terça-feira, julho 15, 2025

Volvo Group surpreende com nova geração de pesada da subsidiária Mack Trucks

A Mack Trucks, subsidiária norte-americana do Volvo Group, acaba de lançar o Mack Pioneer, seu caminhão rodoviário mais aerodinâmico e centrado no motorista até hoje. Sempre quando ocorrem as inovações em cabine de caminhão, nós brasileiros, nos perguntamos: por que não podemos ter cabines tão modernas e espaçosas no Brasil. A resposta a esta pergunta pode encontrar no seguinte artigo que publicamos na Frota News:

O porquê dos caminhões brasileiros serem como os europeus e não como os norte-americanos

Agora, vamos conhecer as inovações desta nova geração de caminhões Mack, pois, tendo a Volvo como “genitora”, não podemos ter o mesmo espaço interno no Volvo FH, mas muitas tecnologias e inovações, quem sabe, vemos em um futuro nos nossos Volvo brasileiro.

Com um design ousado e recursos inovadores inéditos na indústria, o Pioneer estabelece um novo padrão para a experiência na estrada, sem abrir mão da tradicional robustez que caracteriza a marca.

Projetado para o futuro do transporte, o Mack Pioneer estará disponível nos Estados Unidos e Canadá em várias configurações: cabine diurna, e versões com dormitório curto, médio e longo, incluindo teto alto e médio. A variedade de opções atende às demandas diversas de frotistas e motoristas em diferentes aplicações rodoviárias.

Uma jornada que começou em 2017

O desenvolvimento do Pioneer teve início em 2017, com o objetivo de entregar máximo desempenho e uma experiência excepcional ao condutor. Segundo Stephen Roy, presidente da Mack Trucks, o modelo representa mais do que uma simples inovação:

“O Pioneer não é apenas um novo caminhão. Estamos redefinindo o que um caminhão rodoviário pode ser, levando o transporte para o século 21 com recursos que transformam a rotina dos profissionais que passam, em média, 150 horas por mês ao volante.”

Design icônico com propósito

O design externo do Pioneer foi idealizado por Lukas Yates, designer-chefe da Mack Trucks, que integrou o icônico buldogue da marca diretamente ao capô. A grade frontal, feita com plástico reforçado por fibra de vidro e malha metálica moldada, oferece rigidez com leveza.

Um dos destaques são os faróis com função de descongelamento por ar quente, um recurso padrão inédito na Mack que melhora a visibilidade em climas frios. A solução é mais limpa e eficiente do que os sistemas anteriores, que utilizavam fios embutidos nas lentes.

Interior focado no motorista

O interior do Pioneer foi concebido com base em uma ampla pesquisa com motoristas profissionais, incluindo uma clínica de avaliação neutra na Virginia Tech. Vince Lokers, designer-chefe responsável pelo interior, afirma:

“Cada detalhe foi inspirado nas necessidades reais dos motoristas. Ouvimos nossos concessionários e motoristas para criar soluções que realmente fazem diferença.”

Entre os destaques está o novo sistema de assentos premium da Mack, com estrutura mais larga e alta, além de áreas de apoio para ombros e cabeça expandidas. Os assentos agora têm apoios de braço dos dois lados, um inédito na Mack, e contam com aquecimento, ventilação e sistema de massagem integrado – uma combinação sem igual no mercado.

Outras inovações de conforto incluem partida por botão, alavanca de transmissão mDrive™ reposicionada na coluna de direção, e volante com base reta – o primeiro da indústria, que facilita a entrada e saída do motorista. Há ainda carregamento sem fio em dois pontos da cabine e um layout de botões personalizável.

O Mack Integrated Parking Cooler, uma unidade elétrica de climatização auxiliar opcional, mantém o interior refrigerado durante as noites quentes sem necessidade de manter o motor ligado, promovendo economia e sustentabilidade.

Espaço de vida de última geração

Com cinco configurações de cabine disponíveis (de cabine simples até o dormitório alto de 76″), o Pioneer atende a diversas aplicações. A versão com dormitório de 76″ inclui o FlexSuite, sistema que permite girar o beliche inferior para liberar mais espaço, com área para refeições dobrável e colchão reclinável.

Detalhes premium como maçanetas metálicas e acabamentos em alumínio estão presentes por toda a cabine, elevando a percepção de qualidade e reforçando a durabilidade do projeto.

Segurança e funcionalidade aprimoradas

O Pioneer estreia o Mack Protect, um novo sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System) com tecnologias ativas e passivas de segurança. Bolsas infláveis frontais são item de série, reforçando o compromisso com a proteção do motorista.

Os degraus de acesso à cabine, inspirados no setor de construção, contam com superfície antiderrapante e aberturas para evitar o acúmulo de neve e gelo. Há também barras de apoio internas e um novo extrudado estrutural no painel que auxilia na mobilidade.

O sistema HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) foi redesenhado com saídas de ar montadas nas portas, melhorando o direcionamento do fluxo para ombros e janelas.

Eficiência aerodinâmica de ponta

Cada detalhe externo do Pioneer foi projetado para otimizar o desempenho aerodinâmico. O para-brisa mais inclinado, chassi redesenhado e o sistema de espelhos digitais opcional – que substitui os espelhos laterais por câmeras montadas sobre a cabine – reduzem o arrasto e ampliam a visibilidade, eliminando pontos cegos. Só esse sistema garante até 1% de economia de combustível.

No total, o Pioneer pode alcançar até 11% de melhoria na eficiência de combustível em relação ao modelo anterior equivalente, posicionando-se como líder em economia entre os caminhões rodoviários da América do Norte.

Conectividade e tecnologia embarcada

O Pioneer é o caminhão mais conectado da história da Mack. Com novos recursos de diagnóstico remoto e atualizações de software por conexão remota, ele inaugura também o aplicativo MyMack, que permite aos motoristas verificar o status do veículo e controlar luzes e o sistema de climatização diretamente do smartphone.

O painel reforçado permite fixação segura de dispositivos móveis, com suportes dedicados para ELDs (Electronic Log Devices), suporte para tablets e dois carregadores por indução – um na área de condução e outro no dormitório – mantendo todos os dispositivos carregados sem necessidade de cabos.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui