Na abertura do Brisbane Truck Show, o prêmio para o vencedor do Caminhão do Ano na Australásia foi entregue. O Brisbane Truck Show é um evento organizado pela Heavy Vehicle Industry Australia (HVIA), a associação nacional que representa e promove os interesses dos fabricantes e fornecedores de veículos pesados e seus componentes. O evento ocorre desde 18 de maio até domingo, 21 de maio de 2023.
O vencedor do prêmio inaugural foi anunciado como o Kenworth K220. O prêmio foi entregue a Damian Smethurst, recentemente nomeado diretor administrativo da Paccar Austrália na abertura da feira de caminhões em Brisbane, Austrália.
“Tenho orgulho de receber o prêmio inaugural de Caminhão do Ano da Australásia em nome da PACCAR Austrália. Este prêmio também pertence aos nossos valiosos clientes que, como resultado da estreita colaboração com nossos planejadores de produtos e equipes de engenharia, representam uma parte tão integral de nossos projetos de desenvolvimento de produtos”, disse Damian. Vale lembrar que a PACCAR está presente no Brasil com a DAF Caminhões e outras marcas nas áreas de peças e bancária.
O IToY
Com base nas regras do Caminhão Internacional do Ano (IToY), o prêmio anual é concedido ao caminhão que introduziu no mercado, no ano passado, contribuição mais significativa para a segurança e eficiência do transporte rodoviário. Esse julgamento se baseia em vários critérios críticos, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, economia de combustível, ‘pegada’ ambiental e custo total de propriedade.
“O Kenworth K220 teve uma grande mudança para a marca Kenworth aqui na Australásia”, disse Tim Giles, editor da revista PowerTorque e presidente de 2023 do júri ToYA.
“A Série K está conosco há muito tempo, evoluindo de tempos em tempos, mas tanto o K200, quanto o K220, passaram por transformações completas no design de um caminhão clássico. Há muitas inovações neste caminhão, muitas para listar aqui, mas a fiação multiplex, a eletrônica sofisticada e o Eaton Endurant XD AMT se destacaram para o júri.”
Os candidatos
Os quatro candidatos ao prêmio tinham fortes reivindicações de serem incluídos, tendo demonstrado sua contribuição aos padrões de segurança e eficiência do transporte rodoviário de mercadorias na Australásia.
Os outros candidatos ao prêmio de ser nomeado Caminhão do Ano na Australásia foram o Fuso Shogun 510, o MAN TG3 e o Iveco S-Way, todos elogiados pelos juízes por elevar o nível de segurança e eficiência para a indústria de caminhões. Tanto na Austrália quanto na Nova Zelândia.
“Criar o prêmio de Caminhão do ano na Australásia nos dá a chance de mostrar ao mundo tudo o que há de bom em caminhões na Austrália”, disse Tim. “O painel de juízes inclui eu e Dave McCoid, editor da Trucking NZ, Charlene Clark, editora da Focus on Transport na África do Sul, sendo membro do júri do International Truck of the Year Innovation Award. “Também há Bob Woodward, que trabalhou na indústria de caminhões durante toda a sua carreira, tanto para Finemores quanto para a Australian Trucking Association e, em seguida, Randolf Kovich Editor de Deals on Wheels na Nova Zelândia.”
O Caminhão do Ano da Australásia será um prêmio anual, alternando entre ser apresentado na Austrália em um ano e na Nova Zelândia no ano seguinte.
Saiba mais sobre o Frota News!