Da ampliação da presença no Norte e Nordeste do Brasil ao reconhecimento internacional de seus caminhões na Europa, passando por um projeto inédito que transforma um modelo de carga em motorhome familiar, a DAF Caminhões vive um momento que combina desempenho operacional, versatilidade de aplicação e fortalecimento de marca. As notícias mais recentes mostram como a fabricante avança simultaneamente nos negócios, na relação com os transportadores e na inovação de produtos, consolidando sua posição tanto no mercado brasileiro quanto no cenário global.
O caso mais emblemático desse conjunto de notícias é protagonizado pela Bonomi Transportes. O bom desempenho da frota DAF da empresa inspirou Eduardo e Alexandre Bonomi, representantes da segunda geração da transportadora, a transformar um caminhão da marca em um projeto pessoal: a construção de um motorhome sobre um DAF CF semipesado para viagens em família pelo Brasil e pela América Latina.
Leia também:
- Principais notícias das marcas de caminhões na primeira metade de dezembro
- Revista Frota News Edição 53 – Comparativo Técnico
A base do projeto é um DAF CF rígido 6×2, com cabine Space, motor PACCAR PX-7 de 310 cv e transmissão automatizada de nove velocidades. Cliente da DAF desde 2020, a Bonomi Transportes possui atualmente 19 caminhões da marca. Segundo Eduardo Bonomi, a escolha se deu pela combinação de conforto, tecnologia e design, atributos já reconhecidos nos veículos da fabricante.
As dimensões do chassi, com 8 metros de comprimento, e da cabine — 2,60 metros de largura e 2,40 metros de altura — permitiram um projeto com passagem direta entre cabine e módulo habitacional, garantindo integração e praticidade. Com capacidade para até seis pessoas, o motorhome reúne quarto, cozinhas interna e externa, banheiro, lavanderia e uma ampla área de convivência equipada com sofá em “U”, mesa retrátil, TV de 32 polegadas e ar-condicionado. O destaque técnico é o slide-out elétrico, viabilizado por sapatas hidráulicas niveladoras, que amplia o espaço interno quando o veículo está estacionado.
Expansão e desempenho no Norte e Nordeste
No mercado brasileiro, a DAF também colhe resultados consistentes com a expansão nas regiões Norte e Nordeste, hoje atendidas por 25 pontos da rede. O crescimento econômico local e o aumento da demanda por transporte rodoviário impulsionaram a participação da marca, que já representa 17% das vendas da DAF no país, com destaque para o DAF XF em operações severas.
Transportadoras como Frilem, Guerra Transportes, Flor Agropecuária, Hiperhaus e AlfaTrans relatam ganhos expressivos em consumo de combustível, robustez, confiabilidade mecânica e conforto para o motorista. Em operações que vão do transporte de gado e alimentos refrigerados ao escoamento da produção agrícola para os portos do Arco Norte, o XF tem demonstrado desempenho consistente mesmo em rotas com estradas de terra, longas distâncias e condições climáticas adversas.
Com a previsão de crescimento do PIB regional acima da média nacional em 2026, a fabricante já projeta a continuidade dessa expansão, incluindo a abertura de uma nova concessionária no Pará.
Reconhecimento internacional da nova geração de caminhões

No cenário externo, a DAF reforça sua reputação com prêmios relevantes. O DAF XD foi eleito Irish Distribution Truck of the Year 2026 durante o Fleet Transport Awards, na Irlanda. O júri destacou o conjunto formado pelo motor PACCAR PX-7, a transmissão automatizada PowerLine, o conforto da cabine de largura total e os avanços em segurança, como o potente freio-motor e os sistemas de visibilidade direta e câmeras digitais, considerados referência no segmento de distribuição urbana.
Já a Nova Geração DAF XB recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de TOP Light Truck na República Tcheca e na Eslováquia. A linha foi reconhecida como líder de categoria por aliar eficiência energética, opções diesel e elétricas, elevada capacidade de carga, manobrabilidade, conforto e um pacote abrangente de sistemas ADAS. Para o júri local, o XB segue como o favorito da indústria no segmento de caminhões leves de até 19 toneladas.
Nova geração em teste no Brasil

Imagens dos modelos da nova geração camuflada já vem sendo divulgadas nas redes sociais desde meados deste ano, principalmente, nas rodovias do Mato Grosso. A fabricante, que produz veículos no país desde 2013, atualizou sua linha XF e CF em 2020 e agora prepara a chegada de modelos que já circulam na Europa desde 2021.
As novas cabines foram projetadas para atender às normas de aerodinâmica e segurança da União Europeia, ficando cerca de 90 centímetros mais longas na dianteira. Além do design mais moderno e eficiente, os caminhões prometem reduzir emissões de CO₂ e oferecer maior conforto e atratividade para motoristas, em um cenário de escassez de profissionais no setor.
No Brasil, os testes foram flagrados na região de Tapurah, mostrando um modelo 6×4 com cabine XG, camuflado e sem emblemas, identificado com o logotipo da Martelli Transportes. Entre as mudanças visíveis está a suspensão mais elevada, adaptada para enfrentar as condições severas das estradas brasileiras. Ainda não há previsão oficial para o lançamento da nova geração no mercado nacional, e os ensaios podem também contribuir para ajustes nos modelos europeus, aproveitando a experiência em um ambiente de transporte mais desafiador.
Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast


