A Foton Brasil acaba de apresentar ao mercado o seu mais novo caminhão semipesado: o Auman D 1722 4×2. O modelo entra na faixa de Peso Bruto Total (PBT) de 16 toneladas, uma categoria estratégica no transporte de cargas no Brasil, principalmente, para o setor de distribuição de bebidas. E quem lidera esse segmento? De acordo com os dados de emplacamentos do Denatran, o campeão de vendas no primeiro trimestre de 2025 foi o Mercedes-Benz Atego 1719, com 729 unidades licenciadas, seguido pelo VW Constellation 17.210, 583 caminhões emplacados.
Mas como será que o estreante da Foton se sai frente a frente com o líder de mercado? A seguir, comparamos as fichas técnicas dos dois modelos para entender as diferenças e potenciais vantagens.
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Motorização
O Foton Auman D 1722 é equipado com o motor Cummins F4.5, que entrega 220 cv de potência a 2.300 rpm e torque de 820 Nm entre 1.200 e 1.500 rpm. Trata-se de um propulsor diesel de 4 cilindros em linha, com sistema de injeção eletrônica Common Rail e 4.460 cm³ de cilindrada.
Já o Mercedes-Benz Atego 1719 utiliza o motor OM 924 LA BlueTec 6, também de 4 cilindros em linha, com 4,8 litros. São 185 cv a 2.200 rpm e 700 Nm de torque entre 1.200 e 1.600 rpm — um conjunto bem conhecido por sua robustez e confiabilidade.
Transmissão
O Auman D 1722 traz uma caixa mecânica ZF 6S1000, de 6 marchas à frente e 1 à ré. No caso do Atego, há opções: transmissão automatizada PowerShift 3 Advanced de 8 marchas (MB G 140-8) ou manual G 90-6, ambas com embreagem monodisco de 395 mm.
A presença da versão automatizada no Mercedes-Benz é um diferencial importante para frotistas que priorizam conforto e economia de combustível.
Dimensões e Capacidade
O Foton Auman D 1722 está disponível em duas versões de comprimento: 7.650 mm e 8.900 mm (versão L), com largura de 2.488 mm e altura de 2.800 mm. A distância entre-eixos varia entre 4.200 mm e 5.150 mm, com PBT legal de 16.000 kg, PBT técnico de 18.700 kg e CMT de 26.000 kg.
Já o Atego 1719 tem 6.258 mm de comprimento, 2.460 mm de largura e 2.861 mm de altura (com climatizador). O entre-eixos é de 3.590 mm, com PBT legal igual, de 16.000 kg, PBT técnico de 17.100 kg e PBTC/CMT de 27.000 kg.
Embora o Foton ofereça maior entre-eixos e comprimento na versão L — favorecendo implementações maiores — o Mercedes-Benz mantém vantagem no CMT.
Chassi e Suspensão
Ambos os modelos são construídos sobre chassis reforçados para aplicação severa.
O Foton utiliza suspensão dianteira com feixe de molas parabólicas, e traseira com feixe principal e auxiliar — uma configuração bastante convencional.
No Atego, a suspensão dianteira também é por molas parabólicas com amortecedores telescópicos, mas há a opção de suspensão pneumática, recurso que agrega mais conforto e adaptabilidade de carga. Na traseira, as molas trapezoidais curtas são destaque no equilíbrio entre robustez e absorção.
Freios e Segurança
Nos dois caminhões, os freios são a ar, tipo “S” Cam com circuito duplo, incluindo freio de estacionamento com molas acumuladoras e freio motor.
Em termos de eletrônica embarcada, ambos contam com ABS, ASR e ESC. O Mercedes-Benz adiciona ainda EBD (distribuição eletrônica de frenagem), ESS (sinalização de frenagem de emergência) e Hill Holder (assistente de partida em rampa) — itens importantes para segurança e dirigibilidade em diversas condições.
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Conclusão
A disputa entre o Foton Auman D 1722 e o Mercedes-Benz Atego 1719 evidencia dois perfis bem distintos de caminhão — e de público.
O Auman D 1722 aposta em força, maior capacidade técnica e preço competitivo, embora ainda seja uma novidade no mercado, com rede de concessionários em fase de expansão. A Foton não revelou o preço oficial, mas tudo indica que virá com valor agressivo para atrair frotistas dispostos a experimentar algo novo e pagar menos por isso.
Já o Atego 1719 carrega o peso da tradição. Conta com a maior rede de concessionárias do Brasil, grande disponibilidade de peças e uma rede de mecânicos especializada, tanto dentro quanto fora da autorizada. Além disso, oferece mais opções de transmissão e um pacote mais completo de itens de segurança e conforto. O preço médio de mercado, segundo a Tabela Fipe, gira em torno de R$ 522.360.
E você, quanto pagaria por um Foton Auman D 1722? Essa é a pergunta que pode decidir o futuro do modelo no mercado brasileiro.
Especificação | Foton Auman D 1722 | Mercedes-Benz Atego 1719 |
Motor | Cummins F4.5 – 4 cil. em linha | OM 924 LA BlueTec 6 – 4 cil. em linha |
Potência | 220 cv a 2.300 rpm | 185 cv a 2.200 rpm |
Torque | 820 Nm (1.200–1.500 rpm) | 700 Nm (1.200–1.600 rpm) |
Transmissão | Manual ZF 6S1000 – 6 marchas | Manual G 90-6 ou Automatizada G 140-8 |
Comprimento | 7.650 mm ou 8.900 mm | 6.258 mm |
Entre-eixos | 4.200 mm ou 5.150 mm | 3.590 mm |
Largura / Altura | 2.488 mm / 2.800 mm | 2.460 mm / 2.861 mm |
PBT Legal / Técnico | 16.000 kg / 18.700 kg | 16.000 kg / 17.100 kg |
CMT (ou PBTC) | 26.000 kg | 27.000 kg |
Suspensão dianteira | Molas parabólicas | Molas parabólicas com amortecedores |
Suspensão traseira | Parabólica principal + auxiliar | Molas trapezoidais ou suspensão pneumática |
Freios | A ar, “S” Cam, com freio motor | Idem ao Foton |
Segurança eletrônica | ABS, ASR, ESC | ABS, ASR, ESC, EBD, ESS, Hill Holder |
Rede de Concessionárias | Em expansão | Ampla, presente em todo o Brasil |
Preço estimado | A ser divulgado (estratégia agressiva) | Média de R$ 522.360 (Fipe) |