quinta-feira, novembro 21, 2024

Lat.Bus 2024: as novidades para o transporte rodoviário e fretamento

Ontem, apresentamos o que foi apresentado de mais relevante para o transporte urbano de passageiros. Neste artigo, damos continuidade na apresentação das novidades para o transporte rodoviário e fretamento.  

Iveco Bus 

Na Europa, a suspensão pneumática já é praticamente padrão por razões óbvias: conforto e segurança. No Brasil, em ônibus rodoviário e fretamento para média e longa distâncias também já é padrão, mas em ônibus de curta distância e fretamento, a oferta de modelos com esta tecnologia e aceitação dos frotistas vem ocorrendo há poucos anos. Agora, a Iveco Brasil passa a oferecer mais um modelo com suspensão pneumática, o 17-280. 

A solução “Full Air” inclui bolsas de ar (duas na dianteira e quatro na traseira), batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. Proporcionando um nível elevado de conforto para os passageiros, ao mesmo tempo que reduz trepidações e ruídos a bordo. Além disso, há uma integração das tecnologias dos sistemas eletrônicos de segurança com a suspensão a ar, o que não é possível com as metálicas.  

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Além do conforto para os passageiros, o sistema de suspensão pneumática traz benefícios significativos para o motorista e o operador. O condutor do 17-280 desfrutará de maior comodidade e melhor dirigibilidade, resultando em ganhos de produtividade no dia a dia. Para o operador, a manutenção do sistema é facilitada, garantindo mais agilidade na garagem. Como opcional, o modelo oferece o sistema kneeling, que permite o rebaixamento do veículo para facilitar o acesso dos passageiros. 

Para o fretamento urbano e rodoviário de curta e média distância, a Iveco lançou dois modelos da linha Daily Minibus. O 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (PLC) que oferece maior agilidade e rentabilidade. Com motor F1C de 180 cavalos e câmbio manual de seis velocidades, a versão sem PLC elimina a necessidade de manutenção da porta lateral. Proporcionando um corredor livre e acesso pela porta dianteira, o que facilita o embarque e desembarque dos passageiros.   

Além disso, a Iveco apresentou a versão topo de linha Hi-Matic Executive, equipada com a nova transmissão automática ZF-8HP de oito velocidades. Assim, oferece trocas de marchas suaves e rápidas, elevando o padrão de conforto e luxo no segmento de vans de passageiros. Com o motor F1C de 180 cv, a versão Hi-Matic Executive oferece mais força e agilidade. Especialmente em subidas, e está focada em proporcionar melhor performance, segurança, economia operacional e conforto aos motoristas e passageiros. A nova transmissão estará disponível em breve também nas versões de Fretamento e Turismo. 

Volvo Buses 

Em linha com sua visão Zero Acidentes, a Volvo lançou as mais recentes atualizações do Sistema de Segurança Ativa (SSA) para seus ônibus rodoviários, logo após sua estreia na Europa. O SSA, agora mais avançado, inclui novos dispositivos de segurança, a maioria disponível de série nos modelos rodoviários 6×2 e 8×2. “Mantivemos todos os recursos de segurança já consolidados há anos e incorporamos novos dispositivos”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil. 

Entre as principais novidades, destacam-se o Alerta de Ponto Cego Frontal, que rastreia pedestres e objetos à frente do ônibus, e o Assistente de Sinalização de Trânsito, que reconhece e exibe sinais de trânsito no painel. Além disso, o Detector de Fadiga alerta o motorista sobre a perda de foco, enquanto o Alerta de Ponto Cego Lateral monitora ciclistas e motociclistas nas laterais do veículo. Outro aprimoramento é o Monitoramento de Pressão de Pneus, que garante a dirigibilidade e eficiência energética ao notificar o motorista sobre alterações na pressão dos pneus. 

O SSA também mantém tecnologias consagradas, como o Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). Além disso, os novos chassis Volvo 6×2 e 8×2 trazem aprimoramentos como a transmissão Overdrive, que pode reduzir o consumo de combustível em até 5%, e o freio motor Volvo de 510 cv, o mais potente do mercado. “Esses aprimoramentos reforçam nosso compromisso com a segurança e a eficiência no transporte”, conclui Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo. 

Marcopolo  

Na Lat.Bus 2024, a Marcopolo apresentou uma série de novos modelos da linha G8. O Viaggio G8 1050 oferece capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito, com tomadas USB e sistema de ar-condicionado potente.  

