quinta-feira, novembro 21, 2024

AVALIAÇÃO: KIA STONIC É UM HÍBRIDO PARA FROTAS QUE PRECISAM DE AUTONOMIA E ECONOMIA

A Kia Motors deu um passo ousado no mercado brasileiro ao importar e apostar no Kia Stonic. Este modelo inovador e foi o primeiro SUV compacto com tecnologia híbrida no Brasil, marcando um avanço significativo na oferta de veículos eco-friendly.

Ele marca pontos nas políticas ESG das frotas corporativas ao somar pontos em economia, sustentabilidade e segurança. Além disso, no caso de São Paulo, ele é isento de rodízio. 

O Kia Stonic, com dimensões comparáveis aos demais SUVs da categoria, aposta no estilo jovial. Importado da Coreia do Sul, este SUV híbrido está com preço público de R$ 139.990. Para frotas, por meio de vendas diretas, cabe negociação para definir o desconto.

Design e interior

O estilo do Kia Stonic cativa com sua abordagem jovem e esportiva. O icônico “nariz de tigre”, a emblemática grade que caracteriza os carros da marca, confere personalidade imediata ao veículo. Ademais, escolher um teto pintado de cor diferente acrescenta um toque de dinamismo, realçando o perfil esportivo do Stonic, um SUV com menor altura em relação ao solo.

O modelo da avaliação tinhas as cor Cinza Perene com teto Amarelo Máximo. Os modelos bicolor custam R$ 4.500 extra. As opções de cores são várias devidas as diferentes combinações possíveis.

No interior do carro, a textura aprimorada dos plásticos e detalhes em imitação de fibra de carbono elevam a qualidade percebida do interior. O espaço acomoda confortavelmente quatro passageiros adultos. O quinto passageiro vai ficar bem acomodado ser for mais “compacto” devido ao túnel central e o entre-eixos mais curto, característica em quase todos os modelos da categoria.

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Tecnologia híbrida leve

Sob o capô, o Kia Stonic incorpora um motor Kappa 1.0 turbo de 3 cilindros a gasolina. Ele produz 118 cv e 168 Nm de torque. Combinado ao motor elétrico de 48V, o trem de força gera 120 cv e 200 Nm e acelerações mais rápidas. 

O sistema híbrido leve, embora modesto em potência e capacidade de armazenamento, aprimora efetivamente o consumo do veículo.

O conjunto é complementado por uma transmissão automatizada de sete velocidades com dupla embreagem e tração dianteira, proporcionando desempenho sólido para um veículo de 1.256 kg.

Resultado energético

Kia Stonic
O Kia Stonic foi o vencedor do Prêmio Mobilidade Limpa na categoria MHEV, promovido pela Agência Autoinforme

Com o conjunto, foi possível fazer médias de 17 km/l na estrada, e cerca de 14 km/l na cidade.

Com modos de condução Eco, Normal e Sport, o Kia Stonic ajusta sua dinâmica de acordo com a preferência do motorista.

No modo Sport, a resposta rápida e a direção precisa se destacam, enquanto o modo Eco otimiza o consumo, especialmente em ambientes urbanos.

O ajuste de suspensões equilibra habilmente a condução esportiva e o conforto, proporcionando uma experiência satisfatória em variadas condições rodoviárias.

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Pacote de Recursos

O Kia Stonic oferece um pacote abrangente de recursos, incluindo ar-condicionado automático e digital, start-stop, ajustes de volante, central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.

No quesito segurança, ademais, o Kia Stonic conta com seis airbags, alerta de uso do banco traseiro e assistente de partida em rampa.

Enfim, conta com controles de tração e estabilidade, sistema Isofix e desbloqueio automático de portas em caso de colisão aprimoram a segurança dos ocupantes.

O modelo de entrada da Kia oferece freios a disco nas quatro rodas. Por fim, característica diferente dos modelos das fabricantes brasileiras, oferece o eixo traseiro em seus modelos com freios a tambor, menos seguros

Kia Stonic
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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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