quinta-feira, novembro 21, 2024

BOSCH VAI PRODUZIR CÉLULA DE COMBUSTÍVEL, MOTOR E HIDROGÊNIO VERDE

  • O que a Bosch informa sobre os planos dela para tecnologias a hidrogênio e R$ 13,3 bilhões de investimento
  • Produção em série da célula de combustível
  • Motor a combustão movido a hidrogênio
  • Produção do combustível hidrogênio

A Bosch, que no passado já considerou desistir dos altos investimentos para o desenvolvimento da tecnologia de célula de combustível, deu um importante passo rumo à era do hidrogênio. Ela iniciou a produção em série de seu sistema de acionamento por célula de combustível. Essa tecnologia promissora está sendo implantada em parceria com a empresa norte-americana Nikola, que será o cliente piloto, e a Iveco.

Contudo, a Bosch não se restringe apenas à célula de combustível como sua aposta para o futuro. Com uma visão ampla, a empresa está adotando o hidrogênio em diversas frentes e até mesmo planeja produzi-lo internamente, mostrando sua dedicação em tornar-se líder na indústria de tecnologias de hidrogênio.

Nos siga no LinkedIn!

Bosch
Célula de combustível em teste nos caminhões da Nikola e da Iveco

Em um anúncio efetuado na matriz, em Stuttgart-Feuerbach, na Alemanha, a Bosch divulgou suas projeções ambiciosas para o setor de hidrogênio. Espera-se que, até 2030, o grupo alcance vendas no valor de aproximadamente cinco bilhões de euros com suas diversas tecnologias relacionadas ao hidrogênio.

APOIE E CONTRIBUIÇÃO PARA O JORNALISMO INDEPENDENTE DO FROTA NEWS: PIX: apoiador@frotanews.com.br

A Bosch revelou que irá alocar quase 2,5 bilhões de euros (R$ 13,3 bilhões) de investimentos no desenvolvimento e produção de tecnologias de hidrogênio entre 2021 e 2026. Surpreendentemente, esse valor representa um aumento de um bilhão de euros em relação ao plano de investimentos originalmente projetado para o período de 2021 a 2024.

CAMINHÕES IVECO MOVIDOS A HIDROGÊNIO JÁ CONTAM COM POSTO PARA ABASTECIMENTO

Motor a combustão movido a hidrogênio

A produção em série do sistema de acionamento por célula de combustível não está restrita apenas a Feuerbach. A Bosch está simultaneamente iniciando a produção em Chongqing, na China, com os componentes essenciais vindo da fábrica de Wuxi. Esse movimento estratégico permite que a empresa aproveite as oportunidades de crescimento em um mercado-chave e diversifique suas operações globais.

Além do sistema de célula de combustível, a Bosch também está concentrando seus esforços no desenvolvimento de um motor a combustão movido a hidrogênio. Esse projeto inclui o aprimoramento do coletor de admissão e da injeção direta de H2, tornando o motor particularmente adequado para veículos pesados que transportam cargas pesadas por longos períodos.

O Dr. Markus Heyn, membro do conselho da Bosch e presidente da Bosch Mobility, ressalta que “o motor H2 pode fazer tudo o que o diesel realiza, porém, de maneira neutra em CO₂. Ele também possibilita uma rápida e econômica adoção da mobilidade com hidrogênio”. Assim, a expectativa é de que o motor H2 esteja disponível no mercado já em 2024.

A Bosch vai produzir também o hidrogênio verde

Quanto ao fornecimento de hidrogênio verde, a Bosch já está se preparando para ser um dos líderes nesse campo. Certamente, em 2023, a empresa iniciou a construção de protótipos do processo de eletrólise com membranas de troca de prótons. Ele se opõe à conversão de energia na célula a combustível móvel. Ademais, a Bosch planeja disponibilizar modelos funcionais de 1,25 megawatts para aplicações piloto a partir do final de 2024. Por fim, o início da produção em série está previsto para 2025.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui