sábado, dezembro 21, 2024

COMO A DAIMLER TRUCK, DONA DA MERCEDES-BENZ E OUTRAS MARCAS, QUER ESTAR ATÉ 2030

O Grupo Daimler Truck, dono de marcas como a Mercedes-Benz, recentemente, realizou uma reunião com os envolvidos no negócio de fabricação e vendas de caminhões e ônibus no mundo. O objetivo foi anunciar o que querem até 2030 em termos de vendas, retorno de investimento e foco das tecnologias dos veículos. O relatório das metas é longo, mas resumimos para o leitor os principais pontos sobre os objetivos do grupo.

  • Recompra de ações
  • Retorno de 12% sobre as vendas com € 2 bilhões (equivalente a R$ 10,6 bilhões)
  • Crescimento da receita entre 40-60%
  • Lançamento de caminhões autônomos para gerar receita de € 3 bilhões (R$ 15,9 bilhões)
  • Foco em quatro plataformas globais: bateria, hidrogênio, diesel e software
  • Lançamento de motores a combustão movido a hidrogênio

Além da Mercedes-Benz Trucks e Buses, o Grupo Daimler Truck possui as marcas Freightliner Trucks, Western Star Trucks, FUSO Trucks e Buses, BharatBenz Trucks e Buses, RIZON Trucks, Thomas Built Buses e Setra (de ônibus completo).

Nos siga no LinkedIn!

2023 —> 2025 —> 2030

“A Daimler Truck está indo muito bem. Estamos aumentando nossa orientação para 2023. Estamos firmemente no caminho para cumprir nossas ambições para 2025. E estamos prontos para levar a Daimler Truck para o próximo nível até 2030 – visando um retorno ajustado acima de 12% sobre as vendas para o negócio industrial em condições de sol. Estamos iniciando um programa de recompra de ações de até dois bilhões de euros em um período de até dois anos para garantir que nossos acionistas se beneficiem totalmente de nosso desenvolvimento bem-sucedido”, diz Martin Daum, presidente do conselho de administração da Daimler Truck.

“Olhando além de 2025, vemos várias oportunidades de crescimento em nosso setor e estamos totalmente equipados para explorar essas oportunidades. Isso deve se traduzir em um aumento de 40-60% nas receitas entre 2025 e 2030 e um retorno ajustado acima de 12% nas vendas para o Negócio Industrial em condições de favorável. Ao mesmo tempo, estaremos incansavelmente focados na disciplina de custos e na alocação inteligente de capital”, diz Jochen Goetz, membro do Conselho de Administração e CFO da Daimler Truck.

Daimler Truck

A Daimler Truck tem a clara ambição de liderar a transformação em direção ao transporte sustentável. Portanto, o foco da empresa está em dois campos de tecnologia que fornecem a maior diferenciação para os clientes e as maiores economias de escala. Afinal, o power to drive, que compreende o sistema de propulsão, e inteligência para dirigir, com foco em eletrônica e software.

Addiante amplia frota com caminhões Mercedes-Benz Actros para locação

Fontes de energia

Para poder dirigir, a Daimler Truck visa oferecer o melhor custo total de propriedade, independentemente da fonte de energia, seja diesel, bateria ou hidrogênio. Além disso, para a inteligência conduzir, a Daimler Truck visa diferenciar-se com recursos de software, implementados rapidamente, com alta qualidade e feitos sob medida para os casos de uso do cliente. Então, ambos os campos de tecnologia são projetados como plataformas globais visando comunicabilidade máxima para escalá-los em todo o portfólio da empresa – em todas as marcas e regiões. Decerto, as plataformas também permitem alavancar escalas além da Daimler Truck.

Para um futuro, a empresa acredita apenas na combinação de sistemas a hidrogênio e bateria permitirá as tarefas de transporte sustentável e econômica.

Quando se trata de tecnologia de baterias, a Daimler Truck está usando uma abordagem rápida para o mercado. Dessa forma, ela já possui uma plataforma de caminhão para produção de alto volume à medida que a penetração de veículos elétricos a bateria (BEV) aumenta.

Motor a combustão por hidrogênio

Daimler Truck

Para o hidrogênio, a Daimler Truck planeja entrar na produção em série dos primeiros veículos movidos a célula de combustível. Assim, a meta é a segunda metade desta década, movidos pelos agregados da cellcentric, sua joint venture com o Grupo Volvo. Certamente, como uma potencial tecnologia complementar de baixo carbono, a Daimler Truck está considerando o motor de combustão de hidrogênio. Ademais, se as condições da estrutura regulatória correspondente forem definidas, a empresa pode construir plataformas de motores a diesel existentes e fornecer essa tecnologia rapidamente.

Por fim, já a partir de 2024, a Daimler Truck planeja lançar vários recursos de software de nível superior. Entre eles, funcionalidades de segurança ativa aprimoradas, conectividade de nível superior para acesso aos dados do proprietário da frota, manutenção preditiva e atualizações avançadas pelo ar.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui