domingo, fevereiro 9, 2025

Cummins e Ram Heavy Duty revelam novo motor turbo diesel de 6,7 litros para 2025 

 A Ram, marca do grupo Stellantis, teve crescimento de 5,49% na categoria de comerciais (picapes e SUVs) no Brasil durante o ano de 2024, com 29.475 unidades. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) com base no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). A entidade coloca na mesma estatística todos os modelos, sendo Rampage e 1500 consideradas caminhonete pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e os modelos Ram 2500 e 3500 são licenciados como caminhão por ter o PBT acima de 3.500 kg, sendo mais um Jabuti da legislação brasileira. E temos novidade para a Ram Heave Duty (caminhão) para 2025. 

Em uma colaboração, a Cummins, em parceria com a Ram, revelou seu mais recente sistema de motor Turbo Diesel de 6,7 litros para 2025. Essa novidade ainda deve demorar um pouco para chegar ao Brasil, pois a marca precisa acabar com o estoque dos modelos com o atual motor. Isso, no caso do modelo 3500, pois o novo motor não estará disponível para a Ram 2500. 

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Caminhão hotshot 

A Cummins e a montadora Stellantis também anunciaram a extensão de sua parceria até 2030, garantindo a continuidade da inovação e mantendo a marca Ram como uma opção preferida entre os proprietários-operadores de caminhões hotshot, que significa veículos utilitários para o transporte de carga menores e urgentes e reborque de plataformas. O termo originou-se nos campos petrolíferos do Texas, onde caminhões menores eram utilizados para entregar peças, materiais de construção e equipamentos com urgência.  

O novo motor Turbo Diesel de 6,7 litros será oferecido nos recém-anunciados caminhões de cabine e chassi Ram 3500, 4500 e 5500 de 2025. Jane Beaman, vice-presidente global de caminhonetes da Cummins, destacou as melhorias significativas: “Melhoramos a potência, a eficiência, a manutenção e a dirigibilidade do nosso mais recente motor turbo Diesel de 6,7 litros, tornando a linha Ram Heavy Duty 2025 a mais desejável até agora.” 

Ram
Novo motor Cummins 6,7 litros de 430 cv

Mais potência e torque 

 Projetado com foco em confiabilidade e durabilidade, o novo sistema de motor estabelece novos padrões de desempenho e eficiência. Ele oferece classificações de alta saída de 430 cv e torque de 1.475 Nm. Além disso, o novo diesel é otimizado com uma nova transmissão de 8 velocidades, proporcionando combinações ideais de potência, capacidade de resposta e dirigibilidade. Para efeito de comparação, a Ram 3500 vendida no Brasil tem 377 cv de potência e 1.150 Nm.   

“Se você está rebocando cargas pesadas para o trabalho ou puxando sua campista de fim de semana, o Turbo Diesel de 6,7L da Cummins está pronto para qualquer projeto”, disse Jennifer Rager, gerente geral da Cummins para o negócio de coleta. “Os geonérines integraram tecnologias de motores críticas, mas versáteis e de alto desempenho, que os clientes esperam com emissões mais baixas. Estamos entusiasmados em continuar nossa parceria com a Ram Brand e apresentar o melhor motor de picape a diesel do setor”. 

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Todos os modelos Ram Heavy Duty 2025 alimentados pela Cummins receberam ganhos notáveis em aceleração e potência, disse Cummins, levando para casa um desempenho geral mais forte do caminhão e velocidade de reboque e capacidade de resposta – mais rápidos de 0 a 60 mph e quartos de milha, especialmente ao rebocar cargas pesadas. Ruído, vibração e aspereza também foram melhorados usando engrenagens de sincronização de trem de válvula helicoidal, o que permite um passeio mais silencioso. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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