O uso de hidrogênio em veículos pesados é reconhecido como a melhor solução do ponto de vista ambiental. Os desafios são para que o uso deste combustível verde seja viável financeiramente, pois eles são caros até para empresas bilionárias. No entanto, alguém tem que começar a pagar essa conta. E já começaram. Caminhões da Hyundai movidos a hidrogênio já rodam em 10 países no mundo e já rodaram mais de 10 milhões de quilômetros na Suíça, país pioneiro no uso desta tecnologia em transporte de carga no Ocidente. Agora, a XCMG lançou o caminhão basculante movido a hidrogênio EHSL552F.
Este modelo inovador é equipado com uma célula de combustível de hidrogênio de 120 kW e um sistema de bateria de alta potência, destacando-se pela sua eficiência energética e sustentabilidade.
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O EHSL552F foi projetado para atender às demandas de operações de longa distância, integrando tecnologia avançada e recursos de desempenho robustos. Ele possui uma caixa de marcha rápida de 6 velocidades e uma grande distância do chassi ao solo, permitindo que navegue facilmente em terrenos íngremes. Além disso, o design do veículo incorpora otimização topológica assistida por computador e novos materiais que reduzem o peso do veículo em 200 kg sem comprometer a resistência estrutural.
“Este lançamento marca um passo significativo na redução das emissões de gases de efeito estufa em 99,3 quilos por dia para projetos de transporte, como operações de mineração”, garantiu a empresa por meio de comunicado da XCMG.
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Além disso, segundo a montadora, o EHSL552F foi projetado para reduzir custos de manutenção durante sua vida útil de mais de 1,5 milhão de quilômetros.
Em abril deste ano, um acordo histórico foi firmado entre a CHN Energy, a XCMG e a Thiko New Energy para desenvolver em conjunto o primeiro caminhão basculante de mineração de 240 toneladas movido a hidrogênio.
A XCMG já comercializa caminhões elétricos no Brasil e está criando uma linha de produção dos modelos em sua fábrica de Pouso Alegre, sul de Minas Gerais.
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