A Volvo Trucks lançou o Volvo FL 4×4, uma versão modificada do modelo semipesado da marca, voltada para aplicações em que há necessidade de maior desempenho fora de estrada. As gamas FL e FE da Volvo não europa atuam nos segmentos que o VM atua no Brasil, mas com mais opções de configurações.
Segundo Jan Hjelmgren, chefe de gerenciamento de produtos da Volvo Trucks, há uma tendência de crescimento na procura por caminhões com tração integral. O executivo destaca que a nova configuração foi projetada para atender operações em áreas remotas e em condições adversas.
Leia também:
- Seminário “Educação para Logística 2025”: os temas importantes para o novo profissional
- Caminhões 11 toneladas: Mercedes-Benz Accelo 1117 x VW Delivery 11.180 x Iveco Tector 11-190
Características técnicas
O FL 4×4 recebeu novos eixos dianteiro e traseiro, além de relações de eixo específicas para suportar a tração integral. O conjunto inclui pneus de rodado simples, maior distância ao solo e reforços externos que permitem atuação em setores como construção, serviços de emergência, fornecimento de energia e aplicações de defesa.
O modelo será oferecido em duas configurações de cabine:
– Cabine diurna: capacidade para duas pessoas.
– Cabine dupla: espaço para até seis ocupantes.
Entre os opcionais, estão guincho, barra de proteção, proteção de faróis e reforço adicional na caixa de câmbio, voltados para operações em off-road severo.
O caminhão será equipado com motor diesel Volvo de 8 litros. Os pedidos poderão ser feitos pelos canais de vendas regulares da marca, com início da produção previsto para novembro de 2025.
No Brasil
No mercado brasileiro, as opções de caminhões com tração 4×4 de fábrica são restritas, mas existem alguns modelos voltados para aplicações específicas, principalmente em serviços fora de estrada, construção, mineração, defesa e operações de resgate. Em um passado recente, já tivemos Mercedes-Benz Atego 1726 4×4, Iveco Tector 150E21 4×4
Volkswagen Worker 15.210 4×4 e Agrale Marruá AM 200 4×4 (linha especial).
A maioria dos caminhões vendidos no Brasil é oferecida em versões 4×2, 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4, sendo o 4×4 um nicho específico, sob encomenda ou implementação por outras empresas especializadas. As aplicações típicas incluem corpos de bombeiros, forças armadas, concessionárias de energia elétrica e operações em áreas rurais ou de difícil acesso.
O quase único caminhão 4×4 disponível como produção em produção comercial é o VW Delivery 11.180 4×4.


