sexta-feira, dezembro 12, 2025

VW Caminhões e Ônibus inicia entregas do e-Volksbus e alcança marco histórico de 1,25 milhão de veículos produzidos

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Entre todos os segmentos candidatos à eletrificação no transporte pesado, o de ônibus urbanos é hoje o único realmente promissor no Brasil — e a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) começa a atuar de forma mais efetiva. Única marca com caminhões elétricos 100% desenvolvidos e fabricados no país, a empresa avança também no segmento de ônibus, onde figura como mais uma montadora brasileira a entrar nesse mercado, após a Marcopolo (Attivi Integral). O cenário nacional ainda conta com a Eletra, também totalmente nacional, e com a Mercedes-Benz eO500U, cuja bateria é produzida em Piracicaba pela BorgWarner. As outras marcas dependem fortemente de importação e da logística internacional — um gargalo que o setor ainda tenta superar.

É nesse contexto que a VWCO inicia as primeiras entregas do e-Volksbus 22L, seu modelo elétrico para o transporte urbano. A estreia ocorre em São Paulo e, na sequência, se estende para outras cidades, entre elas Resende, onde fica a fábrica da companhia.

A notícia foi divulgada pelo presidente e CEO da vWCO, Roberto Cortes, ao Frota News em recente encontro com os jornalistas especializados em transporte. Na ocasião, o executivo também anunciou a marca acaba de atingir 1.250.000 veículos produzidos em sua história, tendo como símbolo desse marco justamente um chassi e-Volksbus 22L saindo da linha de montagem.

Esse é um grande marco na nossa indústria e evidencia o compromisso da Volkswagen Caminhões e Ônibus com o país e com nossa política ESG”, afirmou Roberto Cortes, destacando que o momento antecede as celebrações dos 45 anos da montadora e os 30 anos da planta fluminense.

O lote inaugural do e-Volksbus totaliza 100 unidades. As primeiras entregas foram destinadas à Transpass, que adquiriu 50 veículos, enquanto o restante começa a ser distribuído a outros operadores a partir de janeiro de 2026. Em Resende, a prefeitura receberá nesta semana seu primeiro exemplar, que será operado pela Viação Princesinha do Vale. O volume de pedidos reflete um período de testes bem-sucedido: desde maio, o modelo circula em avaliação na capital paulista, sempre em condições reais de operação, demonstrando eficiência e confiabilidade.

Para apoiar a adoção da tecnologia, a VWCO estruturou um programa de suporte técnico completo. Equipes especializadas orientaram operadores sobre condução, melhores práticas de operação e atividades de manutenção que podem ser realizadas nas próprias garagens. No pós-vendas, a estratégia é ainda mais abrangente: concessionárias preparadas, estoque dedicado de peças e monitoramento contínuo via telemetria. “Estamos estabelecendo uma nova referência de atendimento no mercado”, destaca a companhia, que também acompanha a implementação dos planos de recarga dos clientes.

Características técnicas

O e-Volksbus 22L foi projetado para transportar até 82 passageiros e receber carrocerias urbanas de até 13,2 metros. Com autonomia de 250 km, utiliza 12 packs de baterias — mesma configuração dos caminhões e-Delivery — já validada em operações severas. A acessibilidade é um dos destaques, graças ao conceito low entry, piso baixo e sistemas de ajoelhamento e elevação que agilizam o embarque. Para o conforto dos passageiros, o ar-condicionado inteligente opera de forma integrada ao sistema eletrônico do chassi, equilibrando desempenho térmico e eficiência energética.

O modelo pode ser encarroçado com a carroceria Marcopolo Attivi ou Caio. Enquanto as informações da Caio não chegam, saiba um pouco mais do modelo Attivi. O design da carroceria Marcopolo Attivi é otimizado para a eletromobilidade urbana, apresentando uma estrutura robusta e design moderno com vidros colados para melhor estética e vedação, e um conjunto de iluminação totalmente em LED. Focado em ser um modelo Low Entry (Piso Baixo), possui rampas e permite sistema de ajoelhamento (kneeling) para garantir alta acessibilidade a todos os passageiros. Embora o modelo integral (12,95 m) atinja um PBT de 20.600 kg, a carroceria é projetada para acomodar até 90 passageiros e está preparada para receber o peso e a distribuição das baterias de diferentes fornecedores de chassis elétricos.

Emplacamento de pesados elétricos

Os números de emplacamentos de caminhões e ônibus elétricos no Brasil seguem em trajetória de crescimento puxada pelo ônibus urbano, embora ainda representem uma fatia pequena do mercado de pesados. Em 2024, foram licenciadas 845 unidades elétricas, frente a 1.021 nos 11 primeiros meses de 2025 — um avanço de 20,7%. O salto é impulsionado principalmente pela entrada de novos modelos, como o e-Volksbus 22L, e pela ampliação de operações-piloto em grandes centros urbanos.

Mesmo com esse crescimento, a participação dos elétricos no total de pesados permanece baixa: 0,6% em 2024 e 0,8% em 2025. O mercado continua amplamente dominado pelo diesel, que responde por mais de 98% dos licenciamentos em 2025. Já o gás natural, apesar de avanços, segue com representatividade inferior a 1%.

Os meses de maior volume em 2025 foram julho (200 unidades) e abril (127 unidades), indicando que projetos estruturados de mobilidade elétrica — muitos deles voltados a frotas urbanas — começam a ganhar escala. Ainda assim, o ritmo de adoção reforça que a eletrificação dos pesados no Brasil avança de forma gradual, concentrada em nichos específicos, sobretudo o transporte urbano de passageiros, único segmento hoje considerado realmente promissor.

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Filipi Goschrman
Filipi Goschrmanhttps://www.frotanews.com.br
Filipi Goschrman é um profissional com ampla experiência em inteligência de mercado, tendência, comportamento e negócios. Há 10 anos, se dedica a analisar e entender o mercado e os consumidores. Responsável pelo planejamento comercial do Frota News, atua também como diretor executivo do Guia de Turismo de São Paulo, uma plataforma de serviços e soluções para o turismo na cidade de São Paulo.
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