segunda-feira, setembro 16, 2024

Crescimento no mercado de máquinas impactará positivamente o transporte

- Publicidade -

No final de 2023, a Sociedade Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema) divulgou uma publicação que indica uma perspectiva positiva para o mercado de máquinas de construção em 2024, sinalizando um possível fortalecimento após uma estimativa de queda de 13% nas vendas em 2023 em relação ao ano anterior.

O crescimento das vendas de máquinas geram mais transporte de equipamentos de construção e, também, de caminhões vocacionais e implementos rodoviários para o setor de construção.

O inédito Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção projeta uma demanda de 52,4 mil unidades em 2024.

Leia também:

Safra Implementos: a nova distribuidora Noma no Sul de Minas

O coordenador do Estudo de Mercado, Mario Miranda, apresentou os dados durante o 18º Tendências no Mercado da Construção. Por certo, destacou um crescimento projetado de 6% nas vendas de máquinas para construção em 2024.

Especificamente para a linha amarela, destinada à movimentação de terra, a previsão é de um aumento de 7% em 2024, contrastando com a retração estimada de 21% em 2023 em comparação com 2022, quando foram comercializadas 31 mil unidades.

O conteúdo publicado pela Sobratema, a fim de revelar um otimismo no mercado de máquinas para construção em 2024, apresenta 76% dos empresários entrevistados acreditando em um crescimento nessa área no próximo ano.

No setor da construção, a expectativa também é positiva para 54% dos entrevistados.

Miranda observou que, em termos de vendas, os dois segmentos com maior quota de mercado são construções (37%) e locação (26%). Dessa forma, totalizando 63%.

Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, destacou a inteligência estratégica observada, sobretudo, nas construtoras, que intercalam o uso de sua frota com a locação.

Ele enfatizou a redução significativa na frota parada. Dessa forma, caindo para 19%, em comparação com 57% em 2017, indicando uma adaptação eficiente ao mercado em constante evolução.

Saiba mais:

Fabet-SP abre inscrições para 1ª edição do curso Gestão em Segurança de Transporte de 2024

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui