terça-feira, janeiro 21, 2025

Balanço de 2024 e previsão para 2025 do mercado de caminhões e ônibus

Em sua última coletiva de imprensa, a Anfavea (Associação Nacional de Veículos Automotores) fez o balanço de 2024 e as projeções de estabilidade para 2025 no segmento de caminhões e ônibus, com uma previsão de produção de 169 mil veículos pesados no total. Para automóveis e comerciais leves, há expectativa de um crescimento 7,3%. Essas previsões são revisadas durante o ano, considerando que é muito difícil fazer previsões sobre a economia brasileira. 

Conforme a Carta da Anfavea, o licenciamento caminhões teve crescimento de 16,2%, leve queda nas exportações (-0,2%) e forte crescimento na produção (41,5%) entre janeiro e novembro de 2024. Confira os números: 

Balanço de 2024
Fonte: Anfavea

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No segmento de ônibus, a Carta da Anfavea demonstra crescimento de 6,6% em licenciamento, queda de 2,9% em exportações e crescimento de 34,7% na produção. Confirma: 

Balanço 2024
Fonte: Anfavea

Agora, confira agora o desempenho de emplacamentos por segmento: automóveis, comerciais leves, caminhões semileves, leves, médios, semipesados e pesados, e ônibus: 

Balanço 2024
Fonte: Anfavea

Por fim, confira os números de emplacamentos de janeiro a novembro de 2024 comparado com o mesmo período de 2023, além das comparações de novembro com outubro, e novembro de 2024 com novembro de 2023: 

Balanço 2024
Fonte: Anfavea

Considerações finais 

Para uma análise correta, devemos lembrar que caminhões para efeitos de licenciamento são todos os veículos de carga com PBT a partir de 3.501 kg. Portanto, isso inclui caminhonetes grandes, como a Ram 2.500 e 3.500, e furgões, como Mercedes-Benz Sprinter 417 e 517, furgão ou chassi cabine, ele valendo para os modelos Iveco Daily, entre outros. Isso vale para vans de passageiros com capacidade para oito pessoas, excluindo o motorista. 

Por outro lado, há muitos modelos que parecem “caminhãozinho” e, por ter o PBT até 3.500 kg estão fora desta estatística, como VW Delivery Express, Iveco Daily City, Mercedes-Benz Sprinter Truck 315, entre outros. Esses modelos então nas mesmas estatísticas de comerciais leves, que inclui furgões, chassi cabine, picapes e SUV.

Também devemos lembrar que as marcas Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen são montadoras “full liner”, ou seja, atuam em todos os segmentos. Já DAF Caminhões, Scania e Volvo atuam somente nos segmentos a partir de 16 toneladas de PBT.

Assim, onde se lê FAC (Dodge), na verdade é a Ram, valendo o mesmo para Ford com os modelos Transit com PBT acima de 3.500 kg, Peugeot, Citroën etc. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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