A Mack Trucks, subsidiária norte-americana do Volvo Group, acaba de lançar o Mack Pioneer, seu caminhão rodoviário mais aerodinâmico e centrado no motorista até hoje. Sempre quando ocorrem as inovações em cabine de caminhão, nós brasileiros, nos perguntamos: por que não podemos ter cabines tão modernas e espaçosas no Brasil. A resposta a esta pergunta pode encontrar no seguinte artigo que publicamos na Frota News:
O porquê dos caminhões brasileiros serem como os europeus e não como os norte-americanos
Agora, vamos conhecer as inovações desta nova geração de caminhões Mack, pois, tendo a Volvo como “genitora”, não podemos ter o mesmo espaço interno no Volvo FH, mas muitas tecnologias e inovações, quem sabe, vemos em um futuro nos nossos Volvo brasileiro.
Com um design ousado e recursos inovadores inéditos na indústria, o Pioneer estabelece um novo padrão para a experiência na estrada, sem abrir mão da tradicional robustez que caracteriza a marca.
Projetado para o futuro do transporte, o Mack Pioneer estará disponível nos Estados Unidos e Canadá em várias configurações: cabine diurna, e versões com dormitório curto, médio e longo, incluindo teto alto e médio. A variedade de opções atende às demandas diversas de frotistas e motoristas em diferentes aplicações rodoviárias.
Uma jornada que começou em 2017
O desenvolvimento do Pioneer teve início em 2017, com o objetivo de entregar máximo desempenho e uma experiência excepcional ao condutor. Segundo Stephen Roy, presidente da Mack Trucks, o modelo representa mais do que uma simples inovação:
“O Pioneer não é apenas um novo caminhão. Estamos redefinindo o que um caminhão rodoviário pode ser, levando o transporte para o século 21 com recursos que transformam a rotina dos profissionais que passam, em média, 150 horas por mês ao volante.”
Design icônico com propósito
O design externo do Pioneer foi idealizado por Lukas Yates, designer-chefe da Mack Trucks, que integrou o icônico buldogue da marca diretamente ao capô. A grade frontal, feita com plástico reforçado por fibra de vidro e malha metálica moldada, oferece rigidez com leveza.
Um dos destaques são os faróis com função de descongelamento por ar quente, um recurso padrão inédito na Mack que melhora a visibilidade em climas frios. A solução é mais limpa e eficiente do que os sistemas anteriores, que utilizavam fios embutidos nas lentes.
Interior focado no motorista
O interior do Pioneer foi concebido com base em uma ampla pesquisa com motoristas profissionais, incluindo uma clínica de avaliação neutra na Virginia Tech. Vince Lokers, designer-chefe responsável pelo interior, afirma:
“Cada detalhe foi inspirado nas necessidades reais dos motoristas. Ouvimos nossos concessionários e motoristas para criar soluções que realmente fazem diferença.”
Entre os destaques está o novo sistema de assentos premium da Mack, com estrutura mais larga e alta, além de áreas de apoio para ombros e cabeça expandidas. Os assentos agora têm apoios de braço dos dois lados, um inédito na Mack, e contam com aquecimento, ventilação e sistema de massagem integrado – uma combinação sem igual no mercado.
Outras inovações de conforto incluem partida por botão, alavanca de transmissão mDrive™ reposicionada na coluna de direção, e volante com base reta – o primeiro da indústria, que facilita a entrada e saída do motorista. Há ainda carregamento sem fio em dois pontos da cabine e um layout de botões personalizável.
O Mack Integrated Parking Cooler, uma unidade elétrica de climatização auxiliar opcional, mantém o interior refrigerado durante as noites quentes sem necessidade de manter o motor ligado, promovendo economia e sustentabilidade.
Espaço de vida de última geração
Com cinco configurações de cabine disponíveis (de cabine simples até o dormitório alto de 76″), o Pioneer atende a diversas aplicações. A versão com dormitório de 76″ inclui o FlexSuite, sistema que permite girar o beliche inferior para liberar mais espaço, com área para refeições dobrável e colchão reclinável.
Detalhes premium como maçanetas metálicas e acabamentos em alumínio estão presentes por toda a cabine, elevando a percepção de qualidade e reforçando a durabilidade do projeto.
Segurança e funcionalidade aprimoradas
O Pioneer estreia o Mack Protect, um novo sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System) com tecnologias ativas e passivas de segurança. Bolsas infláveis frontais são item de série, reforçando o compromisso com a proteção do motorista.
Os degraus de acesso à cabine, inspirados no setor de construção, contam com superfície antiderrapante e aberturas para evitar o acúmulo de neve e gelo. Há também barras de apoio internas e um novo extrudado estrutural no painel que auxilia na mobilidade.
O sistema HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) foi redesenhado com saídas de ar montadas nas portas, melhorando o direcionamento do fluxo para ombros e janelas.
Eficiência aerodinâmica de ponta
Cada detalhe externo do Pioneer foi projetado para otimizar o desempenho aerodinâmico. O para-brisa mais inclinado, chassi redesenhado e o sistema de espelhos digitais opcional – que substitui os espelhos laterais por câmeras montadas sobre a cabine – reduzem o arrasto e ampliam a visibilidade, eliminando pontos cegos. Só esse sistema garante até 1% de economia de combustível.
No total, o Pioneer pode alcançar até 11% de melhoria na eficiência de combustível em relação ao modelo anterior equivalente, posicionando-se como líder em economia entre os caminhões rodoviários da América do Norte.
Conectividade e tecnologia embarcada
O Pioneer é o caminhão mais conectado da história da Mack. Com novos recursos de diagnóstico remoto e atualizações de software por conexão remota, ele inaugura também o aplicativo MyMack, que permite aos motoristas verificar o status do veículo e controlar luzes e o sistema de climatização diretamente do smartphone.
O painel reforçado permite fixação segura de dispositivos móveis, com suportes dedicados para ELDs (Electronic Log Devices), suporte para tablets e dois carregadores por indução – um na área de condução e outro no dormitório – mantendo todos os dispositivos carregados sem necessidade de cabos.