Em sua última coletiva de imprensa, a Anfavea (Associação Nacional de Veículos Automotores) fez o balanço de 2024 e as projeções de estabilidade para 2025 no segmento de caminhões e ônibus, com uma previsão de produção de 169 mil veículos pesados no total. Para automóveis e comerciais leves, há expectativa de um crescimento 7,3%. Essas previsões são revisadas durante o ano, considerando que é muito difícil fazer previsões sobre a economia brasileira.
Conforme a Carta da Anfavea, o licenciamento caminhões teve crescimento de 16,2%, leve queda nas exportações (-0,2%) e forte crescimento na produção (41,5%) entre janeiro e novembro de 2024. Confira os números:
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No segmento de ônibus, a Carta da Anfavea demonstra crescimento de 6,6% em licenciamento, queda de 2,9% em exportações e crescimento de 34,7% na produção. Confirma:
Agora, confira agora o desempenho de emplacamentos por segmento: automóveis, comerciais leves, caminhões semileves, leves, médios, semipesados e pesados, e ônibus:
Por fim, confira os números de emplacamentos de janeiro a novembro de 2024 comparado com o mesmo período de 2023, além das comparações de novembro com outubro, e novembro de 2024 com novembro de 2023:
Considerações finais
Para uma análise correta, devemos lembrar que caminhões para efeitos de licenciamento são todos os veículos de carga com PBT a partir de 3.501 kg. Portanto, isso inclui caminhonetes grandes, como a Ram 2.500 e 3.500, e furgões, como Mercedes-Benz Sprinter 417 e 517, furgão ou chassi cabine, ele valendo para os modelos Iveco Daily, entre outros. Isso vale para vans de passageiros com capacidade para oito pessoas, excluindo o motorista.
Por outro lado, há muitos modelos que parecem “caminhãozinho” e, por ter o PBT até 3.500 kg estão fora desta estatística, como VW Delivery Express, Iveco Daily City, Mercedes-Benz Sprinter Truck 315, entre outros. Esses modelos então nas mesmas estatísticas de comerciais leves, que inclui furgões, chassi cabine, picapes e SUV.
Também devemos lembrar que as marcas Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen são montadoras “full liner”, ou seja, atuam em todos os segmentos. Já DAF Caminhões, Scania e Volvo atuam somente nos segmentos a partir de 16 toneladas de PBT.
Assim, onde se lê FAC (Dodge), na verdade é a Ram, valendo o mesmo para Ford com os modelos Transit com PBT acima de 3.500 kg, Peugeot, Citroën etc.
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