quarta-feira, dezembro 11, 2024

Caminhões VW vão sair de fábrica com diesel Vibra 24% renovável

Embora bastante comum na Europa e Estados Unidos, o diesel verde renovável, diferente do biodiesel, ganha espaço no Brasil. A Vibra, empresa que surgiu com a privatização da BR Distribuidora, é uma das pioneiras na produção de HVO (Hydrotreated Vegetable Oil ou óleo vegetal hidrotratado). Ela será a fornecedora exclusiva do Vibra Diesel Renovável para o primeiro enchimento de todos os caminhões e ônibus Volkswagen no país.  

Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News

Porém, o Vibra Diesel Renovável não é 100% renovável. Ele é uma mistura de 10% do HVO no diesel convencional com 14% de biodiesel, portanto, sendo menos poluente do que o diesel fóssil puro. O HVO é produzido pelo processo de hidrotratamento, onde óleos vegetais ou gorduras animais são tratados com hidrogênio sob alta pressão e temperatura. A composição química é por hidrocarbonetos, semelhantes ao diesel fóssil, o que permite seu uso em motores diesel sem necessidade de modificações. O HVO reduz significativamente as emissões de gases do efeito estufa e outros poluentes, como material particulado e óxidos de nitrogênio. 

Leia também:

Marcopolo surpreende mercado com o motorhome Nomade 4×4

Biodiesel + HVO

Assim, em conjunto com 14% do biodiesel, que já compõe o diesel comercial padrão, a fábrica passará a abastecer todos os veículos produzidos com 24% de combustível renovável. A princípio, é uma solução intermediária e possível no momento antes de ter no mercado, de forma viável economicamente, a oferta de B100 e HVO100. Além disso, o Vibra Diesel Renovável de primeiro enchimento conta com uma tecnologia premium de aditivação que proporciona estabilidade operacional, garantindo a segurança oxidativa mesmo durante o período em que os veículos permanecem nos pátios da fábrica e das concessionárias, um problema bastante comum ao biodiesel convencional.  

Saiba mais:

Scania R vence o Truck of the Year Latin America 2025  

“Nossa missão é facilitar e acelerar a agenda ESG dos nossos clientes, e essa parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus é uma prova de que podemos liderar essa transição com soluções inovadoras e sustentáveis,” afirma Vanessa Gordilho, vice-presidente executiva de Marketing e Produtos da Vibra. “O Vibra Diesel Renovável combina tecnologia de ponta com sustentabilidade, oferecendo a eficiência de uma aditivação premium e a confiabilidade do HVO, já reconhecidas mundialmente.”

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui