sexta-feira, novembro 22, 2024

A DB SCHENKER AMPLIA ADOÇÃO DE ELÉTRICOS E INCLUI BRASIL NO PLANO

Como um dos maiores operadores globais de logística, a DB Schenker avança no seu plano de substituição dos caminhões a diesel por elétricos na última milha. O plano de eletromobilidade da empresa chega ao Brasil.

  • Elétrico Volta Zero de 16 toneladas de PBT em teste para uso em larga escala
  • Aquisição do Scania 25 P
  • Os elétricos adotados Brasil
  • Vídeo curto sobre os 150 anos de história da DB Schenker

Para enfrentar essa questão, a DB Schenker se uniu à Volta Trucks, sediada em Estocolmo, e realizou o maior pedido de caminhões elétricos da Europa.

O Volta Zero totalmente elétrico, com capacidade de 16 toneladas, está atualmente em fase de testes e será utilizado nos terminais europeus da DB Schenker para transportar mercadorias dos centros de distribuição para os centros das cidades e áreas urbanas.

Trata-se de um primeiro veículo projetado especificamente para logística urbana, reduzindo significativamente o impacto ambiental das entregas de carga nos centros urbanos. Projetado desde o início com uma autonomia puramente elétrica de 150 a 200 quilômetros.

Saiba mais:

A segurança também é uma prioridade para a Volta Trucks, e o Volta Zero foi projetado não apenas para ser totalmente elétrico, mas também para ser o veículo comercial mais seguro nas estradas.

Sem um motor de combustão interna, o motorista fica em uma posição central de direção, com uma altura de assento muito mais baixa do que em um caminhão convencional. Essa configuração, combinada com o design da cabine em formato de estufa, oferece ao motorista um campo de visão panorâmico de 220 graus, minimizando os pontos cegos perigosos e protegendo os usuários vulneráveis das vias públicas.

Embora haja ainda muitos desafios a serem superados no caminho para a neutralidade de carbono, a parceria em grande escala com a Volta Trucks permite à DB Schenker acelerar significativamente a eletrificação de sua frota.

Nos siga no LinkedIn!

Semipesado Scania 25 L

A empresa adquiriu quatro caminhões Scania, incluindo dois caminhões totalmente elétricos de 25 toneladas e dois híbridos Scania PHEV, que possuem motores a diesel e elétricos trabalhando em conjunto.

“Já operamos com veículos elétricos em toda a Suécia e sabemos como funciona. Agora estamos dando o próximo passo e investindo na distribuição eletrificada em uma região inteira, para fazer uma diferença real. Além disso, adquirimos um conhecimento valioso sobre operações eletrificadas, tanto em áreas urbanas com muitas paradas e partidas quanto em áreas rurais com distâncias superiores a 300 quilômetros”, diz Viktor Strömblad, vice-presidente da DB Schenker.

“O que a DB Schenker está fazendo em Gotland, com uma solução de transporte livre de combustíveis fósseis. Ela nos ensina muito sobre os desafios e possibilidades que surgem quando um centro de distribuição inteiro é eletrificado. Além disso, no futuro, observamos o mesmo potencial para a frota internacional de caminhões da DB Schenker”, diz Evalena Falck, vice-presidente da Scania Group.

No Brasil

A DB Schenker Brasil está introduzindo quatro caminhões elétricos em suas operações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além disso, essa iniciativa se destaca por promover a igualdade de gênero, designando motoristas mulheres para operar esses veículos.

Diferentemente das soluções na Europa, o caminhão adotado no Brasil é um modelo leve, alto, importado da China e com capacidade de carga útil em torno dos 3.000 kg. A razão disso é a falta, por enquanto, de opções desenvolvidas exclusivamente para a atividade de logística urbana.

Ex-executivos da Marcopolo criaram a startup Arrow Mobility no Brasil, com fábrica em Caxias do Sul (RS). Decerto, ela está desenvolvendo um inovador veículo 100% elétrico tanto para o transporte de carga quanto de passageiros. Assim, ele, substitui somente a plataforma de carregamento do compartimento traseiro. Ou seja, o mesmo veículo pode funcionar como furgão ou van, porém, ainda não há notícias sobre a adoção do modelo por transportadores no país.

Sobre a DB Schenker

“A sustentabilidade é um pilar fundamental para a DB Schenker, no Brasil e no mundo. Estamos orgulhosos de introduzir caminhões elétricos em nossas operações e, especialmente, de ter motoristas mulheres operando esses veículos. Certamente, queremos ser agentes de mudança no setor, impulsionando a transição para uma logística mais sustentável e igualitária”, explica Luís Marques, CEO da DB Schenker Brasil.

Gottfried Schenker fundou a Schenker & Co. em 1872, em Viana, na Áustria. Então, a Deutsche Bahn comprou a transportadora após diversas expansões pelo mundo em 2002, consolidando a operação multimodal em escala global como DB Schenker. Por fim, no Brasil, a empresa conta com filiais em São Paulo, Campinas, no Rio de Janeiro, Curitiba e Itajaí.

Leia também: POR QUE ANUNCIAR NO FROTA NEWS?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui