A Ram, marca do grupo Stellantis, teve crescimento de 5,49% na categoria de comerciais (picapes e SUVs) no Brasil durante o ano de 2024, com 29.475 unidades. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) com base no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). A entidade coloca na mesma estatística todos os modelos, sendo Rampage e 1500 consideradas caminhonete pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e os modelos Ram 2500 e 3500 são licenciados como caminhão por ter o PBT acima de 3.500 kg, sendo mais um Jabuti da legislação brasileira. E temos novidade para a Ram Heave Duty (caminhão) para 2025.
Em uma colaboração, a Cummins, em parceria com a Ram, revelou seu mais recente sistema de motor Turbo Diesel de 6,7 litros para 2025. Essa novidade ainda deve demorar um pouco para chegar ao Brasil, pois a marca precisa acabar com o estoque dos modelos com o atual motor. Isso, no caso do modelo 3500, pois o novo motor não estará disponível para a Ram 2500.
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Caminhão hotshot
A Cummins e a montadora Stellantis também anunciaram a extensão de sua parceria até 2030, garantindo a continuidade da inovação e mantendo a marca Ram como uma opção preferida entre os proprietários-operadores de caminhões hotshot, que significa veículos utilitários para o transporte de carga menores e urgentes e reborque de plataformas. O termo originou-se nos campos petrolíferos do Texas, onde caminhões menores eram utilizados para entregar peças, materiais de construção e equipamentos com urgência.
O novo motor Turbo Diesel de 6,7 litros será oferecido nos recém-anunciados caminhões de cabine e chassi Ram 3500, 4500 e 5500 de 2025. Jane Beaman, vice-presidente global de caminhonetes da Cummins, destacou as melhorias significativas: “Melhoramos a potência, a eficiência, a manutenção e a dirigibilidade do nosso mais recente motor turbo Diesel de 6,7 litros, tornando a linha Ram Heavy Duty 2025 a mais desejável até agora.”

Mais potência e torque
Projetado com foco em confiabilidade e durabilidade, o novo sistema de motor estabelece novos padrões de desempenho e eficiência. Ele oferece classificações de alta saída de 430 cv e torque de 1.475 Nm. Além disso, o novo diesel é otimizado com uma nova transmissão de 8 velocidades, proporcionando combinações ideais de potência, capacidade de resposta e dirigibilidade. Para efeito de comparação, a Ram 3500 vendida no Brasil tem 377 cv de potência e 1.150 Nm.
“Se você está rebocando cargas pesadas para o trabalho ou puxando sua campista de fim de semana, o Turbo Diesel de 6,7L da Cummins está pronto para qualquer projeto”, disse Jennifer Rager, gerente geral da Cummins para o negócio de coleta. “Os geonérines integraram tecnologias de motores críticas, mas versáteis e de alto desempenho, que os clientes esperam com emissões mais baixas. Estamos entusiasmados em continuar nossa parceria com a Ram Brand e apresentar o melhor motor de picape a diesel do setor”.
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Todos os modelos Ram Heavy Duty 2025 alimentados pela Cummins receberam ganhos notáveis em aceleração e potência, disse Cummins, levando para casa um desempenho geral mais forte do caminhão e velocidade de reboque e capacidade de resposta – mais rápidos de 0 a 60 mph e quartos de milha, especialmente ao rebocar cargas pesadas. Ruído, vibração e aspereza também foram melhorados usando engrenagens de sincronização de trem de válvula helicoidal, o que permite um passeio mais silencioso.
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