sexta-feira, outubro 18, 2024

Logistik Schmitt avança com frota de caminhões elétricos com o eActros 300 e FM Electric

- Publicidade -

Convencer um cliente pagar quase o triplo do que está acostumado a pagar por um caminhão cavalo mecânico elétrico e mais ao equivalente a R$ 300 mil em sistema de carga rápida de bateria não é uma tarefa fácil para um vendedor.

O comprador precisa acreditar muito na eletrificação de frota como a melhor solução para a logística, ter consciência que está pagando alto por uma tecnologia nova (motores elétricos e baterias existem há mais de um século, mas como é feito hoje é inédito) e ter consciência que esta tecnologia está sendo aperfeiçoada de forma exponencial, portanto, um caminhão modelo 2023 será antigo e menos competitivo perto um modelo 2025.

Neste cenário, a Mercedes-Benz Trucks conseguiu fazer a sua primeira venda do modelo Actros 300 para um cliente alemão.

A Logistik Schmitt comprou seis Mercedes-Benz eActros 300.  e recebeu a primeira unidade na semana passada. A Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks postou hoje (30 de outubro) no LinkedIn informações sobre a entrega da primeira unidade do modelo.

Em julho deste mês ano, a Logistik Schmitt já havia emitido comunicado sobre a parceria com a Volvo Trucks além da Mercedes-Benz. A transportadora utilizada também caminhões pesados mais potentes. Ela já incorporou na frota o modelo Volvo FM Electric, cavalo mecânico, com 490 kW (657 cv) de potência e PBTC de 44 toneladas.

Leia também:

Fetranslog 2023: a maior feira de logística do Sul do Brasil

Planejamento antes de tudo

O cliente é uma empresa familiar com sede em Bietigheim, Baden-Württemberg, que se tornou a primeira na Alemanha a receber o cavalo mecânico Mercedes-Benz eActros 300, marcando um passo significativo em direção à eletrificação da logística e transporte de mercadorias.

O modelo e-truck produzido em série foi entregue pelo chefe de vendas de caminhões Mercedes-Benz e FUSO na Alemanha, Ronald Ott, ao sócio-gerente da Logistik Schmitt, Rainer Schmitt.

Inicialmente, o eActros 300 será usado para transportar motores entre a fábrica de logística da Logistik Schmitt em Germersheim e a fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, a uma distância de 25 km, operando em turnos múltiplos.

Produção em série

A série do trator de semirreboque eActros 300 já havia sido apresentada em junho de 2023, quando o primeiro veículo foi entregue à empresa holandesa de logística de alimentos Simon Loos. A produção em série do eActros 300 está prevista para começar no final deste ano.

Para a Logistik Schmitt, a decisão de investir em tratores de semirreboques elétricos não foi tomada sem estudos.

O diretor de vendas de caminhões Mercedes-Benz e FUSO na Alemanha, Ronald Ott, enfatizou a importância da Logistik Schmitt como um parceiro vital nos testes de desenvolvimento do eActros desde 2019. Ele afirmou: “A Logistik Schmitt tem sido um parceiro importante para testar o eActros desde 2019. Desde o primeiro protótipo até o caminhão articulado elétrico, certamente, a Logistik Schmitt apoiou as etapas de desenvolvimento do caminhão elétrico com testes intensivos. Estamos ainda mais satisfeitos que a empresa esteja agora incluindo o eActros permanentemente em sua frota.”

Logistik Schmitt
Primeiro  eActros 300 à Logistik Schmitt, na foto: v.l.t.r. Ronald Ott, chefe de vendas de caminhões Mercedes-Benz e FUSO Alemanha e Rainer Schmitt, sócio-gerente da Logistik Schmitt
Foto; morlock-fotografia/Daimler

O sócio-gerente da Logistik Schmitt, Rainer Schmitt, compartilhou suas impressões sobre o eActros, por certo, pela parceria com a Mercedes-Benz Trucks.

Infraestrutura de carregamento

Além disso, a Logistik Schmitt tem se preparado para a transição do diesel para novas tecnologias, desenvolvendo uma infraestrutura de carregamento adequada em seus locais, o que exige substancial investimento. Estações de carregamento, sobretudo, estão disponíveis nos pontos de descarga da fábrica de Wörth, garantindo a disponibilidade e eficiência dos tratores de semirreboques eActros 300.

O valor do investimento na infraestrutura ainda não foi revelado. Além disso, nem se a fonte de produção de energia é sustentável.

Características técnicas

O eActros 300, por fim, compartilha tecnologia com o eActros 300/400 com chassi de plataforma, que já está em produção em série desde 2021. Equipado com três baterias de 112 kWh de capacidade instalada cada, a fim de que o eActros 300 ofereça uma autonomia impressionante de até 220 km com uma única carga de bateria. Além disso, o processo de carregamento de capacidade carregamento é de até 160 kW (215 cv). Essa característica permite, ademias, que as baterias atinjam de 20 a 80% de carga em pouco mais de uma hora. Desde que em uma estação de carregamento rápido DC padrão com corrente de carregamento de 400 A.

Marcos Villela | LinkedIn

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui