quinta-feira, janeiro 29, 2026

Emergent Cold moderniza frota com caminhões Euro 6

A transição energética de frotas pode ser realizadas de diversas formas, mesmo que o resultado ainda não seja zero emissão. Uma das formas mais viáveis no momento é a renovação de frotas de tecnologias mais antigas para fase P8 do Proconve (equivalente a Euro 6). É o que está fazendo a Emergent Cold LatAm, operadora logística de alimentos, que acaba de incorporar 16 novos cavalos mecânicos Scania com motores padrão Euro 6.

Desde 1º de janeiro de 2023, todos os caminhões fabricados no Brasil passaram a seguir as regras do Proconve P8, que estabelecem padrões de emissões muito mais rigorosos. Na prática, isso significa uma redução de cerca de 75% nas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), 70% nos gases hidrocarbonetos e 50% no material particulado, em comparação à fase anterior (P7).

Segundo Ricardo Jacob, vice-presidente de Operações da Emergent Cold LatAm, além da preocupação com a modernização da frota, estão investindo na otimização das rotas para garantir que os veículos trafeguem com carga completa na ida e no retorno, reduzindo a quantidade de viagens e, consequentemente, de emissões nas operações de transporte.

Com os novos veículos, a frota da Emergent Cold LatAm no Brasil passa a contar com 190 caminhões.

Sobre a Emergent Cold LatAm:

A Emergent Cold Latin America foi fundada em agosto de 2021 para atender à necessidade de soluções da cadeia de frio no mercado e à crescente demanda de clientes locais e globais. São mais de 100 armazéns de alimentos em 11 países da América Latina. Também estão em execução projetos de construção ou ampliação em diferentes países. Seus principais investidores incluem Lineage, D1 Capital e Stonepeak.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui