quinta-feira, novembro 21, 2024

FIAT SCUDO: O FURGÃO INTERMEDIÁRIO PARA CARGAS

O Fiat Scudo é intermediário entre o Fiat Fiorino e Fiat Ducato, por isso, bastante versátil para na logística urbana, principalmente, por sua altura menor do que o irmão maior e sua capacidade de carga superior ao relação ao irmão menor. No Brasil, o furgão é oferecido em suas versões: com motor 1.5 turbodiesel de 120 cv e torque de 300 Nm, e a elétrica chamada de e-Scudo.

O modelo é baseado nos franceses Peugeot Jumpy e Citroën Expert, que fazem parte do grupo Stellantis, ao qual a Fiat também pertence.

A versão do Scudo avaliada foi a diesel customizada para o transporte de produtos refrigerados. O modelo se destaca pelo seu design moderno e funcional, que oferece conforto e praticidade para quem trabalha com transporte de cargas ou passageiros.

Compartimento de carga

O furgão tem 5,30 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 1,93 m de altura, medidas que facilitam a entrada em estacionamentos com altura máxima de 2,10 metros. O compartimento de carga tem capacidade para 1,5 toneladas e 6,1 metros cúbicos de volume, além de contar com oito ganchos de amarração e proteções laterais.

Em avaliação pelo Frota News, a versão transformada do Fiat Scudo em veículo refrigerado não teve dificuldade para entrar no segundo subsolo de um estacionamento em São Paulo, mesmo com o equipamento de refrigeração sobre o teto.

O Fiat Scudo é construído sob a plataforma EMP2. O modelo mostrou seguro como bom automóvel, muito eficiente no trânsito pesado de São Paulo, tornando o prático para as entregas urbanas para até 6,1 m³ de carga. A dirigibilidade também lembra de um automóvel.

Fiat Scudo

Equipamentos

Por enquanto só a opção de câmbio de 6 velocidades. A capacidade do tanque é de 69 litros e o modelo tem autonomia média de 800 km. Conforme a legislação vigente, conta com tanquinho para o reagente Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.

O Scudo também se sobressai pela sua tecnologia e segurança, que incluem itens como ar-condicionado, direção eletro-hidráulica e piloto automático com limitador de velocidade. Para o entretenimento, há rádio com AM/FM, USB e Bluetooth, faróis de neblina dianteiros, ESP – controle de estabilidade, assistente de subida em rampa (Hill Holder), airbags para motorista e passageiro, luz diurna de segurança (DRL), indicador de fadiga “Coffee Cup Alert”, sistema Stop & Start e indicador de abastecimento de uréia (AdBlue).

Fiat Scudo

Ficha técnica

  •  Motor: 1.5 turbodiesel de 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injeção direta, turbocompressor e sistema de conversão catalítica com AdBlue²³
  •  Potência: 120 cv a 3.750 rpm
  •  Torque: 30,6 kgfm a 1.750 rpm
  •  Câmbio: manual de 6 marchas
  •  Tração: dianteira
  •  Direção: eletro-hidráulica
  •  Suspensão: dianteira — tipo McPherson e traseira independente com braços inferiores triangulares, ambas com barra estabilizadora e molas helicoidais²
  •  Freios: a disco nas quatro rodas, com ABS e ESP
  •  Rodas: aro 19″ de aço com pneus 215/65 R16
  •  Dimensões: comprimento de 5,30 m, largura de 1,92 m, altura de 1,93 m e entre-eixos de 3,28 m
  •  Peso: 1.725 kg em ordem de marcha e capacidade de carga de 1.500 kg
  •  Tanque: 69 litros
  •  Compartimento de carga: volume de 6,1 m³. Comprimento de 2,86 m, largura de 1,64 m (ou 1,26 m entre as caixas de roda) e altura de 1,40 m²
  •  Portas de carga: largura do acesso traseiro de 1,28 m e altura de 1,22 m. Largura do acesso lateral de 0,94 m e altura de 1,24 m²
  •  Desempenho: velocidade máxima de 160 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 12,5 s
  •  Consumo: cidade de 12,4 km/l e estrada de 11,9 km/l – segundo o INMETRO.
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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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