Ao mesmo tempo que a Iveco comemora a venda de 4 mil Iveco S-Way, ela chega ao mesmo número de S-Way conectados ao Iveco On, sistema de gestão de frota. Atualmente, todos os fabricantes de caminhões pesados possuem a sua própria solução de conectividade que vem gerando uma quantidade de dados inimaginável há poucos anos. Os dados, quando bem utilizados, aumentam significativamente a eficiência da frota. No entanto, a ciência de dados exige profissionais especializados em análise de dados, engenheiros de dados e infraestrutura de hardware para isso, como as torres de controle.
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Segundo a Iveco, as 4 mil unidades do modelo S-Way conectadas já percorreram cerca de 264 milhões de quilômetros em 10 países da América Latina, com operações que, em média, transportam 45 toneladas de carga. Com isso, a montadora reforça sua posição de liderança na vanguarda da servitização.
O que é servitização
A servitização é um modelo de negócios em que as empresas adicionam serviços aos seus produtos tradicionais para criar valor adicional e diferenciar-se no mercado. Em vez de vender apenas o produto, a empresa oferece uma solução completa que inclui serviços como manutenção, suporte técnico, treinamento, monitoramento e outros serviços relacionados. Esse modelo permite que as empresas criem relacionamentos mais duradouros com os clientes, aumentem a satisfação do cliente e gerem receitas recorrentes.
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“Com o Iveco On, estamos proporcionando aos nossos clientes a melhor plataforma de conectividade do mercado, permitindo uma gestão de frota simples, eficiente e flexível. Nosso compromisso vai além da venda de veículos. Estamos entregando soluções completas para o segmento de transporte”, destaca Bernardo Brandão, diretor geral de Customer Service da Iveco para a América Latina. Atualmente, a marca conta com mais de 150 mil veículos conectados globalmente.
Com um portfólio de serviços que coloca a conectividade e a eficiência no centro da experiência do cliente, a marca também conta com um Control Room (Sala de Controle) que opera 24 horas por dia, sete dias por semana, em sua fábrica.
Exemplos de dados
Os caminhões Iveco S-Way conectados na plataforma Iveco On fornecem uma ampla gama de dados que ajudam a melhorar a eficiência e a gestão da frota. Alguns dos principais tipos de dados fornecidos incluem:
- Consumo de combustível: Informações detalhadas sobre o consumo de combustível do veículo.
- Estilo de condução: Avaliação do estilo de condução do motorista, incluindo relatórios semanais.
- Emissões de CO₂: Dados sobre as emissões de CO₂ para melhorar a sustentabilidade.
- Segurança na condução: Relatórios de condução segura que ajudam a medir e melhorar a segurança do veículo.
- Monitoramento e assistência remota: Informações importantes sobre o veículo, além de diagnósticos remotos e assistência em caso de imprevistos.
- Desempenho do veículo: Dados sobre a performance do veículo e do motorista, incluindo otimização de rotas e planejamento de atividades diárias.
Esses dados são acessíveis através do Portal do Cliente e do aplicativo Iveco On, proporcionando uma gestão de frota mais eficiente e segura.
Frotas multimarcas
Como, atualmente, é muito difícil um frotistas ser monomarca, a Iveco oferece soluções que integram toda a frota do cliente, independentemente da marca dos veículos, por meio do Nexpro Connect.
A revolução em conectividade fortalece a gestão do frotista no mercado. “A excelência que guia nossa estratégia de serviços e produtos tem sido reconhecida pelo mercado, e estamos muito orgulhosos de sermos a melhor escolha para o cliente. Quem experimenta nossos serviços de conectividade adquire a confiança e a segurança de um ecossistema integrado e altamente eficiente”, afirma Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.