O Paradiso G8 1800 DD foi o destaque em tecnologia, funcionando como um showroom móvel para demonstrar as últimas inovações da Marcopolo, como o uso de Inteligência Artificial no sistema de ar-condicionado e câmeras de visão 360 graus. Com capacidade para 50 passageiros, o veículo possui configurações de poltronas que incluem massageadores, monitores individuais e sistemas de áudio e vídeo avançados. Além disso, o ônibus vem equipado com tecnologias de ponta como sensor de estacionamento, câmeras de ré e sistema de monitoramento interno. 

Scania 

A Scania revelou na Lat.Bus 2024 que sua nova geração de ônibus P8/Euro 6 contará, a partir de janeiro de 2025, com um painel digital de 12,3 polegadas e, além disso, com uma nova arquitetura eletrônica de série. Essas inovações visam aumentar significativamente a segurança ativa, oferecendo alertas em tempo real aos motoristas. Segundo Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, o novo painel proporcionará uma experiência de condução mais confortável e intuitiva, com navegação semelhante à de um tablet. 

 A nova arquitetura eletrônica permitirá a integração de avançados sensores de assistência à condução, como alerta de colisão lateral, AEB com detecção de pedestres e sensor de pressão dos pneus (TPM). Além disso, serão incluídos alerta de colisão frontal e uma câmera traseira com alerta de riscos ao engatar a marcha à ré, elevando ainda mais o padrão de segurança para motoristas e passageiros. 

Mercedes-Benz 

A linha de modelos com motor dianteiro da Mercedes-Benz com versões para fretamento e rodoviário de curta distância também foi apresentada com melhorias. O OF 1621, desenvolvido especialmente para o mercado de fretamento contínuo, pode receber carrocerias de até 12,5 metros e configurar até 48 assentos. 

 Além disso, a Mercedes-Benz apresentou a nova caixa de transmissão automatizada MB 90 para o chassi OF 1726 L. Agora sem pedal de embreagem, oferecendo mais conforto e segurança na condução. Essa inovação também está disponível para os modelos OF 1619 e OF 1721, facilitando as trocas de marchas e melhorando a experiência de condução em viagens urbanas e rodoviárias. 

Busscar 

A Busscar, fabricante de carroceria com sede em Joinville (SC), apresentou seu mais novo modelo, o Panorâmico DD. A produção do modelo começará no primeiro trimestre de 2025.  

O Panorâmico DD faz parte da família NB1 e se destaca por inovações como o itinerário eletrônico centralizado entre os para-brisas, faróis auxiliares superiores de longo alcance e uma central elétrica de fácil acesso externo. O design aerodinâmico com linhas fluídas e frente inclinada reforça o conceito de movimento constante do ônibus. Enquanto as lanternas full LED individualizadas garantem manutenção simplificada e econômica. 

 O Panorâmico DD NB1 também oferece benefícios exclusivos para motoristas e passageiros. A cabine, que é considerada a mais ampla do mercado, proporciona, portanto, um maior campo de visão e conforto. Além disso, ela conta com seis saídas de ar-condicionado e uma poltrona ergonômica para o auxiliar. Os salões de passageiros foram redesenhados para maior conforto, com poltronas Leito anatômicas e espaçadas, e um apoio extra de cabeça como opcional. O diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, destaca que o novo modelo foi projetado para atender às necessidades de todos, oferecendo qualidade, conforto e um excelente custo-benefício, prometendo movimentar o mercado de ônibus rodoviários. 

Irizar 

De origem espanhola, a Irizar em uma das potências europeias em ônibus rodoviário de luxo. O lançamento dela foi o Irizar i6S Efficient. Este novo modelo rodoviário, que foi tropicalizado para as condições de operação da América Latina, promete reduções de até 13% no consumo de combustível e nas emissões de gases poluentes. Além disso, o modelo oferece uma melhoria de 30% no coeficiente aerodinâmico. Essas inovações são resultado de um meticuloso trabalho de engenharia que, além de incluir modificações na parte frontal e no teto, também abrange a curvatura dos vidros dianteiros. Dessa forma, todas essas mudanças visam minimizar a resistência ao ar.

Além das melhorias aerodinâmicas, o modelo vem equipado com câmeras de visão digital, similar à já oferecida pela Marcopolo no Paradiso G8. Esse sistema substitui os tradicionais retrovisores, proporcionando uma visão grande angular em todas as condições climáticas. Dessa forma, a tecnologia melhora significativamente a visibilidade direta e indireta do motorista, reforçando, assim, a segurança ativa do veículo. Além disso, em termos de segurança, o Irizar i6S Efficient conta com estrutura reforçada, o que aprimora a resposta à torção, flexão e impacto frontal.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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