segunda-feira, abril 21, 2025

Comparativo Técnico: Foton Auman D 1722 vs. Mercedes-Benz Atego 1719

A Foton Brasil acaba de apresentar ao mercado o seu mais novo caminhão semipesado: o Auman D 1722 4×2. O modelo entra na faixa de Peso Bruto Total (PBT) de 16 toneladas, uma categoria estratégica no transporte de cargas no Brasil, principalmente, para o setor de distribuição de bebidas. E quem lidera esse segmento? De acordo com os dados de emplacamentos do Denatran, o campeão de vendas no primeiro trimestre de 2025 foi o Mercedes-Benz Atego 1719, com 729 unidades licenciadas, seguido pelo VW Constellation 17.210, 583 caminhões emplacados.

Mas como será que o estreante da Foton se sai frente a frente com o líder de mercado? A seguir, comparamos as fichas técnicas dos dois modelos para entender as diferenças e potenciais vantagens.

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Motorização

O Foton Auman D 1722 é equipado com o motor Cummins F4.5, que entrega 220 cv de potência a 2.300 rpm e torque de 820 Nm entre 1.200 e 1.500 rpm. Trata-se de um propulsor diesel de 4 cilindros em linha, com sistema de injeção eletrônica Common Rail e 4.460 cm³ de cilindrada.

Já o Mercedes-Benz Atego 1719 utiliza o motor OM 924 LA BlueTec 6, também de 4 cilindros em linha, com 4,8 litros. São 185 cv a 2.200 rpm e 700 Nm de torque entre 1.200 e 1.600 rpm — um conjunto bem conhecido por sua robustez e confiabilidade.

Transmissão

O Auman D 1722 traz uma caixa mecânica ZF 6S1000, de 6 marchas à frente e 1 à ré. No caso do Atego, há opções: transmissão automatizada PowerShift 3 Advanced de 8 marchas (MB G 140-8) ou manual G 90-6, ambas com embreagem monodisco de 395 mm.

A presença da versão automatizada no Mercedes-Benz é um diferencial importante para frotistas que priorizam conforto e economia de combustível.

Assista o Canal FrotaCast:

Dimensões e Capacidade

O Foton Auman D 1722 está disponível em duas versões de comprimento: 7.650 mm e 8.900 mm (versão L), com largura de 2.488 mm e altura de 2.800 mm. A distância entre-eixos varia entre 4.200 mm e 5.150 mm, com PBT legal de 16.000 kg, PBT técnico de 18.700 kg e CMT de 26.000 kg.

Já o Atego 1719 tem 6.258 mm de comprimento, 2.460 mm de largura e 2.861 mm de altura (com climatizador). O entre-eixos é de 3.590 mm, com PBT legal igual, de 16.000 kg, PBT técnico de 17.100 kg e PBTC/CMT de 27.000 kg.

Embora o Foton ofereça maior entre-eixos e comprimento na versão L — favorecendo implementações maiores — o Mercedes-Benz mantém vantagem no CMT.

Chassi e Suspensão

Ambos os modelos são construídos sobre chassis reforçados para aplicação severa.

O Foton utiliza suspensão dianteira com feixe de molas parabólicas, e traseira com feixe principal e auxiliar — uma configuração bastante convencional.

No Atego, a suspensão dianteira também é por molas parabólicas com amortecedores telescópicos, mas há a opção de suspensão pneumática, recurso que agrega mais conforto e adaptabilidade de carga. Na traseira, as molas trapezoidais curtas são destaque no equilíbrio entre robustez e absorção.

Freios e Segurança

Nos dois caminhões, os freios são a ar, tipo “S” Cam com circuito duplo, incluindo freio de estacionamento com molas acumuladoras e freio motor.

Em termos de eletrônica embarcada, ambos contam com ABS, ASR e ESC. O Mercedes-Benz adiciona ainda EBD (distribuição eletrônica de frenagem), ESS (sinalização de frenagem de emergência) e Hill Holder (assistente de partida em rampa) — itens importantes para segurança e dirigibilidade em diversas condições.

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Conclusão

A disputa entre o Foton Auman D 1722 e o Mercedes-Benz Atego 1719 evidencia dois perfis bem distintos de caminhão — e de público.

O Auman D 1722 aposta em força, maior capacidade técnica e preço competitivo, embora ainda seja uma novidade no mercado, com rede de concessionários em fase de expansão. A Foton não revelou o preço oficial, mas tudo indica que virá com valor agressivo para atrair frotistas dispostos a experimentar algo novo e pagar menos por isso.

Já o Atego 1719 carrega o peso da tradição. Conta com a maior rede de concessionárias do Brasil, grande disponibilidade de peças e uma rede de mecânicos especializada, tanto dentro quanto fora da autorizada. Além disso, oferece mais opções de transmissão e um pacote mais completo de itens de segurança e conforto. O preço médio de mercado, segundo a Tabela Fipe, gira em torno de R$ 522.360.

E você, quanto pagaria por um Foton Auman D 1722? Essa é a pergunta que pode decidir o futuro do modelo no mercado brasileiro.

Especificação Foton Auman D 1722 Mercedes-Benz Atego 1719
Motor Cummins F4.5 – 4 cil. em linha OM 924 LA BlueTec 6 – 4 cil. em linha
Potência 220 cv a 2.300 rpm 185 cv a 2.200 rpm
Torque 820 Nm (1.200–1.500 rpm) 700 Nm (1.200–1.600 rpm)
Transmissão Manual ZF 6S1000 – 6 marchas Manual G 90-6 ou Automatizada G 140-8
Comprimento 7.650 mm ou 8.900 mm 6.258 mm
Entre-eixos 4.200 mm ou 5.150 mm 3.590 mm
Largura / Altura 2.488 mm / 2.800 mm 2.460 mm / 2.861 mm
PBT Legal / Técnico 16.000 kg / 18.700 kg 16.000 kg / 17.100 kg
CMT (ou PBTC) 26.000 kg 27.000 kg
Suspensão dianteira Molas parabólicas Molas parabólicas com amortecedores
Suspensão traseira Parabólica principal + auxiliar Molas trapezoidais ou suspensão pneumática
Freios A ar, “S” Cam, com freio motor Idem ao Foton
Segurança eletrônica ABS, ASR, ESC ABS, ASR, ESC, EBD, ESS, Hill Holder
Rede de Concessionárias Em expansão Ampla, presente em todo o Brasil
Preço estimado A ser divulgado (estratégia agressiva) Média de R$ 522.360 (Fipe)

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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