chegando a R$ 130 mil em ofertas).
  • Montana LTZ: média de R$ 131.118 (chegando a R$ 127 mil em ofertas).

Ou seja, mesmo sendo maior e mais equipada, a Montana pode custar menos — um ponto crítico na decisão de compra.

Melhor negócio na prática: Montana, com melhor relação preço-equipamentos.

Conclusão Frota News: o que vale mais pelo seu dinheiro?

Se o critério for capacidade de carga, robustez e uso mais utilitário, a Fiat Strada Ultra ainda entrega um bom pacote, com construção inteligente e equipamentos bem selecionados.

Mas se o que você busca é conforto de SUV, mais espaço, tecnologia embarcada e custo-benefício real, a Chevrolet se mostra uma escolha mais racional e completa — principalmente quando se considera o preço final praticado no mercado.

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Veredicto final:
Chevrolet Montana LTZ vence o comparativo com melhor equilíbrio entre desempenho, consumo, conforto, tecnologia e preço.
A Fiat Strada Ultra tem seu público, mas aqui, o melhor negócio pelo mesmo preço é a Montana. Aí alguém pode pergutar do por quê a Fiat Strada ser a líder de mercado entre todas as picapes? A respostas é simples: a maior volume de vendas está na versão de entrada, com preço de R$ 99.000 mil para pessoa física e R$ 89.000 para pessoa jurídica. Além disso, ela não tem concorrente nesta faixa de preço.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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