domingo, fevereiro 2, 2025

A visão da Braspress sobre caminhões elétricos, transição energética e a testa elétrico da MB

O Frota News entrevistou o fundador e presidente da Braspress, Urubatan Helou, sobre a transição energética em sua frota de caminhões. O empresário, referência no setor, foi bastante enfático da necessidade desta necessidade. No entanto, os seus 47 anos de experiência nos apresenta uma visão de quem estuda as alternativas e ainda não tem uma resposta definitiva. Porém, tem bons questionamentos e sobre isso que este artigo aprofunda.

A Braspress empresa entende a importância da transição energética, pois as mudanças climáticas devido, em parte, do uso de combustíveis fósseis, são evidentes. A empresa está disposta a utilizar todas as alternativas de energias mais limpas, caso exista a viabilidade econômica. Para Urubatan Helou, isso precisa ser uma política de Estado. Sigamos para esse entendimento.

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A Braspress já utiliza 30 caminhões elétricos da JAC Motors Brasil, o JAC iEV1200T, e ouvimos só elogios pelos resultados deles na operação. Mas a Braspress quer mais. Ela é cliente fiel da Mercedes-Benz desde 1977. Por isso, a Braspress já está testando um caminhão 100% elétrico da marca das três estrelas. Tanto o empresário quanto a Mercedes-Benz não quiseram informar muito detalhes sobre isso, pois, lógico, faz parte da estratégia das empresas não revelar muitas informações prematuramente.

Porém, os executivos da Mercedes-Benz não confirmaram qual modelo. No entanto, o atual portfólio da empresa conta com os modelos eActros 300 e eActros 600. O presidente da Braspress também não confirmou qual o modelo em teste. No entanto, ele disse cairia como uma luva em sua operação um caminhão elétrico com PBT de 15 toneladas e autonomia em torno de 600 km. E se for Mercedes-Benz, melhor ainda.

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O Mercedes-Benz eActros LongHaul é um caminhão 100% elétrico que estreou no Salão de Hannover (IAA 2022). Ele se destaca por sua autonomia de 500 km e capacidade de carregamento ultrarrápido com potência de até 1 MW. Equipado com três pacotes de bateria, totalizando mais de 600 kWh, e dois motores elétricos, o eActros LongHaul oferece uma potência contínua de 400 kW e um pico de saída superior a 600 kW. Utilizando células LFP (fosfato-ferro-lítio), que proporcionam maior vida útil e quantidade de energia utilizável. Esse caminhão elétrico promete durabilidade de mais de 10 anos e 1,2 milhão de km. Além disso, sua bateria pode ser recarregada de 20 a 80% em menos de 30 minutos usando uma estação de carregamento com saída de cerca de um megawatt. A produção em série do Mercedes eActros LongHaul já está em pleno vapor.

Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, presente na mesma ocasião da entrevista com Urubatan Helou, não confirmou e nem desmentiu que seja o Actros e300 o modelo em teste no Brasil. Disse que a Mercedes-Benz Caminhões conta com um portfólio de caminhões elétricos e, que no caso do Brasil, confirmou haver modelos em testes, mas, a maior preocupação ainda é com a infraestrutura, mas estará pronta para fazer os lançamentos em breve. Inclusive, irá revelar novidades ainda neste ano.

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Para se ter como exemplo, na Alemanha, a Mercedes-Benz Trucks não vende um caminhão exclusivamente. Ela vende o pacote completo: caminhão, consultoria para infraestrutura, e acompanhamento de pós-venda para garantir a maior vida útil do caminhão elétrico, pois, se houver mal uso, o projeto dará errado, como ocorre com as locadoras em relação aos automóveis elétricos no mundo todo, inclusive no Brasil.

Urubatan Helou Jr., também na mesma ocasião, disse que o que ele pensa sobre caminhões elétricos na frota hoje é diferente de dois anos atrás e pode ser diferente daqui a dois anos. No entanto, hoje, estão muito satisfeitos com os 30 JAC elétricos, pois conseguem cumprir a roda diária gastando, no máximo, 40% da energia da bateria e quase zero custo de manutenção até o momento, apenas com pneus.

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E para abastecer os caminhões, a Braspress compra energia mais limpa do Mercado Livre de Energia e está se preparando para produzir a própria energia elétrica para abastecer os caminhões, pois a transição energética precisa de fontes limpas de eletricidade.

Para concluir, Urubatan Helou deixou claro que a Braspress testará e está disposta a adotar todas as alternativas em sua frota, quando for sustentável ambiental e economicamente.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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