A Volkswagen do Brasil inicia o segundo trimestre de 2025 com atualizações em seu portfólio e lança linha 2026. A montadora alemã apresenta a nova linha 2026 com melhorias em tecnologia, conforto e segurança para quatro de seus principais modelos: Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. O destaque vai para as estreias do T-Cross Extreme, versão topo de linha do SUV mais vendido do país, e do Nivus Sense, que marca o retorno de uma versão de entrada ao portfólio.
T-Cross 2026
O T-Cross tem a versão Extreme como principal novidade. O nome, inclusive, vem carregado de legado, herdado das versões mais equipadas da Amarok V6 e Saveiro.
O novo T-Cross Extreme aposta em um design marcante, com acabamentos em preto piano, detalhes em laranja no para-choque e nas laterais, além do emblema exclusivo da versão. A assinatura luminosa em LED, chamada de light strip, atravessa toda a grade dianteira, conferindo um ar futurista ao modelo. As rodas de 17 polegadas têm design inédito e acabamento escurecido.
Leia também:
Avaliação da VW Amarok V6 explica o aumento de vendas por causa do motor
O Lecar 459 e a vocação brasileira para veículos híbridos a biocombustível
Picapes compactas para trabalho: Fiat Strada vs. VW Saveiro
Na paleta de cores, há cinco opções: Branco Puro e Preto Ninja (sólidas), Cinza Platinum (metálica) e as exclusivas Cinza Ascot com teto preto e Cinza Oliver, esta última oferecida também com pintura fosca — sendo o primeiro veículo produzido em série no Brasil com essa característica.
Internamente, o modelo traz acabamento especial com costuras laranja nos bancos, portas e painel, além de emblemas “Extreme” nos encostos. O sistema digital inclui um painel de instrumentos de 10 polegadas e a nova central multimídia VW Play Connect, que habilita o carro para um ecossistema de conectividade com 15 funcionalidades, como:
- Travamento e destravamento remoto
- Localização em tempo real
- Buzina e pisca-alerta à distância
- Controle de perímetro e horário de uso
- Diagnóstico com mais de 90 alertas de saúde do veículo
Outras versões do T-Cross também foram aprimoradas. A Highline passa a contar com light strip (assinatura luminosa em LED que atravessa a grade dianteira), carregamento por indução com refrigeração, e como opcional, o pacote ADAS atualizado, com Travel Assist (assistente de condução ativa e permanência em faixa). Já a Comfortline ganha chave com acabamento cromado, VW Play Connect e carregamento por indução refrigerado.
Nivus
Outra novidade da linha 2026 é o retorno do Nivus Sense, que volta a ser a versão de entrada do SUV cupê da marca. Com foco em custo-benefício, o modelo traz painel digital de 8 polegadas, central multimídia VW Play de 10”, seis airbags e freio autônomo de emergência (AEB) de série.
As versões Comfortline e Highline do Nivus também foram atualizadas e agora contam com chave cromada e carregamento por indução com refrigeração, atendendo a uma demanda crescente por comodidade e sofisticação no segmento.
Virtus e Polo
No sedã Virtus, as versões Highline e Exclusive receberam assistente ativo de mudança de faixa. A versão Exclusive, topo de linha, vai além: traz novas rodas de liga leve de 18 polegadas e um interior renovado.
Já o Polo se destaca pela oferta mais robusta no modelo de entrada. O Polo Sense automático passa a vir equipado de série com a central VW Play, ampliando o acesso à conectividade mesmo nas versões mais acessíveis.
Transformação digital
Com a nova linha, a Volkswagen deixa claro que seu foco para 2026 é ampliar a experiência digital do cliente e entregar mais segurança ativa e passiva. A introdução do VW Play Connect em quase toda a gama — inclusive nas versões de entrada — reforça essa estratégia.
Com as mudanças, a marca pretende manter sua posição em diversos segmentos e consolidar-se como referência em inovação automotiva no Brasil.
Em vendas diretas, a maior parte para frotistas, as vendas desses modelos tiveram o seguinte resultado em emplacamentos no primeiro trimestre de 2025, segundo a Fenabrave, associação do setor da distribuição de veículos:
