Devido à falta de pneus para os modelos elétricos da BYD, o tema sobre pneus específicos para automóveis elétricos ganhou as redes sociais nos últimos dias. Foram muitas críticas e memes sobre a falta de pneus para os carros da BYD. E para ônibus, que já estão rodando no Brasil com tendência de crescimento?
Primeiramente, a indústria de veículos comerciais tem uma cultura de pós-venda mais profissionalizada do que a de automóveis de passeios. Tanto que a Fiat, como a Renault, contam com suas divisões Fiat Professional e a Renault Profissional para atender um público mais exigente. A Mercedes-Benz Cars & Vans também conta com uma rede dedicada às vans Sprinter.
No caso de pneus, existem as redes para atender veículos comerciais e as de veículos de passeio. Inclusive, marcas como Pirelli e Goodyear para veículos comerciais e de passeio são separadas. Inclusive, no caso da Pirelli, a dona da marca de pneus de veículos comerciais pesados é a Prometeon, que comprou a divisão de pneus Pirelli Industrial em 2017.
Saiba mais sobre gestão de transporte
Curso Presencial: Gestão Estratégica de Transporte – Capacite-se para o Futuro!
No entanto, até podemos imaginar que os fabricantes de pneus estão se preparando para este novo mercado de veículos comerciais elétricos. No momento, ainda há mais dúvidas do que respostas.
A Fate, um fabricante de pneus na Argentina e com presença no Brasil por meio da Fate Pneus do Brasil, explica como está sendo o desenvolvimento de pneus para caminhões e ônibus.
Antes, esclareceremos o que já se sabe sobre as diferenças entre pneus dos carros elétricos e convencionais.
- Peso e composição: Os pneus dos carros elétricos são mais pesados do que os pneus dos veículos a combustão. Isso ocorre porque eles possuem mais massa e mais componentes para reduzir o ruído quando em contato com o solo. Além disso, a composição dos pneus elétricos é diferente. Eles podem incluir espuma de poliuretano de célula aberta para redução de ruídos.
- Resposta e estabilidade: Devido ao maior peso dos carros elétricos, os pneus são projetados para oferecer maior resposta em termos de aceleração, frenagem e precisão na direção. Essa resposta rápida é importante para garantir a segurança e a estabilidade do veículo.
- Transmissão de Potência: Os veículos elétricos têm uma forma diferente de transmitir a potência do motor às rodas. Eles possuem uma eficiência de 90% na distribuição da potência e do torque para as rodas, influenciando o design dos pneus. Vale lembrar, que 100% do torque do motor elétrico é transmitido para os pneus a partir da primeira rotação.
A Fate apresentou um novo conceito de pneu para veículos pesados elétricos. O pneu conceito SU-ELECTRIC, projetado para unidades de transporte urbano com propulsão 100% elétrica, é a plataforma de desenvolvimento de pneus para a mobilidade elétrica. Este pneu está sendo utilizado em testes de ônibus elétrico da Agrale. Eles estão trabalhando em conjunto para obter informações sobre o desempenho da montagem e assim poder dar continuidade à evolução deste pneu em desenvolvimento.
Esta apresentação dá origem a um spin off da atual linha de transporte Fate que será identificada como FATECARGO ZE e representa pneus de transporte desenvolvidos para mobilidade elétrica pesada.
Adicionam o nome ZE à já conhecida linha FATECARGO, que faz referência ao deus grego Zeus, portador do raio, e distingue os pneus para unidades elétricas do restante da linha FATECARGO.
Características do pneu conceito SU-ELECTRIC
Na primeira fase, desenharam o pneu conceito SU-ELECTRIC na medida 275/80R22.5, tendo em conta os conceitos orientadores.
Em sustentabilidade, substituíram os compostos especiais de banda de rodagem. Sobretudo, os óleos derivados de hidrocarbonetos, por óleos de origem vegetal.
Juan Manuel Scassi, gerente de Produto e EO, comentou.
“Estamos orgulhosos de apresentar o primeiro pneu para mobilidade elétrica pesada do país. A SU-ELECTRIC é o resultado do trabalho conjunto de diversas áreas da Fate, desde as equipas de Investigação & Desenvolvimento até as equipas da Fábrica. Embora não vamos iniciar a comercialização do SU-ELECTRIC de imediato.”
Este pneu conceitual tem a missão de reunir as virtudes da linha FATECARGO às quais se somam em seu desenvolvimento os requisitos exigidos por unidades de propulsão 100% elétricas. Portanto, com maior resistência à abrasão e altos torques aplicados instantaneamente, além de níveis de emissão de ruído limitados a intervalos específicos.
O desenho da banda de rodagem para uso urbano e a maior profundidade da banda de rodagem são outras características deste pneu-conceito. Também, por fim, estão sendo feitos trabalhos para atingir níveis ideais de resistência ao rolamento para auxiliar na autonomia das baterias.
I am lucky that I found this website, just the right info that I was searching for! .