A Scania está ampliando sua linha de caminhões elétricos a bateria (BEV), com a introdução de novas máquinas elétricas, configurações de eixo e cabina, além de uma diversidade de soluções de tomada de força. Dentre as novidades, destacam-se as baterias com expectativa de duração para toda a vida útil do veículo e a autonomia de até 520 km para caminhões de 29 toneladas. Essas baterias são projetadas para operar com máxima eficiência, beneficiando-se de sistemas de aquecimento e resfriamento avançados.
A oferta da Scania agora transcende os modelos mais comuns de caminhões elétricos, como o importado, a pedido da PepsiCo Brasil, pela Scania Brasil, um semipesado P25, que está em teste na frota da fabricante de alimentos em Itu–SP. O novo modelo apresenta um autonomia de 520 km, quebrando a barreira dos 500 km. Lógico que esta autonomia depende de muitos fatores, principalmente, do treinamento do condutor.
Leia mais a frota PepsiCo
“Com os lançamentos contínuos, estamos adicionando mais valor e opções para os clientes”, afirma Fredrik Allard, vice-presidente sênior e chefe de mobilidade elétrica da Scania. A aceitação do mercado tem sido notável, com um crescente interesse dos clientes evidenciado pelo feedback positivo dos motoristas, que destacam a excelente desempenho e comportamento dos veículos em operações reais.
Entre as inovações, a introdução de um eixo tandem bogie para BEVs possibilita a especificação de caminhões para aplicações exigentes. Entre elas, basculantes e betoneiras, sem comprometer a tração ou a capacidade de carga. Além disso, a Scania apresenta duas versões da máquina elétrica EM C1-2, com 210 kW e 240 kW, ideais para operações de construção e serviços municipais, devido ao equilíbrio entre potência e especificações técnicas.
Curso Presencial: Gestão Estratégica de Transporte – Capacite-se para o Futuro!
Allard também enfatiza a maturidade do mercado de veículos elétricos. Além disso, a importância de uma infraestrutura de carregamento adequada, destacando que a Scania oferece suporte completo na configuração de soluções de carregamento. As soluções de tomada de força eficientes e robustas adicionadas à linha são fundamentais para diversas aplicações, reforçando a versatilidade dos BEVs da Scania.
A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação. Dessa forma, as baterias dos caminhões BEV da Scania destacam-se pela longa duração, a fim de reduzir a baixa pegada de carbono. Ademais, vale lembrar, que depende da origem da produção da energia e os processos de produção das baterias para uma autonomia de 520 km.
Com uma vida útil estimada em 1,3 milhão de quilômetros e uma pegada de carbono reduzida, esses veículos são uma escolha ecologicamente responsável. Por fim, eficientes para o transporte, juntamente, com os caminhões movidos a biometano, biodiesel de segunda geração no uso B100, e HVO.
Nos siga no LinkedIn!