A Viação Iapó, transportadora de passageiros com sede em Ponta Grossa, segue investindo na modernização de sua frota. Recentemente, a companhia adquiriu 13 novos chassis Iveco Bus 17.280, ampliando para 20 o número de veículos produzidos em Sete Lagoas (MG). A empresa, que atua em linhas metropolitanas, fretamento e turismo.
O Bus 17-280 é o modelo mais potente da Iveco no Brasil e conta com o motor dianteiro FPT NEF 6 Euro VI, um seis cilindros em linha de 6,7 litros, que entrega 280 cv a 2.500 rpm e torque máximo de 950 Nm entre 1.250 e 1.970 rpm. O modelo utiliza a tecnologia HiSCR de pós-tratamento de emissões (sem recirculação de gases EGR), atendendo ao padrão CONAMA P8/Euro VI com uso de ARLA 32.
A transmissão é manual, ZF 6S 1010 BO, com 6 marchas sincronizadas à frente e uma à ré, embreagem monodisco a seco com acionamento hidráulico do tipo push.
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Estrutura e capacidade
Com 11.505 mm de comprimento total e entre-eixos de 5.950 mm, o chassi pode receber carrocerias de até 13 metros, dependendo do modelo. Sua capacidade técnica permite 18.100 kg de Peso Bruto Total (PBT técnico), sendo 16.000 kg o valor homologado. A distribuição é garantida por eixos DANA (dianteiro modelo 5876 e traseiro Meritor MS 23-158), com relação de redução variável.
A suspensão dianteira e traseira utiliza molas semielípticas, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora. Nos freios, o sistema S-cam com ABS e EBL, complementado pelo freio motor do tipo borboleta no escapamento.
O modelo conta com tanque de combustível de 275 litros e tanque de ARLA com 21 litros, otimizando a autonomia. O sistema elétrico é composto por duas baterias de 12 V x 170 Ah e alternador de 90 A.
Itens de série e opcionais
Entre os itens de série estão pneu e roda reserva, volante com regulagem, limitador de velocidade a 110 km/h e tacógrafo diário digital. Como opcionais, o cliente pode optar por tacógrafo semanal, rodas e pneus maiores (295/80 R22,5) e kit de ferramentas, entre outros.