quinta-feira, novembro 21, 2024

A estratégia da Ultragaz para a distribuição de biometano

A Ultragaz, conhecida por sua longa história na distribuição de GLP, está agora traçando um novo caminho rumo à sustentabilidade e inovação. Aliás, o Frota News já tinha noticiado sobre os planos da empresa para transição energética e sustentabilidade.

Leia também:

Entrevista: Operação Mulher Motorista: Ipiranga rompe barreiras no transporte de combustíveis

Com a aquisição da Neogás, pela Ultragaz, dá um passo significativo para entrar no mercado de gás natural. Atualmente, e com foco no biometano, o gás mais verde e renovável que existe no mundo. Certamente, marcando o início de uma jornada promissora no setor de energias renováveis.

O biometano, um substituto renovável do gás natural, é produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, oferecendo uma alternativa mais verde e sustentável. A Ultragaz não só reconhece o potencial do biometano como uma solução energética limpa, mas também vê uma oportunidade de liderar a transformação no mercado energético brasileiro.

Leia também:

Noma do Brasil retoma operação em Paulínia para atender o transporte de combustível

A estratégia da Ultragaz para 2024 é ambiciosa e focada em ampliar a distribuição de biometano em território nacional. A saber, a empresa planeja interiorizar o acesso ao combustível, especialmente em regiões off-grid, sendo áreas não atendidas por gasodutos tradicionais. Isso não só democratiza o acesso à energia renovável, mas também apoia grandes indústrias em suas metas de descarbonização e objetivos ESG.

A Ultragaz já estabeleceu parcerias estratégicas, como com a Essencis Biometano, para a produção de biometano proveniente do maior aterro sanitário em operação da América Latina, localizado em Caieiras (SP). Além disso, a empresa firmou um contrato para o fornecimento de biometano no estado do Rio de Janeiro, a partir da usina GNR Dois Arcos.

Até o final de 2024, a Ultragaz espera fechar novos acordos de venda de biometano com setores estratégicos da indústria nacional, incluindo o automotivo, metalúrgico, cerâmico, têxtil e o agronegócio. A conexão com os maiores produtores de biometano do país é uma parte crucial dessa estratégia, visando assim, a escalabilidade e o transporte eficiente para diversas regiões do Brasil.

A iniciativa da Ultragaz reflete uma tendência global de busca por fontes de energia renováveis e sustentáveis, alinhada com as crescentes preocupações ambientais e a necessidade de reduzir a pegada de carbono. O plano da Ultragaz para 2024 é um exemplo de como as empresas podem liderar a mudança para um futuro mais verde, contribuindo para um planeta mais saudável e um Brasil mais sustentável.

Acompanharemos de perto os desenvolvimentos dessa estratégia e os impactos positivos que ela trará para o meio ambiente e para a economia do país. O biometano promete ser uma peça-chave na matriz energética brasileira, e a Ultragaz está na vanguarda dessa transformação energética.

A Ultragaz faz parte do Grupo Ultrapar, do qual fazem parte também os Postos Ipiranga e Ultracargo.

No siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui